VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Dicas

Dirigindo à noite: 9 dicas de segurança essenciais para motoristas


Sem tempo para ler? Ouça o artigo agora mesmo. Clique no play acima!

Trabalhar à noite pode trazer um bom resultado nos ganhos ao final do mês, certo? Mas é preciso ter atenção redobrada e cuidar muito bem da segurança quando se está dirigindo à noite, porque é nesse horário que os assaltos e outros crimes mais acontecem. Diante dessa realidade, o motorista deve se proteger e tomar algumas medidas para evitar as situações de risco.

Pra te ajudar a manter a segurança durante o trabalho noturno, descobrimos dez atitudes que podem afastar os perigos e garantir viagens de sucesso pra você e os seus passageiros.

Continue a leitura e comece a praticar as nossas dicas hoje mesmo!

1. Evite locais perigosos

Durante a noite, é importante ficar longe das vias mais perigosas da cidade. Mesmo que você receba algum chamado ou que a concorrência seja menor ali, o ideal é não arriscar. Pesquise e converse com colegas motoristas sobre regiões e bairros para conhecer mais a cidade e seus segredos.

Principalmente em cidades grandes, tem lugar pra todos os motoristas trabalharem sem que ninguém tenha que correr riscos. Basta escolher uma área mais movimentada, com demanda maior.

Prefira os bairros com muitos bares, restaurantes, hotéis, cinemas, shoppings etc. Uma boa dica é conferir em sites de entretenimento quais são as atrações da cidade e criar um calendário. Assim, as chances de ter um bom volume de chamadas são maiores.

2. Veja a nota do passageiro

Assim como os motoristas, os passageiros também recebem uma avaliação nos aplicativos, que você pode conferir antes de aceitar o chamado. Se a nota for muito baixa, costuma indicar que aquele cliente já cometeu algum deslize e se comportou mal. Isso é um indicativo de risco, então o mais prudente é não pegar a corrida.

3. Aceite só pagamento em cartão

O pagamento em dinheiro é uma verdadeira isca de criminosos, que podem solicitar a corrida só pra fazer um assalto. Se você perde dinheiro e seus bens pessoais, além do trauma da situação, ainda tem que lidar com o prejuízo na sua saúde financeira.

Faça o seu cadastro em aplicativos que permitam escolher a forma de pagamento pra garantir sua segurança. Sempre que estiver dirigindo à noite, selecione a opção de cartão de crédito ou débito e não aceite pagamentos em dinheiro.

4. Estacione em lugares iluminados e movimentados

Se você chegou ao ponto combinado com o passageiro e ele ainda não está lá, procure um local iluminado e movimentado enquanto espera. Se for preciso, ligue e avise onde está.

Seu carro vira um alvo fácil para criminosos se você parar em ruas estreitas demais ou sem saída, lugares escuros e becos. Eles são perigosos porque:

Evite esses pontos e marque com o cliente um local melhor de embarque pelo telefone.

5. Tenha cuidado ao escolher onde vai descansar

Você já fez muitas corridas, ainda está longe de casa e o cansaço bateu? Dirigir pode ser bastante cansativo e, mesmo prestando atenção na ergonomia, às vezes é preciso parar por uns minutinhos pra descansar.

Nessas horas, tenha cuidado ao escolher onde vai estacionar! Prefira os lugares movimentados (um posto de gasolina, por exemplo), ou que tenham um sistema de iluminação com sensor de movimento, como um estacionamento comercial (quando for de livre acesso ao público).

Ficar dentro de um carro parado pode chamar a atenção e facilitar a abordagem de assaltantes. Por isso, não pare nunca em ruas desertas: procure um local seguro!

6. Estude bem a rota do GPS

Na maioria das vezes, o GPS escolhe o caminho mais rápido até o destino. Mas isso nem sempre significa que ele é o mais seguro!

Principalmente nas grandes cidades — onde há várias rotas possíveis —, o trajeto mais curto apontado pelo dispositivo pode ser um atalho por dentro de regiões perigosas.

Avalie toda a rota traçada pelo GPS ao inserir o destino, verificando quais ruas e bairros o aparelho indica. Se for preciso, escolha outra opção e informe ao passageiro que vai mudar o caminho pra garantir a sua segurança e a dele. Uma boa saída pode ser perguntar se ele tem alguma sugestão de trajeto.

7. Leve o seu carro para revisão com frequência

Também é preciso tomar outras atitudes pra trabalhar com tranquilidade durante o expediente noturno. Manter a revisão do veículo em dia, por exemplo, é uma maneira eficiente de evitar paradas inesperadas em horários perigosos.

Além disso, cuidar bem do carro entre uma revisão e outra também pode impedir que ele te deixe na mão. Dirija com responsabilidade, não force o motor com acelerações ou freadas desnecessárias e respeite a sinalização. Assim, você mantém o bom funcionamento das peças e fica livre de surpresas desagradáveis durante o trabalho.

Fazendo a manutenção preventiva, você dificilmente vai sofrer uma pane no meio de uma corrida, ficando vulnerável e colocando seu passageiro em risco enquanto espera ajuda.

8. Dirija com responsabilidade

Os assaltos não são o único problema de dirigir à noite. De madrugada há uma chance grande de encontrar motoristas alcoolizados pelas ruas. Por isso, fique atento, pare nas esquinas e observe os cruzamentos, mesmo quando os semáforos ficarem verdes.

Também é importante andar sempre com o tanque cheio. Assim, você nunca vai ter que ficar parado em lugares perigosos por simples falta de combustível.

Se acontecer algum acidente, não entre em discussões com os outros envolvidos e acione seu seguro, procurando a melhor maneira possível de resolver tudo.

9. Faça um esforço e crie hábitos

Se quiser ter uma rotina de trabalho saudável, é importante manter os hábitos apresentados neste post em todas as corridas. No início pode ser difícil, mas ao trazer essas atitudes para o seu dia a dia, a prática vem naturalmente e seu trabalho noturno fica muito mais tranquilo.

Dirigindo à noite, você foge do trânsito comum dos horários de pico, pode pegar mais passageiros e até ter ganhos maiores no final do mês. Mas é muito importante tomar todas as medidas necessárias pra sua segurança, sem deixar nada de lado!

Quer se proteger dos perigos e ainda ter flexibilidade para escolher sua forma de trabalhar? Baixe o app para motoristas e tenha mais segurança em cada viagem!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (3)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio
  • O que um bom aplicativo de motorista particular deve oferecer? - Vida de Motorista

    […] sentido, a 99 faz um ótimo trabalho. Para resguardar a segurança dos seus usuários, o aplicativo envia um alerta sempre que o carro se aproxima de áreas de risco, tornando a […]

    Responder

  • Como ser motorista? Veja o passo a passo para o sucesso - Vida de Motorista

    […] e ônibus de turismo, por exemplo, têm um horário diferente. Ou seja: podem sair de madrugada, à noite ou durante o dia para fazer o transporte da carga e/ou dos passageiros. A escala dos horários é […]

    Responder

  • As 10 infrações de trânsito mais comuns e como evitá-las - Vida de Motorista

    […] A solução é muito simples: se o sinal estiver amarelo, nunca acelere. Prefira esperar um ou dois minutos para avançar em segurança. […]

    Responder