Uber, Cabify e 99: afinal, qual é a diferença para o motorista?

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Quem quer trabalhar com aplicativos para motoristas encontra uma boa variedade de opções. Mas não adianta escolher aleatoriamente ou fazer cadastro em todos. É preciso entender os pontos fortes e fracos de cada um, escolhendo aqueles que oferecem vantagens reais de acordo com os seus objetivos.

Neste artigo, vamos fazer uma análise dos três principais apps de transporte urbano do momento: Uber, Cabify e 99. Você vai descobrir quais são as diferenças entre eles. Esse é um conhecimento essencial para quem está aprendendo como ser motorista particular. Então, não deixe de conferir!

Tarifas

Cada empresa desenvolveu sua própria fórmula para calcular as tarifas cobradas do passageiro. Esse cálculo é a base para determinar o quanto você, motorista, pode ganhar.

O Vida de Motorista pesquisou a fundo como funcionam as tarifas de cada aplicativo e exemplificou valores. Não deixe de ler e saber como funciona!

Taxas de desconto

Do valor que o passageiro paga, nem tudo fica com você. Uma parte é descontada para a empresa — que também precisa de dinheiro para se manter. As taxas de desconto praticadas por cada empresa são:

  • Uber: 25%;
  • Cabify: 25%;
  • 99: 16,99%.

Dá para ver que a 99 é a que deixa a maior parte do valor da corrida para o motorista. De certa forma, isso equilibra a balança em relação às tarifas. Em outras palavras, embora o preço final das corridas seja menor, o usuário da 99 fica com uma fatia maior desse valor.

Suporte

Em termos de suporte, a Uber oferece sua página de dúvidas frequentes e uma seção de Ajuda no próprio aplicativo. Fora isso, foram criados centros de atendimento presencial e uma linha de emergência para atendimento telefônico em casos mais graves.

As opções de suporte que a Cabify apresenta são a página de perguntas frequentes no site, um número de telefone para emergências, e e-mail e chat integrados ao próprio aplicativo.

A 99 tem diversos canais de suporte ao motorista. Pelo site, você confere as perguntas mais frequentes e também pode enviar uma mensagem via formulário. Para quem prefere o atendimento por telefone, a empresa coloca à disposição quatro números, para atender diferentes regiões do Brasil. O canal pensado na segurança dos motorista é o telefone 0800 para tratativa de casos emergenciais que oferece atendimento 24 horas, 7 dias na semana.

Além dessas opções, também é oferecido atendimento presencial. A 99 estabeleceu Centros de Atendimento e Treinamento em várias capitais e regiões metropolitanas do país, como São Paulo, ABC paulista, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Campinas, Curitiba…

Quantidade de passageiros

Não é possível apresentar um número exato, mas existem boas estimativas sobre a quantidade de pessoas atendidas por cada empresa de mobilidade urbana. Essa é uma informação importante pois, se você conseguir mais passageiros, poderá aumentar ganhos.

Segundo dados divulgados em outubro de 2017, a Uber informa ter 17 milhões de usuários ativos. A 99 apresentou o número de 14 milhões de usuários enquanto a Cabify reportou um milhão de usuários.

Função de contato com o passageiro

Uma funcionalidade importante nos aplicativos para motoristas é a possibilidade de entrar em contato com o passageiro para informar sobre um atraso ou desvio, por exemplo. Essa atenção conta muitos pontos na sua avaliação. Para quem está aprendendo como ser motorista, lembre-se disso!

As funcionalidades para contato com o passageiro são diferentes em cada aplicativo. Na Uber, há duas possibilidades: fazer uma ligação ou enviar uma mensagem de texto. Na Cabify, a única alternativa é a ligação telefônica.

Na 99, além da ligação e da mensagem de texto, também é possível enviar um recado pronto, como “aguardando” ou “ok”. Parecer um detalhe simples, mas é uma facilidade superimportante para o motorista, que está dirigindo e não pode tirar a atenção da pista. O seu último lançamento trouxe uma novidade que auxilia demais a comunicação entre motoras e passageiros: mensagem de áudio. E, assim como as mensagens de texto esta é uma funcionalidade gratuita dentro do app!

Função de cancelar corrida

Outra função que merece destaque é cancelar corridas e você precisa saber em quais situações o motorista pode acioná-la.

Na Uber, é possível cancelar uma viagem se você chega ao local de partida e não encontra o passageiro em até cinco minutos. Nesse caso, é cobrada uma taxa de cancelamento do cliente, para compensar o motorista pelo tempo perdido.

A 99 tem uma novidade: agora o motorista pode cancelar uma viagem com a justificativa de “não ser seguro”. O objetivo é permitir que os parceiros evitem situações de risco.

Além dessas duas situações especiais, todos os aplicativos permitem que o motorista cancele a viagem sem realizar qualquer cobrança do usuário.

Chegamos ao fim da nossa comparação! Agora, você precisa tirar suas próprias conclusões: qual dos aplicativos para motoristas é mais vantajoso? Vale a pena se cadastrar em dois deles ou até mais? Considere que esse trabalho é bem flexível, não existe exclusividade!

Quer saber mais? Então, aproveite e leia também nosso artigo sobre como ser motorista.