VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Vazamento de água no motor: como identificar e resolver?

Todos nós já passamos por problemas envolvendo veículos. Imprevistos relacionados ao seu funcionamento são normais, ainda mais para quem trabalha como motorista. Um dos mais comuns é o vazamento de água no motor, mas você sabe como identificar e resolver esse problema? 

O vazamento da água que resfria o motor do veículo não é normal. O sistema de arrefecimento é projetado para evitar o superaquecimento do motor. Com isso, é importante que o sistema funcione corretamente, já que sem ele, a chance do surgimento de defeitos no motor é ainda maior.

Pensando nisso, trouxemos neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre vazamento de água no motor do carro. O que pode ser, como identificar e quais são os riscos que esse problema pode trazer.

Ficou interessado? Continue acompanhando com a gente e boa leitura!

Vazamento de água no motor: o que pode ser?

Em resumo, são vários os motivos que podem ocasionar o vazamento de água no motor, como falhas na:

Além disso, em longo prazo, esse problema pode contribuir com falhas graves, trazendo ainda mais prejuízos. Mas, quais são os fatores que ocasionam o vazamento de água no bloco do motor?

Confira agora os principais responsáveis:

Junta do cabeçote

Primeiramente, um dos fatores que pode causar esse tipo de problema é o vazamento de água na junta do cabeçote. Isto é, quando mal encaixada, a junta permite a passagem de líquidos para a câmera de combustão.

Fluido dos freios

Outro motivo para o surgimento de vazamentos no motor é o rompimento ou má conexão dos tubos que armazenam o fluido dos freios.

Além disso, avarias e problemas de encaixe de tubulação metálica dos retentores do reservatório também contribuem para vazamentos no motor.

Mangueiras, braçadeiras e retentor

Mais um fator que pode ocasionar o vazamento de água no motor do veículo são os problemas com itens como mangueiras, braçadeiras, retentor ou selo mecânico.

No caso das mangueiras, o mais comum, o problema acontece com o rompimento ou surgimento de tricôs. Braçadeiras frouxas, dano no retentor da bomba d’água e falha no selo mecânico também causam vazamentos.

Radiador

Por fim, outra causa muito comum de vazamento de água no motor são os problemas com o radiador. 

O radiador é responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento, e quando a estrutura apresenta defeitos – furos ou rachaduras -, é quase certo que apresentará problemas de vazamento.

Como identificar vazamento de água no motor?

Ok, agora nós já sabemos o que pode ocasionar um possível vazamento de água no motor, mas como fazer para identificá-lo? Isto é, não basta saber o motivo, o ideal é saber também como identificar para poder tomar as medidas necessárias. 

Em suma, quando o veículo apresenta vazamento na junta do cabeçote, bloco do motor ou outras partes internas, alguns sinais são bem comuns, como:

Vazamento de água e óleo

Um deles, aliás, é o vazamento de água e óleo ao mesmo tempo. Quando isso acontece, é bem provável que o defeito esteja na junta do cabeçote.

O superaquecimento interno do motor faz com que não apenas água, mas também óleo acabe vazando.

Bolhas nas mangueiras

Outro sinal bem comum de vazamento de água no motor é o surgimento de bolhas nas mangueiras. Em resumo, as bolhas surgem logo depois do acionamento do motor.

Uma boa forma de testar as mangueiras é retirá-las do veículo, adicionar sabão na parte interna e jogar água com pressão para identificar rachaduras ou locais com desgaste.

Água com cor de ferrugem ou no interior do veículo

Fique atento também com a coloração da água. Caso a água que vazou apresente uma cor de ferrugem é bem provável que o problema de vazamento esteja no radiador. 

Além disso, fique atento também se há presença de água no interior do veículo. O surgimento de água no painel, por exemplo, é um indício de problema na serpentina de ar quente.

Furos no radiador

Por fim, confira se há algum furo ou rachadura no radiador. O local é um dos principais responsáveis pelo vazamento de água no motor.

O vazamento de água no motor pode acontecer por diversos motivos, não sendo, necessariamente, um indicativo de defeito em seu veículo.

Vazamento de água no motor do carro é normal?

O vazamento de água no motor não necessariamente indica um problema no veículo. Contudo, o ideal é sempre buscar identificar as causas e levar o automóvel em um mecânico de confiança. Assim você garante que, em caso de defeito, o problema não gere ainda mais dor de cabeça.

Como descobrir vazamento de água no radiador?

É possível identificar um vazamento de água no radiador observando atentamente o item. Furos e rachaduras são de fácil identificação.

Se quiser garantir, desacople o radiador do veículo e complete de água, observando todos os cantos e lados para encontrar o local com defeito. Após identificá-lo, é possível realizar o fechamento.

Como resolver o vazamento de água do radiador?

Para retirar o vazamento de água do radiador, uma boa dica é utilizar um selante. Mas, vale lembrar que, ele não funciona em grandes fendas ou rachaduras.

O item também não interfere no funcionamento do radiador, nem nas propriedades do fluído de arrefecimento.

Quais são os riscos de um vazamento de água no motor?

O ideal é que você solucione o problema assim que identificar, já que o vazamento de água no motor pode ocasionar problemas maiores, como:

Tendo em vista todos os pontos levantados, podemos ver que o vazamento de água no motor, quando deixado de lado, pode ocasionar problemas mais graves e afetar diretamente a vida útil do veículo.

Por isso, priorize sempre a manutenção do carro, ainda mais se você atualizar seu veículo como instrumento de trabalho. Sua segurança e dos demais que estão com você é essencial.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e confira outros conteúdos completos como esse no nosso blog! Te esperamos lá =)

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio