VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

12 dicas para economizar combustível! Saiba agora!

Com o valor elevado dos combustíveis é essencial colocar sempre na ponta do lápis os gastos com o carro, buscando os melhores preços na hora de abastecer e as melhores dicas para economizar combustível.

A alta dos combustíveis pode inviabilizar o trabalho de muitos motoristas parceiros de plataformas de transporte particular.

Quer saber quais são as melhores dicas para economizar combustível? Veja agora como calcular km por litro e descubra a hora certa de abastecer, fazendo um melhor uso do seu dinheiro no posto de combustível.

Boa leitura!

12 Dicas para economizar combustível

1. Use o carro quando necessário

Se você não é um motorista profissional, a primeira das 12 dicas para economizar combustível é: só use seu carro quando for necessário. O trânsito agradece, mas seu bolso agradece muito mais.

2. Manutenção em dia

Não atrase o calendário de manutenções veiculares e faça sempre a troca de óleo do motor.

3. Escolha um posto de confiança

Busque sempre por postos com bons combustíveis e com os melhores preços. Fuja de preços muito mais baixos que a média para não cair no combustível adulterado.

4. Alinhamento e balanceamento

Lembra da manutenção? Alinhamento e balanceamento também são parte dela.

5. Cuidado com os pneus

Além de cuidar da saúde e da vida das pessoas envolvidas no trânsito, pneus em bom estado cuidam da saúde do seu bolso. Mantenha-os sempre calibrados e em bom estado para rodagem.

6. Cuidado com os motor

Alivie o peso dos pés tanto no momento de frear quanto no momento de arrancar. Não force seu motor a toa.

7. Ar Condicionado

Ou ar condicionado ligado ou vidro aberto. Os dois juntos é apenas perda de eficiência.

8. Peso do carro

Não exagere no peso a ser transportado pelo seu carro;

9. Mantenha o motor desligado

Carro parado? Motor sempre desligado!;

10. Escolha do veículo

Escolha sempre veículos mais econômicos e versões que garantam a possibilidade de escolher mais de um combustível. Assim, você sempre pode buscar as melhores condições!

11. Evite o ponto morto

Existe uma ideia popular que diz que usar o ponto morto para descer uma ladeira, por exemplo, faz com que você economize combustível. Bom, além de não ser de fato verdade, dirigir com o veículo em ponto morto também é uma infração de trânsito.

Ou seja, você não economiza no combustível e ainda pode sair no prejuízo de uma multa, ou até mesmo um acidente.

12. De olho nas velas

A última das dicas para economizar combustível fala sobre as velas. Apesar de ser um item pequeno, elas podem ter um impacto bem significativo no consumo de energia. Isso acontece pois, sendo elas responsáveis por gerar a energia que dá início a queima de combustível, quando irregulares elas fazem o veículo queimar mais do que necessário.

Ou seja, pode significar prejuízo para você.

Como calcular km por litro?

Outro ponto nas dicas para economizar combustível é saber calcular km por litro. Para esse cálculo é importante ter em mente alguns pontos que precisam ser levados em consideração, como:

Assim, é importante sempre frisar que, embora o veículo e as suas características sempre permaneçam as mesmas, a performance de utilização de combustível pode mudar ao longo da vida do carro.

Fatores como manutenção e qualidade do combustível utilizado também influenciam nesse cálculo e, a depender da forma como você dirige, você também pode ter uma maior utilização de combustível.

Assim, para calcular km por litro de gasolina que você irá gastar ao percorrer um determinado percurso, é essencial que você entenda que qualquer cálculo é apenas uma perspectiva.

Veículo com computador de bordo

Se o seu carro tem um computador de bordo, a resposta vem muito fácil e basta buscar em suas configurações para encontrá-la. 

O veículo com essa tecnologia já oferece uma estimativa de gasto de combustível e, a partir disso, basta observar seu comportamento no trânsito para saber exatamente o que fez com que se gastasse mais ou menos.

Veículo sem computador de bordo

Agora, se o seu carro não tem um computador de bordo, é hora de fazer algumas anotações para aprender a calcular km por litro.

O primeiro passo é completar seu tanque, até que a própria bomba desarme. Uma vez completado o tanque, é hora de anotar a exata quilometragem do seu carro, antes mesmo de dar a partida para sair do posto de combustível.

Depois de rodar alguns dias, o tanto quanto for necessário, encha novamente o tanque do seu carro e verifique quantos litros de combustível foram necessários para completá-lo.

Anote o valor e faça, agora, a seguinte conta:

Litros abastecidos para completar o tanque / Quilometragem

Assim, ao calcular km por litro, você terá o consumo de combustível por quilômetro rodado.

Se você está começando suas atividades como motorista de aplicativo, ou já é um motorista parceiro, saber calcular km por litro é essencial para ter na ponta do lápis os seus gastos com combustível.

Quantos km 50 litros de gasolina fazem?

Bom, vamos a um exemplo prático que pode te ajudar na hora de calcular km por litro!

Primeiro passo

Complete seu tanque e anote quantos litros de combustível foi utilizado (exemplo: 50L)

Segundo passo

Anote qual a quilometragem do seu carro no momento que abasteceu, antes mesmo de dar a partida para sair do posto (exemplo: 12 mil km);

Terceiro passo

Utilize seu carro normalmente, até que chegue o momento de fazer um novo abastecimento. Ao completar o tanque, anote novamente a quantidade abastecida e a quilometragem do seu carro (exemplo: 12.6 mil km)

Calcular km por litro

Agora, para saber o que seu carro faz com 50 litros, basta fazer o seguinte cálculo:

Quilometragem final (12.6) – Inicial (12) = 600 km

600 km / 50L = 12 km/L

Agora que você já sabe como calcular km por litro, pode economizar ainda mais com os gastos do seu veículo no dia a dia, não é mesmo?

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e aproveite para conferir outros conteúdos e dicas como essas no nosso blog!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio