VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Segurança

Conheça 5 elementos da direção defensiva!

Um trânsito mais pacífico, organizado e, sobretudo, seguro, está ao alcance de todos nós. Mas como, você se pergunta. Bom, a resposta está no treinamento e educação dos condutores com base no conhecimento e aplicação dos elementos da direção defensiva. 

Conhecer esses elementos é uma das formas de garantir que, ao dirigir, você estará cercado por informações que garantirão, sempre, uma ação mais rápida e efetiva em casos de surpresas durante o percurso.

Quer saber mais sobre como aplicar todos os elementos básicos de um condutor de direção defensiva e tornar seu trabalho muito mais seguro?

Acompanhe o conteúdo!

Quais são os elementos da direção defensiva?

Os elementos da direção defensiva devem ser mais do que um conceito, eles precisam ser encarados como um hábito por todo motorista, seja qual for seu veículo. 

Para que seja considerada uma prática essencial para a condução de veículos, um motorista precisa ter sempre consigo, internalizados, alguns conhecimentos relacionados à legislação do trânsito.

Além disso, também são necessárias algumas habilidades e comportamentos sempre que der a partida no veículo.

Conheça agora, quais são os 5 elementos da direção defensiva capazes de fazer com que você se torne um condutor defensivo e esteja sempre pronto para prevenir acidentes e levar mais segurança para seu dia a dia enquanto motorista!

Conhecimento: o principal dos elementos da direção defensiva

Começando com o principal dos elementos da direção defensiva, o conhecimento que todo condutor precisa ter, tanto em relação aos seus deveres, quanto aos seus direitos nas mais diferentes situações que possam ocorrer quando estamos em trânsito.

O próprio código de Trânsito Brasileiro descreve todas as regras que determinam o ordenamento do trânsito em qualquer lugar do Brasil, e estudá-lo é a melhor forma de conhecê-las.

Para além do condutor, pedestres e passageiros também devem conhecer quais são as suas obrigações e quais são os seus direitos. Dessa maneira, é possível minimizar acidentes que podem resultar em danos substanciais à vida.

No entanto, para além de todas as regras e normas do trânsito, é fundamental que todos possam agir com bom senso, de forma a evitar situações que podem nem mesmo estar previstas pelo Código, mas que estão previstas pela cordialidade, educação e empatia.

Atenção: a melhor amiga da segurança no trânsito

O trânsito exige a atenção de todos os seus agentes, sejam eles condutores dos mais diversos veículos automotivos, passageiros ou mesmo pedestres. 

Estar atento tem a ver com a observação dos:

Desviar a atenção desses elementos é um péssimo negócio, tanto para o motorista quanto para as pessoas que estão ao seu redor, podendo gerar situações de risco. Portanto, deixe o celular de lado, atente-se à rua e evite qualquer distração.

Um dos principais elementos da direção defensiva é a atenção. Aparelhos como celulares são grandes causadores de acidentes no trânsito, por isso, evite ao máximo dividir sua atenção com seu smartphone na hora de dirigir.

Previsibilidade: um derivado da sua atenção

Ninguém vai te pedir habilidade em magia e nem para aprender a ler uma bola de cristal, pois a previsibilidade no trânsito tem a ver com a atenção aos perigos que envolvem a direção. 

Ser previsível é realizar manutenções periódicas, ter atenção às eventualidades do trânsito e, sobretudo, ter treinamento, concentração e frieza para reagir ante às mais diversas situações que podem ocorrer enquanto se dirige.

Previsão também é manter sempre a distância apropriada dos outros veículos, de forma que você possa sempre intervir e evitar acidentes de trânsito.

Segurança: confie em seu veículo e mantenha as suas decisões

Aqui, atenção e previsibilidade se unem a fim de assegurar que você possa tomar melhores decisões em momentos de imprevisto no trânsito. 

Confiar no seu veículo e na forma como você cuida dele – sobretudo quando se trata das manutenções preventivas, preditivas e, sempre que possível evitar, as corretivas – é essencial para poder confiar em suas decisões no trânsito.

Além disso, quando for o momento de tomar uma decisão, caso uma situação de risco se apresente, é fundamental estar preparado e pensar de forma rápida sobre o que deve ser feito, seja frear, desviar ou parar. 

Por fim, sempre que você entrar em um veículo, o faça quando se sentir totalmente preparado para reagir de forma positiva e rápida em todas as situações que se apresentarem em seu caminho, mesmo aquelas que forem totalmente imprevistas.

Essas ações devem sempre resguardar, de todas as formas possíveis, a vida, seja ela humana ou não, o bem-estar de todas as pessoas que estiverem ao seu redor e, não menos importante, os seus, e dos demais, bens.

Habilidades: exercite as suas 

As habilidades em relação à direção são essenciais quando se trata da preservação da vida no trânsito. Elas devem ser exercitadas sempre que for possível.

Unida à confiança em seu veículo, ao conhecimento das normas do trânsito, às suas melhores decisões e, por fim, à previsibilidade, ela pode realmente salvar vidas!

Agora que você conhece e está familiarizado com os 5 elementos da direção defensiva, está pronto para exercitá-los e colocá-los em prática, contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro e saudável para todos.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e acompanhe outros artigos completos e repletos de informação como esse no nosso blog! Te esperamos por lá!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio