VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quero ser motorista

Como ser motorista? Veja o passo a passo para o sucesso

O mercado de trabalho no Brasil sofreu uma reviravolta nos últimos anos. Porém, a tecnologia e as boas ideias para melhorar a mobilidade trouxeram uma nova esperança a quem não via perspectiva em sua área de atuação. Os aplicativos de transporte abriram oportunidades de renda e facilitaram a vida dos usuários. Então, como ser motorista e ter sucesso nesta profissão?

Para ajudar você, que quer ser um motorista, elaboramos este guia completo. Nele, vai saber os segredos para ganhar destaque na sua profissão. Continue a leitura e saiba o passo a passo para ser um motorista de sucesso!

Entenda os principais desafios da profissão

Trabalhar como motorista, seja de carro, ônibus, van ou caminhão, requer algumas habilidades. Quando dirigir vira profissão, tudo fica ainda mais sério. Ficar ao volante e viver disso é uma excelente escolha, mas é preciso ficar atento a alguns desafios, que vamos listar abaixo:

Saber lidar com a concorrência

Assim como qualquer profissão, há uma concorrência alta entre os motoristas. Porém, a boa notícia é que sim, há mercado para todos!

A dica é interagir com os colegas de profissão, trocar ideias e saber tudo sobre os pontos e eventos mais movimentados. Assim, o que era para ser uma concorrência se transforma em ajuda mútua! Participe dos grupos de Whatsapp e siga as novidades dos canais de comunicação dos aplicativos com que você trabalha.

Entender e respeitar as leis

Estar dentro da lei de sua cidade e respeitar as regras de trânsito são atitudes básicas, mas que te desafiam constantemente. Fique ligado na sua documentação, que deve estar sempre em dia, e consulte atualizações nas leis – elas podem sofrer mudanças. Isso evita surpresas desagradáveis pra você: imagina estar mal informado e levar uma advertência em plena corrida com o cliente?

Ter resiliência para lidar com situações atípicas

Lidar com o público é muito bom, porém, em alguns casos, existem situações que saem do controle e é preciso saber lidar com elas. Passageiros mal educados, embriagados ou que querem discutir são tipos comuns e, nesses momentos, é preciso ter calma. Lembre-se de que é uma questão de atendimento ao cliente e, por isso, ouvir mais e falar menos nessas ocasiões vai poupar você do estresse desnecessário.

Esteja em dia com a carteira de habilitação

Para quem deseja trabalhar ao volante, é muito importante se informar sobre a regularização do documento para a atividade que pretende exercer. As categorias corretas são:

Para conseguir a carteira de habilitação para qualquer categoria, é preciso fazer um curso teórico e um prático. Além disso, cada categoria tem suas provas específicas.

Para obter a EAR, basta entrar em contato com o DETRAN ou o centro de atendimento da prefeitura de sua cidade e solicitar a modificação seguindo as orientações.

Escolha o tipo de veículo que você quer dirigir

Todo motorista tem em comum a paixão por dirigir. Porém, o meio de transporte a ser utilizado também é um fator que deve ser levado em consideração. Para ser um profissional de sucesso nessa área, é preciso optar pelo veículo em que se sente mais à vontade e que realiza o tipo de transporte que você prefere.

Para chegar a essa conclusão, vale a pena responder a algumas perguntas:

Que tipo de horário de trabalho quero fazer?

Motoristas de caminhão e vans e ônibus de turismo, por exemplo, têm um horário diferente. Ou seja: podem sair de madrugada, à noite ou durante o dia para fazer o transporte da carga e/ou dos passageiros. A escala dos horários é pré-determinada de acordo com a empresa para a que você quer trabalhar.

Já os motoristas de carros particulares e táxis podem escolher o horário em que preferem trabalhar. É possível fazer corridas durante o dia ou à noite, dependendo da necessidade, da preferência do turno ou até da demanda da cidade.

Prefiro viajar ou rodar pela cidade?

Dirigir na estrada e na cidade são coisas bem diferentes. Ficar ao volante durante o dia todo nos centros urbanos cansa tanto quanto fazer uma viagem longa, por exemplo. Por isso, é importante saber o que te dá mais prazer.

A opção por dirigir ônibus de viagens e caminhão permite que você rode pelas estradas, enquanto dirigir pela cidade, seja em vans, ônibus ou carros, vai te deixar dentro do perímetro urbano, salvo algumas exceções.

Prefiro ter um salário ou ganhar por demanda?

Outra questão importante a ser avaliada é o pagamento. Ter um trabalho fixo de motorista pode garantir certa estabilidade, já que, ao final do mês, sempre vai cair aquela quantia exata na conta.

No caso de quem trabalha por conta própria, o salário fixo não existe. Em contrapartida, é possível controlar quanto se ganha. Por exemplo: se em um mês o orçamento de casa estiver mais apertado, dirigir por algumas horas a mais vai garantir um dinheiro extra na conta.

Verifique a necessidade de licenciamento junto à prefeitura

Para ser um profissional de sucesso, é preciso, além de dirigir com responsabilidade, estar atento às constantes mudanças de regras e leis que acontecem em todo o país. No caso dos motoristas de carros particulares e que trabalham sob a demanda de aplicativos, é preciso ficar ainda mais atento: por se tratar de um tipo de serviço relativamente novo, tudo ainda está em processo de ajuste.

Em São Paulo, por exemplo, foram divulgadas novas regras que os motoristas de aplicativos possam seguir, como CNH em dia, carro com placa da cidade, documento comprovante de realização do curso de treinamento de condutores, uso de roupa social (vetado camiseta esportiva, regatas, jaqueta de times, chinelos e calça esportiva ou moletom), comprovação de contratação do seguro contra acidentes de passageiros e do seguro obrigatório, inspeção anual em dia e licenciamento.

É preciso verificar na prefeitura da sua cidade quais são as regras e como licenciar seu veículo, se for necessário.

Use os aplicativos para motoristas a seu favor

Se você decidiu que quer trabalhar como motorista de aplicativos, é hora de saber usar a tecnologia a favor do seu trabalho. Atualmente, os aplicativos de carro particular fazem um grande sucesso tanto para os prestadores de serviço, como para os clientes. Com preços mais competitivos e a facilidade de se pedir um carro pelo celular, os apps têm cada vez mais força como solução de mobilidade.

Trabalhe quantas horas quiser ou precisar

O mercado de trabalho esfriou nos últimos anos e os aplicativos para motoristas motoristas salvaram muitas pessoas do desemprego. Ter a própria renda, a chance de fazer seu próprio horário e atingir metas pessoais de ganhos pode garantir um salário até maior do que o da sua antiga área de atuação.

Fique livre para circular pela cidade

Outro ponto positivo desses tipos de aplicativos é que não é preciso se prender a algum ponto ou região. Você pode circular por todas as áreas da sua cidade de atuação e pegar passageiros em qualquer lugar que quiser.

Não é preciso ficar parado quando se é cadastrado no app. Se um bairro não tem muita demanda naquele dia, por exemplo, você pode testar outros lugares, eventos, regiões, e sentir, aos poucos, o que funciona em qual horário.

Tenha a segurança do aplicativo

Não é novidade que o Brasil enfrenta ondas de violência cada vez mais intensas. Por isso, é importante trabalhar buscando o máximo de segurança possível. Mesmo que ninguém esteja livre de assaltos e outros crimes, blindar-se ao máximo vai diminuir significativamente o risco de passar por isso. Assim, os aplicativos representam a alternativa mais segura para ser motorista.

Rastreamento de áreas de risco e envio de alertas, acesso a notas de avaliação de conduta oferecidos pelo app são itens que asseguram tanto o motorista quanto o passageiro. Além disso, o motorista também tem total liberdade para recusar ou cancelar corridas caso caso ache necessário ou se sentir que corre perigo.

Use a tecnologia a seu favor

O uso dos smartphones para o trabalho é indispensável no caso de quem dirige, já que os apps de GPS são uma verdadeira mão da roda de quem vive ao volante.

No caso dos motoristas particulares, o GPS permite que a corrida seja realizada de maneira segura, já que é possível conferir o trajeto antes de sair e escolher a melhor rota. Além disso, você garante que chegará mais rápido e as chances de se perder pelo caminho ficam praticamente nulas.

Trabalhe em tempo integral ou como renda extra

Como você já viu acima, a flexibilidade de horário é uma das maiores vantagens de se trabalhar como motorista, e isso também inclui o complemento da renda. Ou seja, se a sua intenção é ganhar um dinheiro extra, trabalhar como motorista de aplicativo é uma boa opção.

Veja as diferenças entre assumir a função em tempo integral ou usá-la para complementar a renda:

Trabalho em tempo integral

Quem deseja assumir de uma vez o cargo de motorista deve saber que um dos desafios do trabalho em tempo integral de um profissional autônomo é gerenciar o próprio tempo. A dica, nesse caso, é estipular um horário para sair de casa e para terminar o expediente.

A vantagem da flexibilidade de horários é que você pode adaptá-los aos seus compromissos. Por exemplo, se você se propuser a trabalhar 8 horas por dia, você pode começar mais cedo ou mais tarde, parar no momento em que precisar e voltar até completar as horas.

A dica importante é cumprir a frequência e o número de horas diárias, para que, ao fim do dia, você atinja sua meta de ganhos e consiga trabalhar e viver como motorista.

Renda complementar

Quem não quer abandonar a área de atuação, mas quer garantir um dinheiro extra, também tem a possibilidade de fazê-lo nos horários fora do expediente. Nesse caso, a dica é estipular a quantidade de horas que deseja trabalhar e distribuí-las no tempo livre.

Você pode fazer corridas antes do expediente e ir direto para o trabalho ou depois, aproveitando a noite para ficar próximo a shows e eventos com grande circulação de pessoas.

Compre um carro que atenda sua demanda

Se você quer investir em um automóvel novo para começar a trabalhar, é importante prestar atenção em alguns detalhes para escolher o melhor modelo. Neste tópico, você confere algumas dicas para encontrar a melhor opção:

Estude o valor que você pode gastar

Antes de pesquisar os preços e os melhores modelos de carros, estude sua condição atual e estipule um valor que pode ser gasto no veículo. Se for possível, opte por comprá-lo à vista ou por modelos que tenham taxa zero no financiamento.

Preze pela segurança

Quem trabalha no transporte de passageiros deve pensar ainda mais na segurança do carro. Se for comprar um seminovo, atente-se ao estado do veículo, verifique se as revisões foram feitas na concessionária e no prazo indicado.

Opte por opções com quatro portas

É fato que os carros com quatro portas já são grande maioria em todo o mundo por sua praticidade. E, quem trabalha como motorista, deve ter em mente que ter as duas portas traseiras é mais do que importante para o sucesso da sua profissão.

Isso, porque um carro com quatro portas dá mais autonomia ao passageiro, afinal, para ganhar tempo e se sentir mais confortável, ele não dependerá do motorista para abrir a porta quando for embarcar ou desembarcar.

Escolha opcionais que fazem a diferença

Conforto é o que os passageiros que pedem pelo serviço de carro particular priorizam. Por isso, optar por um carro que tenha vidro elétrico, ar-condicionado (modelos com ar individualizado agradam a todos) e banco de couro faz toda a diferença.

Compare os valores e formas de pagamento

Antes de fechar negócio, é importante que você tenha o orçamento de várias concessionárias e lojas especializadas em revendas de carros seminovos. Compare as formas de pagamento, os descontos e os juros para chegar a uma opção que seja boa para seu bolso.

Implemente os acessórios para prestar um bom serviço

Além dos opcionais que já vêm com o carro, adquirir alguns itens à parte também vai ajudar você e seu serviço a se destacarem. Abaixo, você confere o que é mais popular na preferência dos passageiros:

Cabos para carregar o celular

Nos tempos atuais, é difícil encontrar alguém que se permita ficar sem bateria no celular. Por isso, oferecer ao passageiro alguns cabos USB conectados para que ele possa carregar o aparelho faz a diferença.

Deixe cabos com terminações diferentes para atender os variados tipos de celular e tenha o cuidado de comprar acessórios originais e que não danifiquem o aparelho dos passageiros.

Porta-água e balas

Na correria do dia a dia, pode ser comum que seu passageiro entre no carro com sede ou querendo adoçar a boca. Então, nada melhor do que proporcionar conforto para ele, oferecendo água e balinhas, certo?

Existem acessórios especiais para armazenar garrafinhas de água e balas que são colocados no banco traseiro, bolsas térmicas organizadoras para pendurar no banco e manter tudo fresquinho e até mini-geladeiras que funcionam por meio de cabo USB e mantêm as bebidas refrigeradas para os dias mais quentes.

Lixeira na parte traseira

Deixar à vista uma lixeirinha para o passageiro impede que ele fique sem saber o que fazer com o que queira descartar. É muito chato passar por toda a viagem com lixo na mão ou ter que guardar na bolsa ou mochila para não jogar no chão quando sair do carro.

Aplicativo de música

Instale em seu smartphone um aplicativo de música para ter sempre um som ambiente durante os trajetos. Não se esqueça de deixá-la em um volume mediano para não incomodar e pergunte sempre ao passageiro se ele deseja outro tipo de música. A dica é criar várias playlists para oferecer variedade de estilos.

Saquinhos para guarda-chuva

Pensando na comodidade do passageiro e na praticidade do motorista, ter saquinhos para colocar o guarda-chuva sempre surpreende positivamente. Isso porque entrar no carro com a sombrinha usada molha o carro e deixa o dono dela sem saber onde colocar. Deixe os saquinhos no porta-objetos com uma etiqueta identificando para que servem.

Desenvolva uma postura de motorista profissional

Uma boa postura é essencial no desenvolvimento de qualquer trabalho. Com os motoristas, não é diferente. Portanto, é importante seguir algumas dicas para manter a atitude profissional durante o expediente:

Vista-se de maneira adequada

Mesmo se você mora em uma cidade que o traje social não seja obrigatório, é importante vestir-se bem. Opte por jeans de lavagem escura ou calça social, combinadas com camisas do tipo polo ou sociais.

Evite dirigir profissionalmente de bermuda, chinelo, regatas ou moletons se quiser dar um ar mais profissional ao seu trabalho.

Converse o necessário

É importante sentir o passageiro. Se você fica calado demais, pode criar uma situação constrangedora. Falar demais também pode causar desconforto. Portanto, é importante fazer perguntas básicas e, se ele corresponder e continuar a conversa, fale também. Se não, é melhor ficar em silêncio.

Pergunte se o passageiro precisa de algo

Assim que o passageiro entrar no carro, ofereça água, balas ou o que você tiver disponível para ele. Pergunte também sobre a temperatura do ar-condicionado e sobre a altura do som.

Saiba que seu comportamento impacta no sucesso

Ter um carro confortável, com opcionais e acessórios para o conforto do seu cliente é essencial para receber uma boa nota, assim como manter uma postura profissional durante todo o horário de trabalho.

Porém, tomar todas essas atitudes e ter um comportamento diferente pode impactar negativamente no seu sucesso como motorista. Lembre-se de que o passageiro é seu cliente e a prestação do serviço exige práticas de atendimento. Ser agressivo, contrariar o passageiro ou criticar são comportamentos negativos que devem ser evitados, assim como falar sobre assuntos muito polêmicos, que podem acabar em discussões e chateações desnecessárias.

É importante também entender que o modo de agir vai muito além da relação que se tem dentro do veículo. Evite contar para colegas as histórias que você já viveu durante o expediente, não exponha os passageiros em redes sociais e muito menos faça comentários criticando-os em grupos de mensagens.

Também é importante destacar que respeitar as leis de trânsito, evitar desavenças com outros motoristas e não usar palavras de baixo calão durante o expediente são fatores comportamentais que impactam diretamente no seu sucesso profissional.

Tenha uma boa gestão financeira pessoal

Saber gerenciar seus ganhos é essencial para manter seu sucesso na profissão de motorista. Apesar de oferecer bons ganhos, o salário desse tipo de profissão não é fixo, por isso, ter organização e planejamento é muito importante. Confira algumas dicas:

Faça uma planilha de ganhos e gastos

Esse é o início de qualquer planejamento financeiro. Coloque em ordem seus gastos: primeiro os fixos, como aluguel, contas da casa, parcela do carro, escola dos filhos, entre outros; depois, comece a anotar seus gastos diários.

A partir dessa planilha, você vai conseguir saber onde pode gastar mais ou onde precisa diminuir. No caso de motoristas, também é interessante fazer uma tabela de ganhos, registrando as metas e o valor conseguido no dia.

Reserve uma quantia para investir em seu carro

Depois de saber onde economizar, separe uma quantia para as revisões do seu veículo e também para a compra de novos acessórios ou troca de itens que podem ficar desgastados por conta do uso intenso.

Tenha uma reserva emergencial

Por fim, é importante manter uma reserva financeira para emergências. Como você trabalha por conta própria, não se esqueça de que, se precisar ficar alguns dias sem rodar, o dinheiro não vai entrar como o planejado. Por isso, é importante ter aquela sobra no orçamento para cobrir alguma despesa inesperada ou para ter uma reserva para os dias em que, por algum motivo, você não consiga sair para trabalhar.

Se você tinha dúvidas como ser motorista, esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado. Resumidamente, manter uma boa postura, um carro limpo e oferecer a estrutura que seu passageiro merece vai fazer você ganhar as melhores notas e ser reconhecido como um bom profissional. Não se esqueça também de se organizar financeiramente e manter um horário e uma frequência nas suas saídas para ganhar o que você planejou.

E então, pronto para se destacar como um bom motorista? Baixe o aplicativo e comece agora mesmo!

 

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (5)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio
  • Serviço profissional de qualidade

    Responder

  • José Lopes de oliveira

    Estou ansioso pra trabalhar de motorista da uber

    Responder

  • João Gomes

    Me sinto incentivado a fazer parte desse grupo.

    Responder

  • Josivaldo

    Sim é ótimo e eu quero trabalhar como motorista o que eu devo fazer para ser um motorista obrigado

    Responder

  • Veja como trabalhar como motorista nas festas de São João e ter um bom lucro - Vida de Motorista

    […] de um dos festejos mais famosos da cultura brasileira. Que tal se organizar pra ter um bom lucro e trabalhar como motorista nas festas de São João? Com algumas dicas e preparos simples, você garante muitas corridas e, […]

    Responder