VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Vai comprar seu primeiro carro? Confira essas 4 dicas!

Comprar o primeiro carro faz parte daqueles momentos inesquecíveis. Todos se lembram da sensação: mãos no volante, virar as chaves, o ronco do motor e o vento no rosto. 

Sem dúvida um dos momentos mais emocionantes da vida, daqueles que não queremos abrir mão. No entanto, para que este momento realmente seja prazeroso e não se torne rapidamente um pesadelo, é fundamental estar muito seguro das escolhas que serão feitas na hora da compra.

Saber escolher bem seu primeiro carro é também evitar algumas armadilhas, erros de cálculo e equívocos que podem rondar esse momento singular.

Sabemos que ter um carro está associado com a ideia de liberdade, satisfação pessoal e comodidade. Afinal, quem nunca desejou pegar uma praia para fugir do estresse das grandes cidades? Ou, quem sabe, não precisar se preocupar com o tamanho das compras do mercado, sabendo que há um porta-malas pronto para receber todos aqueles produtos?  

Ou, ainda, quem não sonhou em encurtar as horas passadas dentro de um ônibus cheio ou ficou receoso em voltar para casa tarde da noite?

Por todos esses motivos, a conquista do primeiro carro pode ser um ganho na sua qualidade de vida e mais tempo livre para desligar um pouco do trabalho.

No entanto, é essencial sempre ter algumas coisas em mente antes de comprar seu primeiro veículo, sobretudo para evitar grandes dores de cabeça. Por isso, preparamos esse artigo completo para te ajudar nessa missão!

Confira abaixo e boa leitura!

4 dicas valiosas para fazer um bom negócio quando comprar seu primeiro carro

Olhou aquele carro e foi amor à primeira vista? Respire fundo e leve em consideração alguns desses pontos que separamos para você.

Agora é o momento de conferir essas dicas especiais para não errar na escolha do seu primeiro automóvel.

Estabeleça suas  metas

Cada pessoa tem suas preferências e possibilidades na hora de escolher a melhor maneira de planejar financeiramente a compra do primeiro carro.

Se você pretende comprar um carro utilizando um financiamento, é fundamental que você tenha clareza de sua saúde financeira: saiba tudo aquilo que você ganha, quanto você gasta e quanto você pode poupar

Desta forma você saberá exatamente qual será teu limite de gastos com seu primeiro carro.

Por falar em poupar, manter uma boa reserva de emergência pode te ajudar em momentos de queda de renda, problemas com o veículo, pagamento de impostos ou eventuais avarias, como arranhões, pequenos amassados, pintura queimada, etc.

Ok, mas o que é uma reserva de emergência? É uma quantia que você possui para eventuais contratempos, separada do montante destinado aos gastos diários.

Para aplicar essa estratégia, basta estabelecer, mês a mês, uma quantia que será reservada para este fim. Se você preferir, invista em algum produto de renda fixa, de forma que você possa sacar rapidamente e ainda ter algum retorno, sem dinheiro parado.

Como economizar

Ao comprar seu carro, é fundamental que você busque todas as táticas possíveis para economizar em sua compra

Tem uma reserva financeira? Use-a para dar uma boa entrada e diminua o valor das parcelas. Conseguiu guardar o valor total do veículo? Pague à vista e tente um bom desconto no valor final do seu primeiro carro.  

Seja qual for o cenário, nunca se esqueça do mais importante: negocie! Taxa de juros do financiamento, descontos de parcelas, emplacamento, impostos e até o tanque cheio. 

Documentação necessária

A documentação necessária para a compra de um carro depende de vários fatores: se haverá ou não um financiamento, se você deseja sair da concessionária dirigindo, etc.

Durante a negociação, faça uma lista dos documentos necessários, providencie-os e evite qualquer tipo de surpresa.  

Onde comprar seu primeiro carro

Existem diversas opções na hora de escolher onde comprar seu primeiro carro. Embora muitos sonhem com um carro zero, é possível encontrar ótimas opções em seminovos com excelentes oportunidades de negociação e com várias garantias da concessionária.

Iniciar a negociação online também pode ser uma opção para quem deseja ganhar tempo e evitar surpresas.

Muita coisa, né? Mas calma, separamos logo abaixo alguns pontos que vão ser úteis para facilitar sua vida!

Planejamento e paciência são fundamentais para acertar na escolha do seu primeiro carro.

O que levar em conta quando comprar seu primeiro carro?

Agora que você já está familiarizado com as dicas de ouro que trouxemos, é hora de se atentar aos demais detalhes presentes na compra de um veículo.

Economia

Como você já deve imaginar, a questão econômica é fundamental para saber se aquele automóvel cabe no seu orçamento.  

E aqui vale uma dica: não considere apenas o valor do carro. Pense se ele tem um desempenho que não vá prejudicar sua saúde financeira toda vez que precisar encher o tanque

Planejamento

Antes de investir dinheiro, invista em:  planejamento. Considere uma reserva de emergência para manutenções regulares, revisões, troca dos pneus ou uma apólice de seguros mais abrangente. 

Segurança

Por último, e não menos importante, dirija com segurança. Assim você evitará multas e despesas com uma eventual suspensão de sua carteira de habilitação. Seguro, IPVA, licenciamento, manutenção e todas as documentações necessárias para registro e circulação do seu primeiro automóvel também devem ser colocadas na ponta do lápis.

Quais os modelos mais indicados para seu primeiro veículo?

Certamente, os carros flex e modelos com motor 1.0 são os mais indicados para quem quer poupar no primeiro carro. 

As novas tecnologias permitem um desempenho excelente, mesmo nos modelos de entrada com motores 1.0. Além disso, motores com potência mais discreta, em tese são mais econômicos, o que certamente ajudará seu bolso.

Se a sua aposta é conforto,  considere  um upgrade e escolha entre: quatro portas, direção hidráulica, vidros elétricos,  ar condicionado ou até mesmo bancos de couro.  

Mas, depois de todas essas dicas sobre economia, será que além de economizar na compra do seu primeiro carro, você ainda consegue ganhar dinheiro? A resposta é sim!  Depois de comprar o seu carro, você pode se cadastrar como motorista parceiro da 99 ou da Uber!

Agora você está preparado para adquirir seu primeiro carro com toda a segurança e ainda com possibilidades de ganhar uma renda extra!

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e acompanhe outros artigos completos como esse no nosso site! Te esperamos lá =)

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio