99 e Uber cobrança indevida: saiba o que fazer!

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

Compartilhe nas redes sociais clicando nos ícones abaixo

99 e Uber cobrança indevida: você já recebeu alguma? Sabemos que pode ser surpreendente se deparar com uma cobrança maior do que aquela que você esperava, ou, até mesmo, com uma cobrança indevida de uma viagem não realizada.

No entanto, ainda que não seja o ideal, essa situação incômoda pode, e muito provavelmente vai, acabar acontecendo em algum momento. Por isso, é importante estar preparado e entender como essas cobranças funcionam, para que assim você possa solucionar o problema da melhor forma possível.

Na realidade, é bastante simples resolver essa situação e, pensando nisso, hoje vamos te ajudar a saber o que é e como solucionar uma 99 ou Uber cobrança indevida.

Boa viagem!

99 e Uber cobrança indevida: o que é?

99 e Uber cobrança indevida é todo e qualquer valor cobrado de maneira equivocada, seja por superar o valor de um serviço prestado, ou até mesmo um serviço que não foi realizado.

No entanto, no caso dos aplicativos de transporte é sempre importante frisar que nem toda cobrança que excede àquela simulada anteriormente é, necessariamente, uma cobrança indevida.

Esse tipo de cobrança, que vai além da simulação, pode ocorrer em algumas situações, como quando o cliente pede para fazer uma parada no meio do caminho e demora para retornar à corrida. Outra ocasião se dá quando há algum dano no veículo causado pelo cliente, não permitindo que o motorista siga com seu trabalho.

Portanto, antes de fazer a sua justa reclamação, é interessante pensar se não aconteceu, durante o percurso, qualquer situação parecida com essas de que tratamos.

Caso isso não tenha acontecido e você esteja lidando com uma cobrança indevida, vamos te ajudar!

99 e Uber cobrança indevida: quais são os tipos?

Para começarmos, você precisa saber que as cobranças indevidas podem ser de dois tipos, as justificáveis e as injustificáveis.

Justificáveis

As cobranças justificáveis acontecem, por exemplo, quando uma pessoa usa seus dados para gerar um cadastro e utilizar, em seu nome e em suas custas, o serviço da 99 ou da Uber.

Nesse caso, é fundamental registrar um boletim de ocorrência e comunicar à empresa prestadora de serviços de crédito e à plataforma de transporte.

Injustificáveis

Já, o equívoco da 99 ou Uber cobrança indevida por erro injustificável são aqueles que acontecem sem que haja qualquer situação em que ocorra erro por parte do usuário, ou por fraude. Nesses casos, pode ocorrer um erro no sistema da plataforma, ou mesmo por um operador. 

Sendo assim, é dever da plataforma zelar pela restituição rápida da boa relação com o seu cliente e consumidor.

Pessoa segurando um celular e um cartão laranja.
Existem dois tipos de 99 e Uber cobrança indevida: justificáveis e injustificáveis. Ambas possuem seus respectivos detalhes e é importante entender quais são suas diferenças caso você receba uma.

99 e Uber cobrança indevida: posso receber uma?

Sim, você pode. Todo serviço pago pode gerar uma, assim como 99 ou Uber cobrança indevida. 

Seja no mercado, farmácia ou app de transporte, todos os serviços que envolvem algum tipo de pagamento podem gerar cobranças que não correspondam com o valor real. Essas cobranças podem ser referentes aos produtos adquiridos, ou pelos serviços prestados.

Isso pode se dar por conta da operação humana ou também da operação das maquininhas, do pagamento via web ou mesmo por causa de falhas na rede do cartão.

Seja por qualquer uma dessas razões, o estorno normalmente ocorre dentro de 24 horas, sem maiores problemas para o consumidor.

E tanto a Uber cobrança indevida quanto a 99 atuam buscando formas de tornar seus sistemas mais seguros, evitando situações como essas. 

Nem toda cobrança é indevida

Como citado anteriormente, ainda que uma cobrança possa ser mesmo indevida, outras cobranças fazem parte do contrato firmado entre o app e o cliente no momento em que aceitamos as regras de utilização do aplicativo.

Alguns dos casos que podem gerar uma 99 ou Uber cobrança indevida são:

  • Deixar o motorista esperando, tão logo ele chega para te conduzir até seu destino;
  • Cancelar a corrida quando o motorista já está a caminho.

Essas são práticas que realmente atrapalham a rotina de trabalho do motorista e de outros passageiros. Além disso, sua qualificação como passageiro pode diminuir, fazendo com que você deixe de utilizar o seu status de VIP, por exemplo.

99 e Uber cobrança indevida: como reclamar?

Tanto a Uber quanto a 99 têm canais específicos para cobranças indevidas, buscando fornecer o melhor atendimento possível para aqueles que passarem por essa situação. 

Uber

Para reclamar na Uber de uma cobrança indevida sobre uma corrida realizada é importante que você, rapidamente, acesse a página de suporte do aplicativo e narre com precisão o que você identificou, para que assim o suporte possa te ajudar.

A resolução para esse tipo de Uber cobrança indevida é bastante rápida e eficaz.

99

Agora, quando se trata da 99, a cobrança indevida também é rápida e prática de se resolver e pode ser acionada por meio do telefone de atendimento do aplicativo: 0300 3132 421.

Saiba melhor como entrar em contato com a 99 e a Uber aqui!

Agora você está por dentro de como uma 99 ou Uber cobrança indevida pode acontecer, e sabe também o que você pode fazer para solucionar o problema. No final, esse não é nenhum bicho de sete cabeças, não é mesmo?

Gostou? Compartilhe e confira outros artigos como esse no nosso blog, repletos de conteúdos interessantes e dicas para deixar suas corridas cada vez melhores!

Te esperamos lá, boa viagem =)