Um dos maiores receios de quem trabalha com o transporte de passageiros via aplicativos é e tornar um motorista banido. Afinal, com um mercado crescente, com acesso a cada vez mais clientes, perder uma boa fonte de rendimentos não é nada desejável — principalmente para quem opta pela carreira em tempo integral.
Quer saber o que fazer pra garantir a qualidade no serviço prestado, obedecendo às regras das plataformas para não correr o risco de sofrer essa penalidade? Continue a leitura! No post de hoje, reunimos algumas dicas simples e práticas com o intuito de ajudá-lo a ser um profissional cada vez melhor. Confira!
O que leva à quebra da parceria entre aplicativo e motorista?
Com cada vez mais gente usando apps de transporte, o mercado pra quem deseja ser — ou já é — motorista de aplicativo cresceu significativamente. São pessoas que apostam nessa atividade como forma de driblar a instabilidade financeira e conquistar a independência.
Tem quem dirija como atividade principal, deixando o emprego formal pra virar autônomo, e quem trabalhe em meio período, aproveitando o carro que fica parado na garagem nos feriados, finais de semana e nas épocas de maior movimento (carnaval, festas de São João, final de ano etc.).
O que a maioria tem em comum? O desejo de prestar um serviço de qualidade para conquistar passageiros e turbinar a renda! Dessa forma, todo mundo sai ganhando.
A questão é que também existem pessoas que, por não terem o perfil ou não saberem lidar com o estresse da profissão, acabam fazendo o que não deveriam, descumprindo as regras da parceria. Nesse contexto, um dos grandes medos de quem trabalha no ramo do transporte é exatamente este: virar um motorista banido.
Mas não precisa achar que isso acontece com facilidade. Na verdade, é muito mais fácil ser um motorista cinco estrelas do que receber uma punição. O bloqueio é apenas uma proteção para o aplicativo e para os passageiros, com o objetivo de garantir a qualidade do serviço.
Na prática, quanto menos profissionais ruins rodando, mais pessoas se sentirão seguras pra usar o aplicativo e, assim, mais passageiros você terá pra atender.
Motorista banido: como evitar?
Como já dissemos, para o profissional dedicado, que faz o que gosta, é mais fácil se destacar por um bom atendimento do que sofrer uma penalidade. Pra que um motorista seja bloqueado, ele precisa quebrar regras. As principais infrações são:
Agressões físicas ou verbais
Bater e xingar são atitudes que não devem fazer parte do repertório de ninguém, dentro ou fora do ambiente de trabalho.
Não se envolva em brigas ou discussões com passageiros ou qualquer outra pessoa, independentemente de estar certo ou errado. Ocorreu algum acidente ou problema? Entre em contato com uma autoridade competente ou mantenha o silêncio e vá embora.
Assédio
Cuidado para não confundir cordialidade com liberdades indevidas no trato com o passageiro durante a corrida. Cliente atraente? Nada de paquerar ou tentar marcar um encontro. Separe vida pessoal e profissional e tenha respeito.
Cobranças indevidas
A plataforma com que você trabalha define os valores. Se houver erro, entre em contato com o atendimento. Nada de exigir do passageiro valores que não foram combinados ou mudar a forma de pagamento durante a corrida.
Falsidade no repasse de informações
Trabalhe apenas com o veículo cadastrado no seu perfil e seja sempre honesto quanto às regras e deveres de cada parte. Quando um motorista mente para o cliente, quebra a confiança e faz com que, não apenas ele, mas toda a plataforma seja desacreditada.
Cancelamento de corridas curtas
Sabemos que há momentos em que negar uma corrida é inevitável. Na 99, inclusive, há ocasiões em que o cancelamento pode ser justificado (sem comprometer sua nota). Mas cuidado pra não transformar a atitude em hábito, escolhendo trabalhar apenas quando for mais vantajoso ou conveniente.
Como oferecer um serviço de qualidade?
Agora que você já sabe o que não fazer, chegou a hora de descobrir em quais atitudes investir pra evitar problemas no trabalho como motorista. A seguir, confira algumas dicas:
Prudência no trânsito
Quem roda constantemente pode adquirir certos hábitos negativos ao volante. Leis existem pra serem seguidas e contribuem pra segurança de todos no trânsito. Pare nos locais permitidos, não ultrapasse quando a sinalização indicar parada, respeite outros motoristas, ciclistas, motociclistas, pedestres e animais.
Se um cliente pedir pra quebrar uma regra, explique porque não é possível (com calma e educação).
Respeito
Especialmente em um país como o Brasil, as pessoas são muito diferentes entre si. Etnia, cor de pele, crença, hábitos e preferências são pessoais, não cabendo ao motorista — a ninguém, na verdade — julgar ou agir de forma preconceituosa.
Vale também lembrar, ainda, que o passageiro não é obrigado a entender sobre leis de trânsito ou direção. Responda às questões e dúvidas que surgirem com clareza e paciência.
Honestidade
Trabalhar com transporte particular de passageiros significa saber lidar com as responsabilidades da atividade. Já parou pra pensar que a segurança e o bem-estar do cliente está nas suas mãos?
Ser correto na prestação de serviços significa obedecer às regras, agir com bom senso e prezar pela transparência no atendimento.
Alguns aplicativos têm, inclusive, funcionalidades que ajudam nesse sentido. A gorjeta, por exemplo, era uma solicitação antiga de muitos parceiros e foi atendida pela 99 há pouco: agora o cliente pode, no fim da corrida, escolher no app se deseja incluir uma gorjeta no pedido — clareza que evita desentendimentos.
Taxa de cancelamento baixa
Cancelar significa deixar um cliente na mão, o que pode gerar muita insatisfação. Manter apenas um mínimo de corridas negadas indica que você é um parceiro confiável, que ajuda o próprio aplicativo a ter um bom resultado.
Se precisar negar um atendimento por um motivo especial, comunique à plataforma, justificando a atitude fora do padrão.
Dessa forma, percebe-se que são atitudes simples e básicas que evitam o bloqueio e a quebra da parceria. Cordialidade, respeito e seriedade sempre fazem a diferença para o profissional que deseja crescer e se destacar.
Uma última dica de ouro é a prática da empatia. Coloque-se no lugar do passageiro e avalie suas ações, percebendo como a gentileza é a melhor opção. Por fim, tenha certeza: o foco em excelência nos atendimentos rende ótimos resultados.
Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como evitar ser um motorista banido. Agora é aplicar as dicas à rotina!
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