]

Será que tenho o perfil ideal para trabalhar como motorista?

Ser motorista de aplicativo ou de táxi é estar constantemente conhecendo pessoas a todo instante, fazer os próprios horários e, definitivamente, nunca cair na rotina. Mas o dia a dia de quem está na rua todos os dias também é corrida, cheia de imprevistos e situações que podem causar algum tipo de estresse. É preciso ter certas habilidades e perfil pra aguentar o tranco.

Mas você sabe o que uma pessoa precisa ter de especial pra levar a vida no trânsito com bem-estar e mantendo o seu sustento e o da sua família? Algumas características são importantes pra quem escolhe essa atividade.

Neste artigo, vamos mostrar os principais pontos que devem ser observados pra saber se você leva jeito pra estar diariamente ao volante. Quer descobrir como ser um bom motorista? Então, aproveite a leitura e siga todas as nossas dicas.

Fina estampa

Hoje em dia, é até raro que alguém exija do motorista que esteja vestido de forma social, com gravata e paletó — a não ser que você trabalhe pra executivos, é claro! Mas uma boa apresentação pessoal é fundamental pra conquistar a credibilidade do seu cliente.

Roupas limpas e arrumadas, assim como cabelos e higiene pessoal devem estar em dia. Fora isso, contam aqui a cordialidade, a gentileza e o uso de uma linguagem apropriada, sem muitas gírias. Melhor, mesmo, é falar somente o necessário e com educação.

Pontualidade

Não dá pra escolher a profissão de motorista se você não tiver o relógio como um dos seus melhores amigos. Afinal, quem opta por um motorista particular exige pontualidade e praticidade.

Nesse caso, melhor que chegar no horário é estar no local combinado antes da hora marcada. Assim você vai, certamente, impressionar o seu passageiro.

Respeito à privacidade

Existem vários tipos de passageiros. Tem aquele casal que conversa sobre a vida discretamente, mas tem aquela galera que não poupa detalhes em alto e bom som sobre como foi a noite. 

É comum aproveitarem a viagem para colocar a conversa em dia e como motorista basta apenas ouvir. Tentar entrar no assunto pode ser arriscado e causar constrangimento. A não ser que os passageiros se sintam muito à vontade e deem abertura.

Direção defensiva

Respeito às leis e sinalização de trânsito parece óbvio entre as qualidades que buscamos no perfil de motorista, certo? Mas, na hora de dirigir, muitas vezes acabamos deixando de lado algumas regras — seja por pressa ou por distração.

Mas, principalmente se você trabalhar usando um aplicativo pra motoristas, é fundamental seguir as regras básicas da direção defensiva. Assim você evita uma avaliação negativa no seu perfil.

Tranquilidade

Como dissemos anteriormente, o trânsito é cheio de situações que podem causar estresse e tirar qualquer um do sério. Mas, se você quer ser um bom motorista, deve manter a calma e saber lidar com as adversidades.

Isso significa que você não pode ter uma postura que envolva discussões, brigas de trânsito, uso desnecessário da buzina ou gestos inadequados. Mesmo se o motorista à sua frente estiver sendo imprudente, use a tranquilidade como arma de sobrevivência no trânsito.

Honestidade

Essa é uma característica que serve pra qualquer pessoa em todas as profissões, não é mesmo? E, cada dia mais, ela é apreciada e comemorada pelas pessoas.

Portanto, se tiver alguma situação embaraçosa com o passageiro, como um troco a menos ou o contrário — se ele der dinheiro a mais — não se esqueça de avisar, pedir desculpas, devolver o valor e manter a cordialidade.

Resiliência

Essa é outra característica muito importante pra saber se você tem perfil de motorista. Imagine uma situação: você traça uma rota pra buscar um passageiro, mas no meio do caminho percebe que há uma interdição.

Você deve estar preparado pra fazer mudanças, sem que isso atrapalhe a sua rotina já estabelecida.

Autonomia

Trabalhar por conta própria, sem ter um patrão pra estabelecer as regras, dar ordens ou ditar quais serão as tarefas do dia parece sempre muito bom. Mas é preciso saber fazer isso. Ter autonomia é ter independência e liberdade para tomar as próprias decisões.

Mas também é preciso responsabilidade: afinal, é você quem vai decidir como será a sua rotina de trabalho. 

Gerenciamento financeiro

Quando passamos a trabalhar para nós mesmos, o valor que vamos ganhar depende unicamente da nossa capacidade de organizar a rotina e planejar a nossa vida financeira.

Conhecimento do carro

O carro é o maior parceiro nessa vida de quem opta por trabalhar no trânsito. Ter um conhecimento básico do veículo que você vai pilotar por horas, durante todos os dias, é fundamental para evitar problemas graves, que possam tirar seus ganhos diários com idas desnecessárias ao mecânico.

Além disso, vale sempre lembrar que, usando o carro diariamente, o desgaste das peças e do motor pode ser maior. Por isso, não deixe de fazer as revisões periódicas recomendadas pelo fabricante. E fique atento a cada barulho ou comportamento estranho do seu veículo pra não deixar que manutenções simples acabem se tornando consertos caros mais tarde.

Nem sempre essas características que apontamos estão reunidas em uma única pessoa. Mas essas são habilidades que podem ser treinadas para que você se encaixe no perfil de motorista e consiga aumentar seus ganhos.

Se você tem perfil de motorista e já trabalha com isso, veja essas 9 frases essenciais ao pegar um passageiro e garantir o melhor atendimento. 

Seja um Motorista
Compartilhe nas redes sociais:
Blog Comments

gostei muito das tigas foram boas e vou sigue todos os passos muito obrigado.

É uma satisfação ser motorista da 99

Todas as dicas são bem vindasv

Deixe um comentário