VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Carro parado? Confira 5 dicas para cuidar e aproveitar seu veículo!

Como diz o ditado: carro parado, oficina no prazo. Tudo bem, o ditado não é exatamente esse, mas será que essa afirmação está totalmente equivocada? Ter um carro parado na garagem, ou com pouco uso, representa um grande gasto, muitas vezes imperceptível para o proprietário.

Se você tem um carro, certamente o comprou porque, em um dado momento, ele servia para um determinado propósito. No entanto, basta uma grande mudança em nossa rotina para que o veículo, que antes parecia ser tão importante, acabe por ser apenas mais uma coisa com a qual temos que nos preocupar em tempo integral.

Portanto, para que seu carro parado não se torne uma nova preocupação, é fundamental que você dê uma olhadinha nele de vez em quando.

Confira, agora, porquê observar seu carro parado pode te ajudar a economizar com manutenções – que costumam ser bastante caras – e como você pode até mesmo criar uma renda extra com ele!

Boa leitura!

Carro parado não precisa ser uma dor de cabeça!

Ter o carro sem uso na garagem pode representar, para muitos, uma forma de economia no fim do mês, tanto com seguro, quanto com combustível e outras questões que um veículo exige atenção.

No entanto, não é tão simples assim. Veja, agora, cinco problemas que podem ser evitados com mais atenção ao carro sem uso!

1 – A água e motor: velhos inimigos do carro parado

A água é uma das maiores inimigas do motor de um carro e também está presente no álcool que, por sua vez, está presente na gasolina. Então, ainda que seja utilizada apenas a gasolina em seu veículo, ela, por conter álcool, já poderá ser potencialmente perigosa para seu automóvel.

Os veículos pouco utilizados acabam por ter a água do combustível mais presente no sistema de escape do carro, o que pode causar complicações com o abafador. 

Essas complicações são causadas pela corrosão dessa parte do carro, fazendo com que buracos possam aparecer no sistema, o que exige sua substituição completa.

Para saber mais, confira nosso conteúdo completo: Vazamento de água no motor: como identificar e resolver?

2 – Pneus descalibrados

Ainda que você esteja com o carro parado e sem uso na garagem, é essencial manter sempre os pneus cheios, uma vez que, com o tempo, eles podem perder o formato original graças ao afrouxamento da cinta metálica que envolve o pneu como um todo.

Se você passa a utilizar esporadicamente um carro que ficou parado por muito tempo, essa deformidade irá resultar naquele famoso pneu quadrado, totalmente disfuncional e inseguro, comprometendo também o balanceamento automotivo.

Para evitar esse tipo de coisa, é essencial calibrar os pneus sempre que possível, preferencialmente a cada vez que o carro for abastecido. 

3 – Não esqueça o ar-condicionado

A limpeza dos filtros de ar-condicionado é fundamental para que seu veículo possa fazer, com segurança e eficiência, a circulação do ar, bem como sua refrigeração.

Além disso, quando deixamos de limpar os filtros do ar-condicionado temos a instauração de uma fauna completa de microrganismos que podem comprometer a nossa saúde, como fungos, bactérias e germes de forma geral.

Por conta da sua saúde respiratória e da eficiência do equipamento, troque os filtros de ar do seu carro de acordo com a recomendação do fabricante e mantenha-o em funcionamento por alguns instantes semanalmente, a fim de deixá-lo sempre pronto para o uso.

Saiba mais sobre como cuidar dos filtros e quais são os seus papéis em um veículo aqui!

4 – O combustível pode não ser seu amigo

Você sabia que o combustível em seu carro tem data de validade? Tudo bem, agora você deve estar pensando: mas como assim? Sem problemas, vamos explicar melhor.

Bom, com cerca de um mês a oxigenação dos componentes da gasolina faz com que ela perca sua qualidade, exigindo do motorista a sua total substituição, uma vez que ela cria impurezas capazes de destruir o motor do seu veículo.

Por conta dessa sujeira, filtros e bicos injetores são praticamente destruídos, fazendo com que você acabe por ter uma despesa imensa para consertar seu veículo.

Assim, para evitar esse tipo de complicação, é fundamental que você sempre abasteça seu carro com combustível para, no máximo, 15 dias de utilização, nunca mais do que isso, para não perder dinheiro e nem o motor do veículo.

Um carro parado pode ser sinônimo de prejuízo. Isso acontece porque, muitas vezes, quando não utilizamos o veículo, acabamos esquecendo de cuidar de aspectos simples, como calibrar os pneus. Coisa que, se o carro estivesse em uso, estaria sendo conferida constantemente.

5 – Foco na limpeza

A limpeza do seu carro vai muito além da lataria e da parte interna, ela precisa também se estender para a ideia de que o motor precisa de atenção e de limpeza constante. 

Para isso, confira algumas dicas:

Dando uma volta 

Dê uma volta de carro pelas redondezas do seu bairro, por pelo menos 20 minutos uma vez por semana. Isso limpa seu motor e deixa a sua bateria sempre pronta para ser utilizada novamente.

De olho no óleo

Não deixe de olhar o óleo do motor, que acaba por perder suas características lubrificantes e pode danificar o motor.

Se organize

Anote a validade do óleo, quando foi abastecido o carro e até mesmo quando você colocou água no tanque para não ficar na mão quando precisar do veículo e tudo estiver vazio, garantindo mais segurança para seu carro.

Opções para não deixar o carro parado

Muito bem, agora nós já sabemos quais são os cuidados necessários para manter a vida útil de um carro parado. Mas, talvez você não precise deixá-lo na garagem. 

Hoje em dia, muitas pessoas se reinventam através dos seus veículos por conta do mercado de transporte particular e entregas que vem crescendo cada vez mais.

Confira agora algumas opções para colocar o veículo para rodar e ainda fazer uma renda extra!

Vida de motorista de aplicativo

Nosso primeiro tópico é também o mais conhecido. Ser motorista de aplicativo é uma boa opção para quem está com o carro parado. Além de fazer uma renda extra você também controla sua rotina de trabalho, podendo conciliar de forma mais fácil seu dia a dia e suas corridas.

Os dois expoentes mais famosos pensamos em transporte por aplicativo são a 99 e a Uber. Ambas plataformas possuem variadas categorias que podem se encaixar melhor com você.

A 99, por exemplo, possui as categorias:

É importante ficar de olho nos requisitos que cada categoria apresenta, tanto para os motoristas, mas principalmente para os veículos. Confira aqui quais veículos são aceitos na categoria mais popular da 99: 99Pop.

Fazendo entregas

Além disso, a 99 também apresenta algumas categorias mais específicas que fogem um pouco do transporte de pessoas.

A 99Entrega, por exemplo, é uma categoria onde o motorista parceiro 99 pode atuar entregando objetos e pertences. Confira como funciona essa categoria e quais são as especificações para utilizar o 99Entrega como motorista.

Outras opções de entrega são através de aplicativos de comida, como Ifood, 99Food e Uber Eats.

Agora, além de saber como cuidar do seu carro parado, você também conhece algumas opções para tirá-lo da garagem e fazer uma renda extra.


Gostou do conteúdo? Confira outras matérias completas e repletas de dicas no nosso site! Te esperamos lá =)

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio