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7 dicas para conversas de Uber e 99 adequadas!

Ser motorista de aplicativo, 99 ou Uber, querendo ou não, é uma função recente no Brasil e no mundo, apesar de já estar integrada ao dia a dia da população. Naturalmente, no começo as primeiras corridas podem ser desconfortáveis, afinal, como se comportar com uma pessoa que você não conhece e nunca viu?

Pensando nisso, neste conteúdo trouxemos 7 dicas essenciais para conversas de Uber e 99 adequadas para quebrar o gelo. Se interessou? Continue acompanhando e boa leitura!

Conversas de Uber e 99: motorista 5 estrelas

Em uma situação que lembra bem a série de ficção científica ‘Black Mirror’ (Netflix), o sonho de qualquer motorista da Uber e 99 é manter intactas, na medida do possível, as 5 estrelinhas no app.

Para isto, é necessário atender seus passageiros com maestria para ter a possibilidade de ser bem avaliado ao final de cada corrida. Ou seja, como dizem os publicitários, é preciso encantar o cliente. 

Uma das formas de garantir uma boa nota nas plataformas é oferecer um trabalho impecável, que vai desde um carro em boas condições e limpo, um motorista que saiba conduzir o veículo e uma boa conversa, caso o cliente se mostre disposto, é claro.

7 dicas para conversas Uber e 99

Sendo assim, sem essa comunicação, muitos motoristas podem estar sujeitos a receberem um feedback negativo no app, visto que, por estarem lidando com público, espera-se educação e cordialidade.

Por isso, separamos algumas dicas de como ter uma conversa adequada com os passageiros da 99 e da Uber. Confira agora:

1. Seja sempre educado

Então vamos começar pelo básico: bom dia, boa tarde e boa noite nunca é demais. 

Cumprimentos assim são sempre bem vindos, e se vierem acompanhados de um “Como vai seu dia?”, ótimo, já é uma forma de puxar assunto com o passageiro sem ser invasivo ou frio. 

No entanto, esteja sempre preparado para não receber o mesmo cortejo de volta,  afinal, todos temos aquele dia ruim ou mais corrido onde a rotina acaba atrapalhando, não é mesmo? 

2. Evite perguntas indelicadas

Seguindo com nossas dicas, precisamos falar sobre assuntos delicados, ou, no caso, evitá-los. Portanto, não pergunte idade, religião, time de futebol do coração, sexualidade ou posição política.

Para muitos, esses são temas normais de qualquer bate-papo, no entanto, são altamente polêmicos e controversos, podendo gerar desconforto dependendo do ritmo que a conversa levar. 

3. Entenda se o passageiro quer ou não conversar

Como citado anteriormente, é muito importante identificar se a outra pessoa está disposta e no clima para ter uma conversa antes de sair papeando.
Há muitos casos em que passageiros podem ser quietos e calados, portanto, fale o necessário e espere que eles deem continuidade ao assunto. Se derem corda para o papo, vá em frente e converse. Caso contrário, respeite a individualidade e o momento da outra pessoa.

Conversas de Uber e 99 podem ajudar a quebrar o gelo ao longo das viagens, mas é muito importante prestar atenção e identificar se o passageiro está no clima para bater um papo, afinal, não queremos ser inconvenientes, não é mesmo?

4. Seja cordial 

Os primeiros 10 segundos da corrida são importantíssimos para garantir uma boa avaliação. Nesse pequeno intervalo de tempo a pessoa irá formular seu sentimento de conforto, ou desconforto, com a viagem.

Então, após cumprimentar o passageiro, que tal oferecer uma água, perguntar qual seria a sua rádio de preferência ou se prefere sem som durante a viagem, ou mesmo sobre a temperatura ou trajeto do carro?

Todos esses pontos demonstram que você se preocupa com seu conforto, gerando um sentido de tranquilidade em todos dentro do veículo.

5. Não faça perguntas da vida pessoal

Evite sempre questionamentos desta forma: “Trabalha com o que?” e “Está indo fazer o que/onde?”. Nunca sabemos com quem estamos lidando e perguntas desse tipo podem soar invasivas.

Mas, se o passageiro der abertura, não há mal algum em puxar assunto. 

6. Respeito e diversidade 

Praticar o respeito é fundamental, seja por parte do motorista como do passageiro. Tanto a Uber quanto a 99 prezam pelo respeito, pela diversidade e não toleram descriminação alguma, a fim de gerar interações positivas entre sua comunidade. 

Diversidade 99 e Uber

Ambas empresas fortalecem juntas uma cultura de respeito e valorização da diversidade. As plataformas condenam qualquer conduta ou comportamento discriminatório.

Sendo assim, é proibido discriminar alguém com base em: idade, cor da pele, deficiência, identidade de gênero, estado civil, gravidez, nacionalidade, raça, religião, sexo, orientação sexual ou outra característica que seja protegida pela legislação pertinente.

A 99, por exemplo, se desenvolve ao redor de pilares como integridade, paixão, diversidade, valor, respeito e trabalho conjunto.

Como uma das iniciativas, a 99 possui uma página onde disponibiliza aos seus motoristas parceiros cursos e palestras voltadas para assuntos como: gentileza no trânsito, respeito e diversidade e cidadania. Pensando assim na construção de um sentimento coletivo entre a comunidade.

A Uber também disponibiliza em seu site um Código da Comunidade, no qual todos os cadastrados na plataforma precisam seguir. São 3 pilares a seguir, sendo eles: 

Neste último, a empresa prega pela pluralidade da comunidade, ou seja, é inevitável que em alguma corrida o motorista encontre pessoas diferentes dele ou com crenças que diferem das dele. Sendo assim, respeito é o pilar básico para que essa engrenagem funcione bem. 

7. Como finalizar uma corrida e garantir as 5 estrelas? 

Por fim, ao final da viagem avalie o passageiro e peça uma avaliação também. Na correria do dia a dia, muitos deixam de avaliar o motorista – mesmo que a corrida tenha sido perfeita. Por isso, não tenha vergonha, peça a sua avaliação.

Que tal tentar algo como:

“Obrigado pela viagem, acabei de te avaliar, se puder avaliar meu serviço no app também seria ótimo. Isso conta para que eu consiga melhores oportunidades na plataforma”.

Vale tentar nas próximas viagens. Depois você pode nos contar como os passageiros receberam essa nova abordagem =)

Afinal, por que manter uma boa conversa de Uber e 99 é importante?

Criar um espaço seguro e confortável é essencial em uma corrida de transporte por aplicativos, visto que estamos lidando com pessoas que não conhecemos.

Mesmo que seja por poucos minutos, uma boa experiência ao usuário faz com que ele volte a usar os serviços mais vezes e que de uma boa nota ao motorista. Pequenas atitudes como estas podem melhorar a avaliação do motorista. 

O que achou das nossas dicas? Gostou? Confira então outros conteúdos repletos de dicas no nosso blog e fique por dentro das novidades envolvendo o mundo da mobilidade urbana!

Te esperamos lá =)

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