VIDA DE MOTORISTA
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Como oferecer o melhor atendimento ao passageiro de aplicativo?

Em qualquer tipo de trabalho, é preciso empenho e dedicação para se tornar destaque no que faz. Em um emprego formal, é assim que pode pintar uma promoção ou uma indicação para uma vaga melhor em outra empresa. 

Já no caso de quem trabalha como autônomo, uma ótima qualidade no atendimento ao cliente é a forma de conseguir cada vez mais fidelidade..

E, em se tratando de aplicativos de mobilidade, eles não são exceção. Se quiser aumentar ganhos, você precisa ser um motorista 5 estrelas — literalmente! Quanto melhor for a sua avaliação com os passageiros, mais corridas vai pegar. 

No final do mês, isso se reflete de maneira direta nos resultados financeiros.

Se você está a fim de seguir o caminho do serviço de qualidade no atendimento, se liga nos sete passos para se tornar um motorista modelo e conquistar o sucesso nessa atividade!

Praticar  a qualidade no atendimento

Nunca é demais reforçar a importância da qualidade no atendimento. O passageiro é seu cliente e a opinião dele é essencial para que você atinja suas metas como motorista. 

Por isso, não se esqueça de oferecer uma experiência agradável a ele! Existem várias formas de melhorar a qualidade no atendimento. A maioria é bem simples:

Além disso, tome cuidado para não exagerar na dose. Não tente agir como se o passageiro fosse um amigo de infância, fazendo perguntas pessoais ou piadas polêmicas. 

Esse é o típico exemplo da boa intenção que traz má impressão e, consequentemente, péssimos resultados, perdendo, consideravelmente, a qualidade no atendimento.

Ser eficiente

Para um motorista 5 estrelas, ser eficiente significa combinar agilidade e preço. Em outras palavras, na visão do passageiro, o que ele busca ,normalmente, é chegar ao destino depressa, em segurança e sem gastar muito.

De que forma você pode se tornar mais eficiente? Bom, logo de cara, é possível contar com a ajuda de aplicativos como o famoso Waze. 

Com o tempo, você também vai entender cada vez melhor o trânsito nas regiões em que costuma dirigir. Então, não vai ser difícil identificar a rota ideal para cada cliente.

O importante é que você nunca tente levar vantagem em cima dos passageiros, fazendo caminhos longos ou congestionados para ganhar mais na corrida. Você até pode se dar bem uma vez, mas vai acabar se prejudicado pelas avaliações negativas e baixa qualidade no atendimento e serviço.

Dirigir com segurança


Oferecer qualidade no atendimento ao cliente não é uma tarefa difícil, para isso basta dirigir com segurança e oferecer o melhor tratamento possível, mas sem exageros. Com algumas boas dicas, você consegue fidelizar facilmente um cliente.

Sim, eficiência é importante — mas ela não adianta nada sem segurança! Antes de qualquer coisa, lembre-se de que o motorista é responsável por duas vidas: a sua própria e a do passageiro. 

Você sabe como um motorista 5 estrelas aplica a direção segura?

Bom, em primeiro lugar, ele conhece as infrações de trânsito e fica atento para não cometer nenhuma delas. Além disso, ele também aprende e aplica técnicas de direção defensiva. 

E, para completar, ele sabe que não pode ceder à pressão do cliente apressado que está mais do que atrasado e quer “ir mais rápido”…

Lembre-se de que “não ceder à pressão do cliente” é diferente de ser grosseiro, tome cuidado para não colocar em risco a qualidade no atendimento ao cliente.

Apresentar uma atitude positiva

Não é somente à pressão do cliente que o motorista precisa resistir. Também existe a pressão do próprio trabalho, pois o trânsito é um ambiente estressante. Engarrafamento, poluição, calor, pequenos acidentes… tudo isso acaba com a paciência de qualquer um! 

Quem nunca sentiu aquela vontade de mandar uma bela buzinada?

Pois é, mas esse tipo de comportamento é uma péssima ideia quando a pessoa no banco do passageiro é seu cliente! Lembre-se de que o motorista 5 estrelas é aquele que sabe executar seu trabalho e gosta dele, mesmo nos piores dias.

Ainda bem que existem maneiras simples de manter o estresse sob controle, como:

Manter o carro em boas condições

Priorizar a qualidade no atendimento ao cliente diz respeito também às condições que você o colocará, uma delas é o próprio automóvel. 

Para o motorista, o carro é seu escritório e também sua ferramenta de trabalho. Então, mantê-lo em boas condições é indispensável! Fique atento a três itens que devem estar na sua lista:

Oferecer algo a mais

Quer se destacar e virar um motorista 5 estrelas? Então, ofereça aos seus clientes algo que eles não vão encontrar em outras viagens! E você nem precisa gastar muito ou ter uma ideia genial; são as pequenas coisas que realmente importam. 

Então, que tal abastecer seu carro com:

Também vale a pena investir em acessórios para o carro que tragam mais conforto ao passageiro. É o caso dos encostos de cabeça, apoios de braço ou assentos anatômicos. 

Tudo bem, eles podem ter um precinho salgado, mas fazem toda a diferença para aquele cliente que vai realizar uma viagem longa, além de otimizar a qualidade no atendimento. 

Você pode oferecer esses serviços aos passageiros  que estão próximos a um aeroporto.

Ter consistência

Um erro comum é acreditar que duas ou três corridas feitas com capricho já vão trazer resultados imediatos. Que nada! Assim como em qualquer trabalho, é o desempenho consistente ao longo do tempo que vai garantir a oportunidade de construir uma boa reputação e atingir suas metas. 

Por isso, para ser um verdadeiro motorista 5 estrelas, você precisa:

Se você quer se dar bem trabalhando com apps de transporte, invista em ser um motorista 5 estrelas, oferecendo a melhor qualidade no atendimento ao cliente, porque vale a pena! 

Aliás, muitas pessoas estão deixando seus empregos fixos para dirigir, transformando a atividade em profissão de tempo integral. Não é à toa: as vantagens são muitas.

Quer saber mais sobre qualidade no atendimento ou como motorista de app? Então, confira nossos posts no nosso site

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Comentários (26)
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  • Equipe 99 Boa noite sim seria uma ótima ideia se os veículos viesse de fábrica com tudo isso pois é o incentivo que vocês estão dando para motorista. Não. Da tudo isso para conforto do cliente já que nós motoristas não temos segurança pelo aplicativo não temos nenhum incentivo de água para oferecer para o cliente e a gente trabalha por uma tarifa mínima que praticamente não dá para ganhar por causa do preço da gasolina que tá Alta ou realmente alguém da 99 não paga gasolina para saber quanto agente gasta porque praticamente o lucro da gente é irrisório pelo tamanho do gasto que a gente tem com manutenção do veículo lavagem do veículo e infelizmente O motorista hoje não dá para estar equipando o carro com tudo isso pelo preço irrisório que a gente ganha Seria uma ótima eu gostaria também de andar no carro obter tudo isso mas nós como motorista não temos nenhum incentivo não temos nenhum conforto e segurança p nós motoristas nem mesmo quando samos vítima de assalto não recebemos apoio ''nem conforto de ter um carro para irmos até a delegacia mais próxima p registro ocorrências e votar p casa já que o motorista fica sem 🚗 sem telefone sem dinheiro e eu'' trato bem todos os meus passageiros com respeito e educação eu faço sempre isso essa é minha obrigação,e eu!!

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    • Sandro Cesar

      Fala sério. Se na fosse cômico seria drástico. É tudo muito lindo quando não sai do bolso da 99 . Trabalhamos com carga horária desumana para levar míseros trocados para casa enquanto o App põe o dele limpinho no bolso . Não temos nenhuma segurança e nem apoio nenhum do App. Somos apenas um número e c estamos tomando prejuízo o App não está nem aí. O que vejo no caso da 99 é que os passageiros só chamam por ser mais barato e como tudo que é mais barato tem seus problemas como já vi no bolsão da 99 carros amassados . Com pneus Caracas. Motoristas com sua CNH cassada e etc . Mais como disse a 99 não está nem aí. Quer a parte dela e que se dane o motorista e o passageiro . Falei

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    • Concordo com vc amigo . Com o preço da gasolina que está. Não temos lucros . . Só espero que a 99 . Poça da pra nós motorista um preço acessível nas corridas . Por que somos nós que se expõem em certos lugares inadequados para levar é trazer nossos clientes com segurança . Parceiros da 99. Vamos olhar mais por nós motoristas

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  • Marilze Rabelo

    Gostei das dicas!

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    • Alexandre Silveira

      Prezados,boa tarde!! O Combustivel consome nosso lucro, gosto muito de trabalhar com o aplicativo, mais infelizmente serve apenas para complementar renda nao posso viver somente do aplicatico, enquanto o carro nao quebrar da pra pagar as contas.Gostaria muito q 99,dialogasse com prefeitura para nos insentar do IPVA e multas bobas..ja ajudaria

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  • Antonio

    Sim temos que cuidar bem dos passageiro po que eles que é nossos patrao

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  • João Batista dos santos

    Gostei das dicas e estou tentando melhorar a cada dia tanto é que fui um dos primeiros a fazer o curso procondutor e a vestoria obrigatória tento tratratar bem os passageiros só que algumas vezes é simplesmente impossível ser muito ágil principalmente se for em ruas esburacadas e quanto ao meu desempenho tenho recebido diversos elogios dos passageiros por dirigir com a máxima segurança só que atualmente eu tenho usado os aplicativos como complemento de renda por exercer outras atividades durante a semana saímos mas aos fins de semana acredito que por isso minha avaliação caíuMas infelizmente alguns passageiros se queixam não de mim mas do aplicativo Dizem que muitas vezes ele não mostra onde o motorista está é o que dizemEu da minha parte as vezes me vejo obrigado a cancelar alguma corridaPor dois motivos :(1)motivo de segurança(2) ao chegar no local do endereço aguardar e não sair ninguém Obs: as vezes algumas pessoas mal intencionadas não colocam um número fixo principalmente a noite colocam de tal número a tal número por que será? É assim dificultam a localização!

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  • helio

    kkk só pode ser piada ... as orientações são boas , entretanto são impraticáveis , esse nível de atendimento só existiria se houvesse uma remuneração adequada, os desesperados que trabalham nessa atividade só o fazem porque estão entre os 14 milhões de desempregados, qualquer análise objetiva constata as discrepâncias na relação entre apps e motoristas, enquanto a crise permanecer haverão pessoas dispostas a comprometer sua segurança e qualidade mínima aceitável de vida para ganhar alguns trocados que em última análise ajuda nesse período de dificuldadedes, assim é o mundo ... empresas vorazes e ambiciosas em detrimento de pessoas necessitadas e desamparadas ...

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  • Ulysses Segundo Logullo Mourao

    Gostei das dicas mas gostaria de acrescentar uma opçao que gostaria que tivesse nos aplicativos.Seria possivel um cliente escolher o motorista?

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  • Flavio Balbino Pimentel

    Boas idéias para um melhor atendimento!

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  • Reginaldo

    Dicas boas que vcs deixaram ai , vou dar umas dicas também, poderiam voltar com as campanhas do multiplica , e as campanhas teria que ser igual pra todos ,o mapa de dinâmico de vocês poderiam melhorar , limitar as chamadas no maximo 5minutos de distância pra buscar o passageiro, avisar aos motorista de quando é pagamento em dinheiro ou em cartão de débito e crédito antes de aceitar a corrida ,por enquanto é só,desde já agradeço...

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  • Jairo Ferreira de Almeida

    Sou parceiro 99 e Uber só uma coisa que vocês pecar que são seu parceiro têm que ter uma análise melhor dos parceiros por tem muito que não vale apena trabalhar como parceiro pessoas com antecedentes criminal pessoas usuária de drogas.

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  • Valmir

    Faco Tudor isso ...Mas porque fico quase o dia todo sem pegar corridas.O que esta acontecendo depois que mudou o aplicativo, nem os incentivos me anima. Para uns os incentivos sao bons... para mim o incentivo foi de r$ 10,00 reais.

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  • Nelson

    Concordo plenamente..já fui assaltado duas vezes e não tive nenhuma ajuda...aliás só me atrapalhou mais ainda por ter q ir em delegacias e forons para fazer reconhecimento e audiências...... ....indignação total........... .......

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  • Fidelização de clientes: por que é responsabilidade do motorista do app? - Vida de Motorista

    […] Esse algo mais é você, o motorista, que tem contato direto com o cliente. É você que pode impactá-lo de maneira mais direta e pessoal, oferecendo um atendimento excelente. […]

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  • José Arnaldo Schmidt

    Gostei muito das dicas estou tentando chegar aí infelizmente você não consegue agradar a todos as notas baixas que tive infelizmente foram certas pessoas querem voltar para o mesmo lugar eu faço o qui foi orientado pela 99 quê é deu finalizar a corrida e a pessoa chamar de novo todos ficaram bravos eles querem que eu voltasse com aplicativo ligado sem cancelar esse é maior motivo para minhas notas

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  • Higino

    Estou junto com vc companheiro motorista .acho que devemos ser educados pontual e dirigir com prudência isso que um passageiro procura balas água etc..São mimos que não temos condições de um motorista pop conseguir manter pois já temos os gasto com carro alugado ou próprio que já é um custo elevado como o companheiro descreveu acima .acho que os aplicativos deveriam abaixar suas taxas ou almentar p os passageiros ..motorista vamos pensar pelo um todos se um ficar nessa ideia de ter que dar esses mimos outros serão prejudicado pelo o fato de não conseguir manter esse padrão Black..seria injusto o motorista manter seu carro limpo ser educado chegar pontualmente fazer tudo certinho e pelo o fato de não oferece água etc..levar nota baixa por causa de alguns q pensa individualmente #melhores taxas melhores mimos🤔

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  • Rosinaldo ferreira

    Na minha opiniao seria muito linda oferecer agua e balinhas p os passageiro mais 30 ou 40% dos passageiros sao uns lixo bebem agua e deixa o copo no chao do carro nao tem coragem de colocar no lixinho do carra , as balinhas cortei e so oferereço se eu ver que o passageiro tem educaçao porque para os 40% lixos que entrao no carro balinha so q nao!!! Motivo o cara entra no carro com sua namorada ou outros amigos e levam todas as balas que estrao no surporte atraz do banco assim que acaba a corrida nao a neuma bala e o copo de agua no chao do carro .na minha opniao nao tem que dar nada para passageiro porque no brasil o povo nao tem educaçao muitos passageiro sao 5 estrelas mais a grade maioria nao vale oque come ie esse que avaliao mal.nosso trabalho .verdade seja dita?

    Responder

  • Rosinaldo ferreira

    Na minha opiniao seria muito lindo oferecer agua e balinhas p os passageiro mais 30% dos passageiros sao uns lixo bebem agua e deixa o copo no chao do carro nao tem coragem de colocar no lixinho do carro , as balinhas so oferereço se eu ver que o passageiro tem educaçao !!! Motivo o cara entra no carro com sua namorada ou outros amigos e levam todas as balas que estrao no surporte atraz do banco assim que acaba a corrida nao a neuma bala para que o prox passageiro desfrutem,na minha opniao nao tem que dar nada para passageiro porque no brasil o povo nao tem educaçao muitos passageiro sao 5 estrelas mais a grade maioria nao faz bom uso do serviso , esse mal passageiros que avaliao mal o nosso trabalho .

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  • Fábio souza

    Gostei

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  • Eduardo mello ozeldi

    Meus passageiros trato como quero ser tratado faço tudo para agradar e fazer o passageiro se sentir bem na viagem 99 nota 10

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  • Paulo Roberto de Oliveira

    Tou tentando fazer tudo certo por parar em lugar proibidofoiesmultado para pegar assageiros

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  • Roberto Fonseca Ribeiro

    Gostei Boas dicas

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  • Fagner Sousa

    Ontem fui surpreendido pelo o app fui suspenso até 2021 só por que informei q um passageiro saiu sem pagar o valor correto q deu no app além de outra pessoa chamar pra ele q já e errado chegando no fim ta corrida o valor foi de 38 reais ele só pagou 25 reais é falou q foi o valor q deu no app da pessoa q chamou pra ele fui relatar para o app e o mesmo me informar q ele não si responsabiliza não quero o resto do valor uma penalidade pro passageiro pra isso não acontece com outros motorista agora vou lá na central ver o q pode ser feito pra eu voltar a rodar si fosse na uber o pessegueiro era excluído do app si ele não pegasse o valor ta corrida ja aconteceu isso uma vez depois de 5 mês na uber e mais de 2mil corridas

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  • Dinilson Gomes dá Silva

    Gostei muito das declarações dos colegas motorista éu procuro fazer o melhor para meus clientes só estou trabalhando na 99 não quero mais outros aplicativos gostei da 99 obrigado

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  • Adrinaelson Oliveira

    Esse aplicativo e de mais gostei muito e avisa quando as corridas são em locais perigosos mais ele só não tem importância acrescentar uma ou mais paradas e tem corridas que o valor sai muito barato pelo km percorridos e pelo valor do combustível mais fora isso hj mesmo excelente aplicativo e recomendo para os meus amigos

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