Como oferecer o melhor atendimento ao passageiro de aplicativo?

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Em qualquer tipo de trabalho, é preciso empenho e dedicação para se tornar destaque no que faz. Em um emprego formal, é assim que pode pintar uma promoção ou uma indicação para uma vaga melhor em outra empresa. 

Já no caso de quem trabalha como autônomo, uma ótima qualidade no atendimento ao cliente é a forma de conseguir cada vez mais fidelidade..

E, em se tratando de aplicativos de mobilidade, eles não são exceção. Se quiser aumentar ganhos, você precisa ser um motorista 5 estrelas — literalmente! Quanto melhor for a sua avaliação com os passageiros, mais corridas vai pegar. 

No final do mês, isso se reflete de maneira direta nos resultados financeiros.

Se você está a fim de seguir o caminho do serviço de qualidade no atendimento, se liga nos sete passos para se tornar um motorista modelo e conquistar o sucesso nessa atividade!

Praticar  a qualidade no atendimento

Nunca é demais reforçar a importância da qualidade no atendimento. O passageiro é seu cliente e a opinião dele é essencial para que você atinja suas metas como motorista. 

Por isso, não se esqueça de oferecer uma experiência agradável a ele! Existem várias formas de melhorar a qualidade no atendimento. A maioria é bem simples:

  • Sorrir sempre;
  • Usar as “palavras mágicas”: bom dia, obrigado, por favor, fique à vontade;
  • Encontrar maneiras de ajudar o passageiro como, por exemplo, parando no local mais fácil para que ele possa subir ou descer do carro;
  • Ajudar os passageiros que têm dificuldades, como pessoas com bagagens, idosos, grávidas ou deficientes;
  • Ajustar as condições do carro — ar-condicionado ligado ou desligado, estação e volume do rádio, janelas abertas ou fechadas — de acordo com a preferência do cliente;
  • Confirmar se o passageiro quer que você siga o caminho proposto pelo Waze ou Google Maps.

Além disso, tome cuidado para não exagerar na dose. Não tente agir como se o passageiro fosse um amigo de infância, fazendo perguntas pessoais ou piadas polêmicas. 

Esse é o típico exemplo da boa intenção que traz má impressão e, consequentemente, péssimos resultados, perdendo, consideravelmente, a qualidade no atendimento.

Ser eficiente

Para um motorista 5 estrelas, ser eficiente significa combinar agilidade e preço. Em outras palavras, na visão do passageiro, o que ele busca ,normalmente, é chegar ao destino depressa, em segurança e sem gastar muito.

De que forma você pode se tornar mais eficiente? Bom, logo de cara, é possível contar com a ajuda de aplicativos como o famoso Waze. 

Com o tempo, você também vai entender cada vez melhor o trânsito nas regiões em que costuma dirigir. Então, não vai ser difícil identificar a rota ideal para cada cliente.

O importante é que você nunca tente levar vantagem em cima dos passageiros, fazendo caminhos longos ou congestionados para ganhar mais na corrida. Você até pode se dar bem uma vez, mas vai acabar se prejudicado pelas avaliações negativas e baixa qualidade no atendimento e serviço.

Dirigir com segurança

Placa de atenção ao semáforo

Oferecer qualidade no atendimento ao cliente não é uma tarefa difícil, para isso basta dirigir com segurança e oferecer o melhor tratamento possível, mas sem exageros. Com algumas boas dicas, você consegue fidelizar facilmente um cliente.

Sim, eficiência é importante — mas ela não adianta nada sem segurança! Antes de qualquer coisa, lembre-se de que o motorista é responsável por duas vidas: a sua própria e a do passageiro. 

Você sabe como um motorista 5 estrelas aplica a direção segura?

Bom, em primeiro lugar, ele conhece as infrações de trânsito e fica atento para não cometer nenhuma delas. Além disso, ele também aprende e aplica técnicas de direção defensiva. 

E, para completar, ele sabe que não pode ceder à pressão do cliente apressado que está mais do que atrasado e quer “ir mais rápido”…

Lembre-se de que “não ceder à pressão do cliente” é diferente de ser grosseiro, tome cuidado para não colocar em risco a qualidade no atendimento ao cliente.

Apresentar uma atitude positiva

Não é somente à pressão do cliente que o motorista precisa resistir. Também existe a pressão do próprio trabalho, pois o trânsito é um ambiente estressante. Engarrafamento, poluição, calor, pequenos acidentes… tudo isso acaba com a paciência de qualquer um! 

Quem nunca sentiu aquela vontade de mandar uma bela buzinada?

Pois é, mas esse tipo de comportamento é uma péssima ideia quando a pessoa no banco do passageiro é seu cliente! Lembre-se de que o motorista 5 estrelas é aquele que sabe executar seu trabalho e gosta dele, mesmo nos piores dias.

Ainda bem que existem maneiras simples de manter o estresse sob controle, como:

  • Ouvir música;
  • Conversar com o passageiro;
  • Controlar a respiração;
  • Desviar sua atenção para a paisagem (se o trânsito estiver totalmente parado, é claro).

Manter o carro em boas condições

Priorizar a qualidade no atendimento ao cliente diz respeito também às condições que você o colocará, uma delas é o próprio automóvel. 

Para o motorista, o carro é seu escritório e também sua ferramenta de trabalho. Então, mantê-lo em boas condições é indispensável! Fique atento a três itens que devem estar na sua lista:

  • Manutenções preventivas, aquelas que você realiza periodicamente, antes que o automóvel comece a dar problemas;
  • Lavagem automotiva, para manter o veículo com uma boa aparência;
  • Organização, para saber tratar o carro como um espaço para atender seus clientes (e não como o seu depósito de tralhas pessoais).

Oferecer algo a mais

Quer se destacar e virar um motorista 5 estrelas? Então, ofereça aos seus clientes algo que eles não vão encontrar em outras viagens! E você nem precisa gastar muito ou ter uma ideia genial; são as pequenas coisas que realmente importam. 

Então, que tal abastecer seu carro com:

  • Garrafinhas de água;
  • Balas;
  • Jornais e revistas recentes;
  • Carregador de celular;
  • DVDs, se você tiver o aparelho instalado.

Também vale a pena investir em acessórios para o carro que tragam mais conforto ao passageiro. É o caso dos encostos de cabeça, apoios de braço ou assentos anatômicos. 

Tudo bem, eles podem ter um precinho salgado, mas fazem toda a diferença para aquele cliente que vai realizar uma viagem longa, além de otimizar a qualidade no atendimento. 

Você pode oferecer esses serviços aos passageiros  que estão próximos a um aeroporto.

Ter consistência

Um erro comum é acreditar que duas ou três corridas feitas com capricho já vão trazer resultados imediatos. Que nada! Assim como em qualquer trabalho, é o desempenho consistente ao longo do tempo que vai garantir a oportunidade de construir uma boa reputação e atingir suas metas. 

Por isso, para ser um verdadeiro motorista 5 estrelas, você precisa:

  • Não começar com expectativas fora da realidade, mas ir crescendo aos poucos;
  • Manter uma atitude vencedora todos os dias, sem desistir depois do primeiro desafio.

Se você quer se dar bem trabalhando com apps de transporte, invista em ser um motorista 5 estrelas, oferecendo a melhor qualidade no atendimento ao cliente, porque vale a pena! 

Aliás, muitas pessoas estão deixando seus empregos fixos para dirigir, transformando a atividade em profissão de tempo integral. Não é à toa: as vantagens são muitas.

Quer saber mais sobre qualidade no atendimento ou como motorista de app? Então, confira nossos posts no nosso site