VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Como saber a calibragem do pneu? Confira o passo a passo!

Como saber a calibragem do pneu? Qual o período correto para realizar a calibragem? Como calibrar pneu? Essas são dúvidas comuns para muitos motoristas hoje em dia.

A verdade é que, mesmo a calibragem ainda sendo vista como algo trivial para alguns, ela tem grande impacto na segurança do motorista e dos passageiros.

Portanto, seja você motorista profissional ou condutor casual, manter em dia a calibragem do pneu é uma obrigação.

Sendo assim, para responder a pergunta sobre como saber a calibragem do pneu e outras dúvidas relacionadas, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Qual é a importância de se perguntar como saber a calibragem do pneu?

A calibragem dos pneus deve ser uma preocupação para todo motorista, pois a falta de atenção com esse detalhe pode trazer inúmeros problemas. E não apenas na questão da segurança, mas também problemas financeiros.

Imagine você, sendo um motorista de aplicativo e tendo que arcar com prejuízos só porque se esqueceu como calibrar pneu e acabou fazendo da forma errada.

No Brasil, por exemplo, vemos reportagens falando sobre motoristas que trafegam por ruas e rodovias com a calibragem incorreta nos pneus, trazendo riscos não só para outros condutores, mas também para pessoas que circulam próximas a esses lugares.

Se perguntar como saber a calibragem do pneu é uma das responsabilidade do motorista consciente, tanto para segurança, quanto para economia.

Quais são as consequências de não calibrar pneu corretamente? 

Primeiramente, pneus descalibrados tendem a desgastar mais rápido, obrigando o proprietário a realizar a troca de maneira prematura.

Outro ponto relevante é que uma calibragem errada demanda maior força do carro, o que resulta em mais consumo de combustível.

Além, é claro, do aumento de riscos de acidente. Em pistas molhadas ou realmente alagadas, o seu carro terá mais dificuldades para manter a aderência ao solo.

Como saber a calibragem do pneu?

Antes de calibrar pneu, é preciso que você tenha conhecimento sobre as recomendações do fabricante do seu carro.

Além das recomendações, também é importante saber escolher o pneu adequado ao seu dia a dia. 

Dito isso, confira, abaixo, o passo a passo sobre como saber a calibragem do pneu:

1. Busque por um aparelho calibrador mais próximo

O primeiro ponto para calibrar pneu é bem simples, basta dirigir-se ao posto mais próximo e encontrar um calibrador disponível.

Você também pode comprar um medidor portátil e fazer isso em sua casa. 

2. Análise o número que aparece no calibrador

Ao colocar o calibrador na válvula do pneu, um número aparecerá no equipamento. Ele corresponde à calibragem atual do seu pneu. Nesse ponto você já deve ter noção sobre qual o valor ideal da calibragem do seu carro.

3. Compare os números e realize a calibragem correta

Ao verificar o número atual da calibragem, você deve comparar com aquele recomendado no manual do carro.

Se o valor atual estiver acima ou abaixo do ideal, basta configurar o calibrador e garantir o enchimento adequado do seu pneu.

Em geral, você precisa fazer esse processo de verificação e calibragem a cada 15 dias. Porém, há outras dicas que podem ser seguidas para facilitar e tornar o seu trabalho ainda mais seguro. Vamos apresentá-las no próximo tópico.

Como calibrar pneu corretamente?

Logicamente, além de como saber a calibragem do pneu, você também precisa conhecer as boas práticas na hora de realizar o processo. Acompanhe algumas dicas.

Considere sempre as recomendações do fabricante

Como explicado, por mais que haja um entendimento sobre a necessidade da calibragem a cada 15 dias, nada substitui as recomendações do fabricante. 

Normalmente, você encontra esse tipo de informação em locais estratégicos do veículo, por exemplo:

Faça a calibragem com os pneus frios

É importante que você faça o processo de calibragem com os pneus frios – rodados até 3 km no máximo.

Caso os pneus já estejam muito aquecidos, é recomendável ultrapassar 1 ou 2 libras de pressão além da normal.

Cuide da válvula do pneu

Um item que faz muita diferença para a calibragem, mas que não recebe a devida importância, é a válvula do pneu.

Toda vez que você realizar a operação, certifique-se de que a “tampinha” esteja no local correto e em plenas condições para manter a calibragem adequada.

Fique atento aos pontos de recomendações do fabricante presentes no veículo para calibrar pneu.

Quais são os tipos de calibragem?

A calibragem mais comum é feita com ar comprimido, que você encontra facilmente na maioria dos postos de combustíveis. Porém, atualmente, muitos locais especializados oferecem uma calibragem utilizando nitrogênio.

Calibragem com nitrogênio

Basicamente, o nitrogênio é o ar sem oxigênio, de maneira seca. O método de calibragem é parecido com o convencional, com os números recomendados pelos fabricantes sendo respeitados.

Ou seja, a grande vantagem da calibragem com o nitrogênio é que, por se tratar de um ar mais seco, ele permanece por muito mais tempo no pneu. 

Enfim, esperamos que essas informações tenham ajudado você a sanar as dúvidas sobre como saber a calibragem do pneu.

Para quem roda diariamente como motorista de aplicativo, se atentar a essa questão pode fazer toda a diferença nos ganhos do final do mês.

Além disso, lembre-se: sua segurança e a dos seus passageiros passa por uma calibragem correta dos seus pneus.

Gostou das informações? Deixe seu comentário e acompanhe mais dicas no nosso blog!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio