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Quatro Rodas

3 dicas de como ler o marcador de combustível!

Na correria do dia a dia, dificilmente o motorista se questiona como ler o marcador de combustível ou mesmo como esse item funciona. Apesar de ser extremamente importante para o funcionamento do carro, o marcador acaba sendo visto como um detalhe.

Porém, considerar o leitor de combustível apenas como um relógio ou algo trivial dentro do veículo pode trazer dores de cabeça para o condutor, principalmente para aquele que está no trânsito profissionalmente – por exemplo, o motorista de aplicativo.

O fato é que você não pode agir só depois que o marcador parou de funcionar. É preciso estar atento e preparado para qualquer situação.

Se você não quer ser surpreendido, confira este artigo no qual damos dicas de como ler o marcador de combustível e respondemos outros questionamentos relevantes sobre o assunto. Boa leitura! 

Como funciona o marcador de combustível?

É verdade que há motoristas que não conseguem responder com precisão como ler o marcador de combustível. Mas isso se deve muito ao fato de que muitos não entendem corretamente o funcionamento do sistema de leitura. 

Basicamente, a leitura que aparece no painel do carro é o resultado de um trabalho sincronizado de vários outros componentes. Sim, o sistema de leitura de combustível é composto por ferramentas como:

A boia é exatamente o item que fica dentro do tanque do combustível, flutuando e mudando de posição conforme a quantidade de líquido no espaço. Através da vareta de metal, ela se comunica com a resistência que, por sua vez, repassa a informação para o painel de combustível.

Ou seja, os dados que você confere no painel segue a posição da boia e dos sensores dentro do tanque. Não é um trabalho solitário, se alguma das outras peças apresentar um mau funcionamento, a leitura fica comprometida.

Quais os principais problemas? E quando é preciso abastecer?

Como explicado, a leitura que aparece no painel não acontece de forma aleatória, tem todo um sistema que trabalha de forma organizada. Até por isso, defeitos podem ocorrer e causar algumas dificuldades para o motorista.

Um dos problemas mais comuns enfrentados para quem busca entender como ler o marcador de combustível diz respeito ao funcionamento da boia dentro do tanque. Por estar em contato direto com diferentes materiais químicos, essa peça pode apresentar incoerências nas marcações dos sensores, repassando uma informação equivocada para o painel.

Outro defeito comum está no próprio painel, que pode simplesmente parar de funcionar ou travar constantemente o ponteiro – problemas, muitas vezes, ligados à parte elétrica do veículo. 

Ao menor sinal desses ou de outros problemas ligados ao marcador, o mais indicado é se dirigir brevemente ao seu mecânico. Se você estiver com dúvidas sobre quando deve abastecer sem a indicação do marcador, considere sempre as informações do fabricante em relação à autonomia do carro por litro de combustível. 

Por exemplo: 10km por litro, 15 Km por litro etc. Basta fazer a conta analisando o abastecimento mais recente.

Quanto tempo é possível rodar até ligar a luz de reserva?

A verdade é que não há uma definição sobre o momento em que a luz de reserva deve aparecer no painel. É uma particularidade de cada veículo, podendo variar de modelo para modelo – até dentro da mesma montadora.

No entanto, em geral, há um “padrão de funcionamento” que indica que a luz de reserva acende no painel do veículo quando o combustível estiver abaixo de 10% da capacidade do tanque.

Em uma conta rápida: se o tanque do seu carro for de 60 litros, o alerta de reserva tende a aparecer no painel quando o combustível estiver abaixo dos 6 litros. 

Para saber quanto tempo você pode rodar após o aparecimento da luz de reserva, apenas fazer a conta mencionada no tópico anterior. Por exemplo, se a autonomia do carro for de 10km por litro, você conseguirá rodar cerca de 60 km até uma pane seca.

Seguindo esse padrão, mesmo que você tenha dúvidas sobre como ler o marcador de combustível, conseguirá abastecer antes de ser surpreendido.

3 dicas de como ler o marcador de combustível

Na prática, qualquer pessoa sabe como ler o marcador de combustível, pois basta acompanhar as informações apresentadas no painel. Porém, como vimos ao longo deste texto, os dados finais dependem da consistência de vários outros fatores.

Por isso, você, motorista que está diariamente rodando com o seu carro, precisa ir além do óbvio para não ser surpreendido. Para ajudar, confira 3 dicas como ler o marcador de combustível de maneira correta.

1. Não considere a leitura quando estiver em ladeiras ou inclinações

Como explicado, a boia dentro do tanque se movimenta de acordo com a quantidade de combustível. Ao parar em ladeiras ou declives pode ocorrer uma falsa leitura das informações por causa da agitação que acontece dentro do tanque. 

Por isso, espere alguns minutos em linha reta para voltar a considerar os dados do painel.

2. Faça o cálculo de acordo com autonomia indicada pelo fabricante

Na dúvida de como ler o marcador de combustível ou durante uma pane no painel, faça o cálculo da autonomia considerando as informações do fabricante do veículo. Não se baseie nas informações de terceiros ou de modelos parecidos com o seu carro.

3. Evite rodar constantemente com o tanque baixo

O indicado é que a bóia fique submersa no combustível dentro do tanque. 

Quando você roda constantemente com o tanque vazio, isso compromete o funcionamento correto do sistema de leitura, o que pode causar falhas no envio de informações para o painel.

Enfim, esperamos que com essas dicas você não tenha mais dúvidas sobre como ler o marcador de combustível corretamente. É importante ficar atento aos alertas a fim de evitar ser surpreendido por uma pane seca do veículo – o que pode render até multa. Opte pela manutenção preventiva e garanta uma rotina mais tranquila no trânsito.

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