O que um bom aplicativo de motorista particular deve oferecer?

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

Compartilhe nas redes sociais clicando nos ícones abaixo

Com a crise financeira que afeta o país, o mercado de transportes particulares se tornou uma oportunidade para muitas pessoas que foram pegas de surpresa pela alta do desemprego e ficaram sem uma fonte de renda. Cadastrar-se em aplicativos de mobilidade é a maneira mais prática para aprender como ser motorista e, assim, começar a faturar na área.

Para o motorista, a maior vantagem em contar com plataformas deste negócio é a fácil intermediação entre os passageiros e os condutores — além da segurança que, com uma ferramenta que tem a tecnologia como aliada, garante o ir e vir mais tranquilo, bem como a qualidade do serviço prestado aos seus usuários.

Com o sucesso desta nova forma de ganhar dinheiro, listamos os principais itens que um bom aplicativo de motorista particular deve oferecer a quem quer aprender sobre como ser motorista. Confira a seguir!

Soluções de segurança

Hoje, o principal problema enfrentado por motoristas é a falta de segurança nas cidades. E aqueles que trabalham à noite, por exemplo, sentem-se mais vulneráveis a situações de risco, como assaltos à mão armada.

Por isso, é muito importante que o aplicativo forneça um serviço de inteligência com mapas indicando os locais de alto risco, ou seja, sinalizando os lugares em que há maior incidência de crimes.

Nesse sentido, a 99 faz um ótimo trabalho. Para resguardar a segurança dos seus usuários, o aplicativo envia um alerta sempre que o carro se aproxima de áreas de risco, tornando a experiência mais segura para o motorista e impactando diretamente sua qualidade de vida. Além disso, o motorista da 99 conta com uma exclusiva central de atendimento 0800 dedicada a emergências, 24 horas por dia.

Menores taxas

Diversos aplicativos de carros particulares cobram uma taxa de 25% por corrida, de forma que o motorista termine com os 75% restantes de cada viagem.

Mas é importante ressaltar que, embora 75% pareça um ótimo valor a ser recebido, a quantia gasta com combustível e manutenção do carro é responsabilidade do proprietário, tornando necessária a realização de mais corridas diárias para a obtenção de lucro.

Para ter maior rentabilidade, é preciso que o motorista busque os aplicativos que cobrem as menores taxas para seus usuários. No momento, a menor alíquota do mercado é dos apps 99 e Lady Driver, que cobram aproximadamente a partir de 16,99% a cada corrida, taxa inferior à praticada pela concorrência.

Volume significativo de passageiros

É fato que o número de passageiros à procura de táxis nas ruas diminuiu bastante nos últimos tempos. A real é que, com a chegada dos aplicativos de motoristas particulares, muitas pessoas trocaram a opção do táxi tradicional pela comodidade e segurança de andar em um carro particular com custos mais baixos.

Dessa forma, os aplicativos garantem corridas a qualquer hora do dia, sem a necessidade de ficar rodando à toa pela cidade até que alguém faça o sinal de pedido.

Com os aplicativos, os motoristas têm menos prejuízo com combustível, além de aumentar as chances de aumentar ganhos com o grande volume de passageiros, em especial nas corridas noturnas e em eventos da cidade.

Mas, motorista registrado como taxista, se liga: você tem a chance de aumentar sua renda significativamente ao se cadastrar no 99 app! Isso porque esta é a única plataforma no Brasil que integra as categorias táxi e carro particular. É comprovado que há diversos momentos em que o usuário prefere táxi a carro particular e vice-versa. Vale a pena entrar nessa.

Avaliação de passageiros

O método de avaliação para motoristas não é uma novidade nos aplicativos, mas nem todos os sistemas oferecem a possibilidade de avaliar o passageiro.

Essa prática garante maior bem-estar para o motorista. Alguns apps adotam essa medida e permitem a má avaliação de passageiros quando eles têm atitudes condenáveis, como:

  • Não pagamento da corrida;
  • Assédio;
  • Desrespeito de qualquer natureza;
  • Sujeira no interior do carro;
  • Dano de qualquer espécie ao veículo;
  • Vômito após balada!

Assim, o passageiro mal-educado pode receber uma avaliação baixa e, consequentemente, ser banido da plataforma.

É importante ressaltar que os usuários do aplicativo fazem menos viagens do que o motorista. Isso significa que eles também são analisados com menor frequência, dando maior peso para as avaliações dos condutores.

Afinal, quando um passageiro é avaliado com uma sequência de notas ruins, sua média acaba ficando muito baixa. Isso causa problemas a ele já que o sistema entende que não há nenhum interesse dele em corrigir seu comportamento…

Praticidade ao receber pagamento do passageiro e da empresa

No geral, em aplicativos de carros particulares, a forma de pagamento é determinada exclusivamente pelo passageiro. Mas o sistema de alguns permite que o motorista desabilite e habilite a opção de pagamento em dinheiro a qualquer momento. Isso gera:

  • Maior segurança para o motorista;
  • Garantia de recebimento;
  • Praticidade, porque não há a necessidade de carregar troco.

Além disso, vale lembrar que o motorista deve ter a possibilidade de escolher a melhor hora para receber pelo seu trabalho. Enquanto alguns aplicativos realizam pagamentos semanais, outros depositam a diária em até 20 minutos após a sua solicitação, facilitando a gestão financeira.

Central de atendimento que resolve

É muito importante para o motorista parceiro que possa contar com uma central de atendimento rápida e eficiente quando o assunto é resolução de problemas.

Por isso, é prioridade investir em um aplicativo que ofereça um bom atendimento.

Já imaginou ter problemas com um pagamento e não poder contar com um posicionamento imediato da empresa? Seria um pesadelo, não é mesmo? Com uma boa unidade de atendimento isso não acontece, porque os motoristas têm total suporte em diversos canais.

Assim, caso você esteja na dúvida sobre qual é o melhor aplicativo de carros particulares, consulte a opinião de outros motoristas. Experiências de atendimento dizem muito sobre a marca. Vale também pesquisar histórias no site Reclame Aqui que, inclusive, premia o atendimento de empresas desta categoria.

Lançamento frequente de novas funcionalidades

As empresas que oferecem esse tipo de aplicativo são experts em tecnologia e, por isso, estão em constante atualização. Elas evoluem e lançam novas funcionalidades de acordo com o que há de mais inovador e também com o que os seus motoristas parceiros sugerem após usarem por tantas horas no seu dia a dia. O que estes apps mais querem é oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível!

Assim, fica evidente que o bom aplicativo se importa tanto com a opinião dos seus clientes e motoristas parceiros quanto com as demandas do mercado.

Por isso, na hora de escolher um app ara se cadastrar, dê preferência para aquele que se destaca em seus diferenciais técnicos. Inovação também sinaliza o comprometimento da empresa com o seu sucesso.

Nosso artigo te ajudou a eleger qual é o seu aplicativo para motoristas preferido? Conta pra gente como foi sua experência com os apps e compartilhe nas suas redes sociais para pautar a dica da semana com os colegas! 😉