VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Filtros de carro: quais são suas funções?

Os filtros de carro são baratos, descartáveis e de fácil substituição. Tem de vários tipos e servem para manter o bom funcionamento dos componentes essenciais do seu automóvel.  Portanto, entender a função de cada um desses filtros é importante para você saber quando e o que deve ser trocado.

Sendo assim, preparamos este post com dicas sobre filtros de carro e manutenção preventiva para você que é um motorista comum ou que deseja trabalhar com aplicativo de transporte de passageiros. 

E então, ficou interessado em conferir o nosso artigo? Siga com a sua leitura e aprenda tudo com a gente sobre filtros de carros!

Quais as funções dos filtros de carro? 

As funções dos filtros de carros podem variam bastante conforme a necessidade. Temos, por exemplo, o filtro de combustível, do óleo, de ar, entre outros, e conhecer a função de cada um deles é de extrema importância para manter o seu automóvel longe de problemas, certo?

Por isso, conheça a função de alguns dos filtros de carros, além de algumas características específicas.

Filtro de combustível

O filtro de combustível é mais um dos filtros de carro. Ele fica localizado entre o tanque e o motor do automóvel. A peça filtra o combustível e evita que impurezas como água, ferrugem, poeira, entre outras cheguem à bomba de combustível e aos bicos injetores, fazendo com que eles entopem. 

Esse componente é para motores movidos à combustão, sejam eles carburados ou não.

Sendo assim, o filtro de combustível protege algumas peças como bicos de injeção e carburadores, ou seja, os componentes mais sensíveis e que pertencem ao sistema de alimentação do combustível.

Filtro do óleo

O óleo lubrifica os componentes internos do motor do automóvel. Quando há impurezas, há riscos à vida útil dos componentes do veículo e daí a importância do filtro de óleo, um dos filtros de carro. 

Neste caso, ele também evita que sujeiras entrem em contato com algumas peças internas do motor, como os pistões, livrando de possíveis complicações no funcionamento do automóvel como um todo.

Filtro de ar

o filtro de ar evita que partículas de sujeira sejam aspiradas pelo motor. Dessa maneira, garante que o ar seja livre de impurezas e circule pelo motor, até a câmara de combustão do veículo. 

A filtragem também evita o desgaste de peças como biela e pistões.

Quando você não faz a manutenção do filtro de ar, o automóvel consome mais combustível, pois o excesso de sujeira obriga o propulsor do carro a trabalhar com mais intensidade e você a gastar mais combustível. 

O filtro de ar é um dos filtros de carro mais importantes porque ajuda no bom funcionamento do veículo. 

Filtro de ar condicionado

O filtro de ar condicionado é um dos filtros de carro que merecem a atenção do motorista. Ele filtra o ar que entra na cabine do automóvel e retira odores desagradáveis

Quando esse filtro está sujo, o ar não funciona direito e você corre o risco de desenvolver vários problemas respiratórios como rinite alérgica e até gripe, pois acaba respirando toda a sujeira que há no ar. 

Quando devem ser trocados? 

Os filtros de carro possuem suas funções específicas, e como todas as peças, possuem um tempo limite de uso. Para ficar livre de problemas é essencial que você conheça essas datas e se atente às trocas.

É muito importante que para o bom funcionamento do automóvel, você entenda quando cada um desses filtros devem ser trocados. Parece  uma tarefa complicada, mas fique tranquilo que você logo vai pegar o jeito.

Filtro de óleo

O filtro de óleo deve ser trocado com mais frequência. Por isso, a troca deve ser essencial e periódica. Ela ocorre de 10 mil a 15 mil quilômetros. O óleo também deve ser trocado com regularidade. 

A maioria dos especialistas em filtros de carro sugere que a troca do filtro de óleo seja simultânea com a do lubrificante, tendo em vista que é uma peça barata e que interfere na vida útil do motor do carro. 

Outra dica importante ao trocar o óleo e o filtro, é escolher o tipo de óleo para o seu carro. Opte por aquele que tem boa qualidade. Por isso, não pense em economizar na hora de comprar o lubrificante, já que a qualidade de ambos conta muito também para a vida útil do motor. 

Filtro de combustível 

O filtro de combustível é mais um dos filtros de carro que devem ter a sua troca respeitada. Ela deve ser feita de acordo com os prazos recomendados pelo fabricante, que pode variar de acordo com o modelo do veículo e a marca. 

Assim, você deve ficar atento ao tipo de óleo e prestar atenção ao manual do proprietário do automóvel. 

Filtro de ar

Outro filtro que você deve sempre fazer a manutenção é o filtro de ar. A validade da peça deve ser verificada. Para fazer isso, observe quando a última troca foi feita e como foi. 

Se você o trocou baseado na quilometragem, essa troca deve ser feita aos 7500 km, visto que isso é um meio termo, já que a duração do filtro em região urbana é de 10 mil quilômetros e 5 mil se você circular por estradas de terra.

Filtro de ar condicionado

Por último, o filtro de ar condicionado é um dos filtros de carro que merecem a sua atenção. A troca dependerá da forma que se utiliza o carro. Há motoristas que rodam pouco, já outros andam muito e em locais com engarrafamentos. 

