VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

Principais impostos de carro: saiba quais são!

Se você deseja comprar um automóvel zero quilômetro para passeio, ou precisa de um veículo para trabalhar, é necessário pensar nos impostos de carro que terá que pagar. Afinal, andar com as taxas em dia evita dores de cabeça.

No entanto, você sabe quais são os principais impostos de carro? Veja agora o conteúdo completo que separamos para você ficar por dentro!

Boa leitura!

Quais são os principais impostos de carro?

Se você é motorista de aplicativo, estar em dia com as taxas do veículo é uma parte essencial. Os impostos de carro mais importantes são:

ICMS 

Toda pessoa física ou jurídica precisa pagar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Ele é um dos mais importantes do Brasil e também é cobrado de forma indireta pelo Estado. O valor é adicionado ao preço final do automóvel e a taxa varia de acordo com a localidade. 

No caso dos automóveis, até 2018 os estados cobravam 12% de ICMS. Porém, depois da crise econômica que afetou o Brasil, o imposto aumentou em relação à fabricação dos veículos.

COFINS

COFINS ou Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Imposto que é repassado para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Serve para investir em saúde pública, assistência e previdência social.

A alíquota, que é o percentual aplicado na hora de calcular alguns tipos de impostos, é de 7,6% sobre o preço final do automóvel ou de qualquer outro produto.

IPI 

O IPI é o Imposto sobre Produtos Industrializados. Ele é uma taxa referente aos produtos fabricados pela indústria. Entre eles, podemos citar os automóveis.

Há alguns anos, o Brasil concedeu a isenção deste imposto e muitos produtos tiveram o seu preço reduzido. O valor do IPI é calculado de acordo com a potência do motor e a taxa varia de 7% a 25%.

IPVA 

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é cobrado pelos Estados que determinam o valor da alíquota e deve ser quitado todos os anos. A data para o pagamento será de acordo com o número final da placa do seu automóvel.

Também é importante saber que o imposto é arrecadado pelos cofres públicos e destinado ao município que o automóvel é licenciado. 

PIS

O Programa de Integração Social é um dos impostos de carro. Ele é mais conhecido como PIS e é o responsável por pagar os abonos de trabalhadores que recebem salário mínimo. 

Com uma alíquota de 1.65%, considerada a menor de todas, este imposto é o menor que existe.

DPVAT

Considerado mais um dos impostos de carro, o DPVAT é um seguro obrigatório pago para quem sofre acidentes. A sigla significa Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres.

Licenciamento de veículo

O licenciamento de veículo é anual e obrigatório. Considerado um dos impostos mais importantes, a taxa autoriza o automóvel circular pelas vias.

Cada estado é quem determina as taxas do imposto, os procedimentos e as datas que o licenciamento deverá ser pago, para assim você receber o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Existem casos em que os impostos de carro são isentos ao motorista. Fique atento aos requisitos para saber quando é necessário pagar a taxa.

Quem precisa pagar os impostos?

A maioria dos brasileiros que adquire um automóvel e que não possui deficiência física, mental ou doença crônica precisa estar em dia com os impostos citados.

Quais os requisitos para ter a isenção de impostos de carro? 

Há casos em que se tem isenção de impostos de carro. São eles: 

Quando há impostos momentâneos

Existem impostos momentâneos, como o IPI, que o Governo pode entender que não devem ser cobrados.

Esse imposto é usado para movimentar a economia brasileira e aumentar o poder de compra do brasileiro. Entretanto, o Governo pode editar uma Medida Provisória e suspender a taxa. 

Quando há pessoas com deficiência mental e física 

É prevista em Lei a isenção de ICMS, IPI, IPVA e IOF para carros adaptados ou de pessoas com deficiência física e mental. Dessa forma, o preço final do veículo será 22% mais barato que na tabela.  

Quando há casos de doenças crônicas

Pacientes com câncer ou qualquer outro tipo de doença crônica têm direito a isenção de impostos de carro.

Para você saber se encaixa neste requisito, verifique a informação junto ao médico credenciado pelo Detran do seu Estado.

Depois de entender um pouco mais sobre impostos de carro, você poderá adquirir o seu automóvel com tranquilidade e rodar com o veículo estando em dia com as taxas.

Quer conferir outras dicas? Acompanhe nosso blog!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio