]

7 dicas de como evitar situações de perigo nas ruas

Trabalhar como taxista ou motorista de transporte particular é uma ótima opção nos dias de hoje. Você usa seu próprio carro, não precisa de grandes investimentos iniciais, faz seus horários e garante uma boa fonte de renda!

Mas se mesmo assim a insegurança é um fator que te desestimula a começar ou continuar nesse serviço, tenha calma! É possível rodar pelas ruas da cidade sem grandes sustos.

Com pequenas atitudes você pode prevenir comportamentos de risco e evitar situações de perigo nas ruas. Temos aqui ótimas dicas para te ajudar. Confira!

1. Priorize rotas que passem por ruas mais seguras

Com a violência aumentando, as grandes cidades têm investido em equipamentos que tragam mais segurança às ruas. Sempre que possível, dirija pelas avenidas que têm câmeras de segurança ou pontos de policiamento.

Outro fator que aumenta a segurança para você é o movimento. Prefira andar por locais com mais fluxo. Evite fazer seu caminho por ruas internas dos bairros, principalmente durante a noite.

Pesquise sobre os bairros mais perigosos da sua cidade e evite passar por eles. Se for inevitável cruzá-los, fique bastante atento e mantenha uma velocidade constante. Esteja preparado para manobrar o carro se perceber uma situação de risco.

2. Conheça o caminho

Aplicativos de GPS podem facilitar muito a vida de quem precisa dirigir por toda a cidade, mas o ideal é não confiar cegamente nele. Infelizmente eles não são programados para evitar situações de perigo nas ruas.

Seguir por caminhos desconhecidos pode ser perigoso, principalmente à noite. Para te poupar de engarrafamentos ou enviar por um caminho mais curto, o aplicativo pode acabar te colocando em bairros e ruas pouco seguras.

Então, a dica é a seguinte: utilize o GPS com moderação. Antes de seguir, analise o caminho que ele está indicando e veja quais modificações você pode fazer para se manter em ruas mais iluminadas e movimentadas.

3. Esteja sempre alerta para evitar situações de perigo nas ruas

Mantenha-se atento enquanto estiver dirigindo. Observar os sinais de risco ao seu redor pode livrar você de um assalto. Saia de perto quando perceber alguma atitude suspeita nas calçadas, motos ou nos outros carros.

De preferência, mantenha os vidros fechados, principalmente quando parar em semáforos. Se parar em um local que não inspira segurança, mantenha a primeira marcha engatada.

Outra boa dica ao parar em sinais é manter uma distância maior em relação ao carro da frente. Isso garante que você tenha espaço para fazer uma manobra caso aconteça algo perigoso.

4. Evite expor acessórios ou objetos de alto valor (e dê a dica aos seus passageiros!)

Não é incomum ver motoristas ou passageiros mexendo no celular enquanto estão parados no semáforo com as janelas abertas. Esse é um comportamento muito arriscado.

Se houver ladrões por perto, eles observarão os carros e provavelmente vão procurar aqueles que seriam vítimas mais fáceis. Entre um veículo que está com os vidros fechados e outro em que eles podem facilmente puxar o celular da mão do passageiro, qual você pensa que será o escolhido?

Então, o melhor é ser discreto. Evite chamar atenção para seu som, celular, joias ou outros objetos caros. Pode ter alguém próximo esperando uma oportunidade para roubar.

5. Tenha cuidado ao estacionar

Seu carro pode ser vítima de furtos enquanto estiver parado. Para evitar situações de perigo nas ruas, dê preferência para estacionar em estabelecimentos fechados ou em locais com grande movimento de pessoas.

Nunca se esqueça de ligar o alarme e outros aparelhos de segurança ao estacionar. Também evite deixar objetos à mostra quando sair do carro. Guarde ou leve com você qualquer coisa que possa chamar atenção de quem olhar para dentro do seu veículo.

Se você ficar dentro do carro esperando alguém, mantenha-o ligado e fique atento a movimentos suspeitos na rua. Se perceber algum risco, saia de onde está. Uma simples volta no quarteirão pode ser suficiente para despistar o suspeito.

Para se proteger, também evite demorar nos momentos de embarque e desembarque. Além disso, sempre que sair do carro ou voltar para ele, esteja atento ao movimento da rua.

6. Invista em equipamentos de segurança para seu carro

A aplicação de película fumê nos vidros do carro não é só uma opção de conforto, mas se transformou também em uma medida básica de segurança nas grandes cidades. Você estará mais protegido se as pessoas da rua não puderem ver o interior do seu veículo.

Outros itens de segurança básico são a trava elétrica e o alarme. Ande sempre com as portas travadas, para evitar que alguém da rua possa abrir sua porta e surpreender você.

Um carro com itens de segurança adicionais afasta os ladrões, que sempre procuram por modelos que sejam mais fáceis de roubar. Adicionando equipamentos que dificultam a ação deles, você protege seu veículo.

Atualmente há um grande mercado de tecnologia à favor da segurança de veículos. Há muitos equipamentos disponíveis — como chave codificada, sensor de presença, travamento de volante, bloqueador e rastreador.

7. Seja parceiro de um aplicativo

Se você trabalha com táxi ou transporte particular autônomo, é muito mais fácil evitar situações de perigo nas ruas se você se aliar a um aplicativo.

O aplicativo 99, por exemplo, oferece maior controle da corrida para o motorista. Ao gerenciar as chamadas online, o perfil do cliente é conhecido, a corrida é acompanhada e registrada e o pagamento pode ser feito por cartão. Isso evita que o motorista ande com grandes montantes de dinheiro no carro e seja alvo fácil para ladrões.

Além disso, no aplicativo aparecerão corridas próximas ao local onde o motorista está, protegendo-o de andar grandes distâncias a procura de clientes.

A utilização do aplicativo também garante a segurança de passageiros. Eles pegam táxi com motoristas cadastrados, sabem antecipadamente qual carro esperar, acompanham o trajeto pelo celular e podem resolver eventuais problemas mais facilmente, já que a corrida fica registrada no aplicativo.

Depois de ler esse texto, você pode rodar com mais tranquilidade e segurança com seus clientes! Já aprendeu como evitar situações de perigo nas ruas — basta seguir nossas orientações!

O que achou das dicas? Tem outras para compartilhar? Faça um comentário nesse post e deixe sua opinião!

 

Seja um Motorista
Compartilhe nas redes sociais:
Blog Comments

[…] te ajudar a manter a segurança durante o trabalho noturno, descobrimos dez atitudes que podem afastar os perigos e garantir viagens de sucesso pra você e os seus […]

[…] pleno movimento. Além de ser ilegal e representar uma infração de trânsito, a medida também é perigosa para quem está ao redor (passageiros, outros motoristas e […]

[…] nas cidades. E aqueles que trabalham à noite, por exemplo, sentem-se mais vulneráveis a situações de risco, como assaltos à mão […]

Além disso, no aplicativo aparecerão corridas próximas ao local de onde o Motorista está, protegendo-o de andar longas distâncias a procura de clientes ? GOSTARIA MUITO DE ACREDITAR NESTE PONTO, pois entre 10 corridas que recebo 6 são acima de 3km até 6km, um absurdo, impraticável.

Deixe um comentário