Nesse último caso, o ideal é que se faça uma avaliação periódica a cada 20 mil quilômetros rodados. É importante lembrar que todos os filtros de carro devem ser verificados nas revisões periódicas do automóvel

O período para a troca também dependerá se você circula mais na área urbana, próximo a rodoviária da sua cidade ou na área rural. Siga, ainda, a recomendação do fabricante do filtro e cuide da conservação da peça.

O que acontece se não forem trocados? 

Não realizar a troca dos filtros de carro pode trazer uma série de desvantagens e problemas ao seu automóvel, e consequentemente, no seu bolso. 

Quando o filtro de combustível está vencido ou danificado, por exemplo, pode ter comprometimento na bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. 

Isso pode afetar no rendimento do automóvel e provocar falhas. 

Neste caso, há aumentos súbitos no consumo que podem estar ligados ao filtro do ar. A peça retém partículas contidas no ar aspirado pelo motor para que somente o ar limpo entre na câmara de combustão. 

O excesso de sujeira prejudica o propulsor, fazendo com que o mesmo tenha que ter mais força para puxar o ar. 

Assim, você tem um aumento no consumo de combustível, permitindo que a entrada de impurezas atingem o motor. Além disso, seu automóvel perderá potência nas retomadas de velocidade. 

Outro cuidado que você tem que tomar é com o filtro de óleo. Ao vencer, ele deixa partículas para o motor que danificam as peças, os pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, pode fundir o motor do automóvel.

E por último vem o filtro de ar condicionado, um dos filtros de carro mais importante. Se estiver vencido ou estragado não impedirá a entrada de impurezas e cheiros da rua no seu carro. 

Além do cheiro, o filtro danificado impede o fluxo de ar, o que é prejudicial ao automóvel.

Como é o filtro de carro?

Cada um dos filtros de carro possuem um formato para que melhor consigam realizar suas funções. Conhecer um pouco mais sobre eles é muito importante para entender quais e quando são necessárias as trocas.

Para explicar como são os filtros de carro, usaremos como exemplo o filtro de ar. Assim, será possível entender melhor como são os demais.

O filtro de ar tem um detalhe importante, pois nele há dois tipos de filtro: filtro de motor e filtro de cabine. Esse segundo faz parte do sistema de ar condicionado. 

Os dois filtros são parecidos e têm a função de filtrar impurezas do ar. No entanto, cada um protege um sistema diferente. Por proteger o motor do automóvel, o filtro de ar tem uma estrutura que absorve e separa as impurezas que ficam suspensas no ambiente. 

Dentro desse filtro há impurezas mais pesadas que vão para o fundo. Já as mais leves são retidas a mais um elemento filtrando que fica na parte visível da peça. Esse elemento se parece com uma sanfona e é composto por um papel especial que retém os contaminantes.

Para você ter ideia de como é importante o trabalho desse filtro, ele retém partículas que se parecem com um grão de pó de talco. Além disso, os filtros de ar do motor podem ser redondos, ovais, cilíndricos ou quadrados. Isso varia de acordo com o projeto de cada automóvel.

É importante lembrar que todas essas características do filtro de ar tem um único objetivo que é garantir um ar limpo à câmara de combustão e assegurar a queima da mistura/ar de combustível mais perfeita possível. 

Também é importante não esquecer que o filtro de ar reduz o risco de desgaste prematuro dos componentes internos do motor e o consumo de combustível. 

Uma dica para você saber se está na hora de trocar o filtro é conferir o que diz o fabricante da peça. Contudo, o filtro de ar pode ser substituído na faixa dos 10 mil quilômetros rodados. 

No entanto, não se esqueça de avaliar as condições de uso do seu carro e a estrada que você anda. Se você circula por vias movimentadas, onde o ar também é poluído,  certamente a sua peça vai se degradar mais rápido do que aquele que é utilizado na maior parte do tempo na cidade. 

Para completar, você deve fazer uma checagem visual no filtro de ar para saber se está na hora de trocá-lo. Isso ajuda muito. E se o filtro estiver com muita poeira acumulada e escurecido é mais um bom motivo para realizar a troca. 

Outro sinal que você deve observar é com relação ao aumento do consumo de combustível, falhas na marcha lenta ou perda de potência nas retomadas de velocidade. 

Uma dica básica em relação ao filtro de ar é que você nunca deve lavar a peça com água e sabão. A chance de comprometer a eficiência é grande. Ou seja, se a peça já estava ruim, ficará pior. 

Como você pode ver, há vários tipos de filtros de carro com diferentes funções. Agora que você conhece cada um deles e sabe a sua importância, vai ficar atento na próxima vez que deverá trocá-lo, não é verdade? 

Além disso, se você pretende ser motorista de aplicativo de mobilidade, é importante manter o seu automóvel em um bom estado de conservação, para que você receba a avaliação mais alta dos seus clientes. 

Gostou do conteúdo? Quer ler mais artigos como este? Acesse o nosso próximo post e confira 8 problemas que o barulho do carro pode indicar.

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio