4 segredos sobre a hora da troca de pastilha de freio

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

Compartilhe nas redes sociais clicando nos ícones abaixo

Você sabe o momento de realizar a troca de pastilha de freio? Ainda que não seja uma pergunta que você ouça todos os dias, a verdade é que a resposta precisa estar na “ponta língua”, ainda mais se você utiliza o carro como meio profissional, como é o caso de um motorista de aplicativo.

Embora as pastilhas de freio não sejam os itens mais lembrados por muitos motoristas, ela é uma peça essencial para a segurança do veículo. Um desgaste a mais pode resultar em prejuízos financeiros e, principalmente, acidentes de trânsito.

Por isso, é fundamental estar com a manutenção em dia e sempre saber o momento da troca de pastilha de freio. Para explicar mais sobre o assunto, preparamos este artigo com os pontos mais importantes.

Continue acompanhando e boa leitura! 

O que é a pastilha de freio?

A pastilha é um dos componentes do sistema de freio, sendo fundamental para a segurança do veículo. Ela funciona a partir do acionamento do freio, fazendo pressão contra o disco de freio que está fixado à roda. 

Sem a participação da pastilha, o sistema de freio basicamente não é capaz de fazer as rodas pararem com segurança, pois o acionamento vai direto para o disco de freio, o que pode causar instabilidade.

Qual a importância de não ter uma pastilha de freio gasta?

A importância da pastilha de freio está ligada com a sua funcionalidade no carro, porque juntamente com o disco de freio, a pastilha é responsável por desacelerar o carro, além de também interferir na performance do carro, como pedal duro ou baixo e ruídos frequentes.

Imagine que você precisa frear o seu carro para deixar um passageiro ou até mesmo no semáforo, mas o seu freio não responde e o resultado é uma colisão. Imaginou a cena? 

Essa situação pode acontecer quando já passou da hora de fazer a troca de pastilha de freio e o disco de freio não está mais acionando. 

Fora o desespero que a situação pode causar, ela também coloca em risco a sua vida e a do passageiro, portanto sempre confira sua pastilha de freio.

Benefícios da pastilha de freio

Além disso, a pastilha de freio é uma peça que apresenta benefícios próprios, tais como: proporciona maior dissipação do calor gerado pela frenagem e evita o acúmulo de sujeira.

Quanto custa a troca de pastilha de freio?

A troca de pastilha de freio pode variar entre 80 a 300 reais, pois depende da cidade, do grau de complexidade para o mecânico realizar a troca, a marca da pastilha de freio e também o modelo de carro.

Quando realizar a troca de pastilha de freio?

Quando falamos da troca de pastilha de freio é preciso entender que se trata de uma peça que se desgasta naturalmente por causa da fricção. Ou seja, basta você utilizar o carro que o item irá se desgastar.  

Dessa forma, fica claro que a duração da pastilha dependerá da forma como você utiliza o veículo. Por exemplo, se você costuma realizar freadas bruscas, a tendência é ter a pastilha de freio gasta mais rápido.

Caso você seja adepto à direção defensiva e utilize o freio da maneira correta, o resultado será uma pastilha de freio gasta em um intervalo maior de tempo. Vale a pena, não é mesmo?

Carro com o capô aberto e uma maleta de ferramentas apoiada sobre a lataria.
A troca de pastilha de freio gasta é fundamental para garantir a segurança do motorista, dos passageiros e também das pessoas ao redor.

Qual a vida útil da pastilha de freio?

A vida útil da pastilha de freio, é sempre indicado nas recomendações do fabricante, pois normalmente a informação sobre  o momento correto da troca de pastilha de freio é dada por eles e geralmente, este período é de 30.000 a 40.000 km rodados.

Porém, é interessante realizar a revisão preventiva da peça a cada 5.000Km rodados – podendo ser em 3.000km dependendo do seu tipo de direção.

Para evitar surpresas, você precisa estar com o calendário de intervenções em dia, sabendo exatamente o momento para a troca de pastilha de freio. Atenção e cuidados com a segurança sempre são bem-vindos.

Quantas pastilhas de freio vão em cada roda?

Quando for realizar a troca de pastilha de freio de todo o seu veículo, você precisará comprar um jogo com 4 componentes, sendo 1 par de pastilha de freio para cada roda. 

Como saber se a pastilha de freio está ruim?

Tanto o sistema de freio quanto o próprio veículo apresentam fatores apontando o desgaste e a necessidade de realizar a troca de pastilha de freio. Confira 4 sinais de que precisa ser trocada a sua pastilha de freio gasta: 

1. Espessura da pastilha

Uma vistoria diretamente na peça é capaz de lhe mostrar o estado real do componente. Caso a espessura da pastilha esteja inferior a 2mm, a troca de pastilha de freio deve ser feita de forma imediata – os valores também podem variar de acordo com o fabricante.

2. Rachaduras 

Além disso, fique atento também a rachaduras e outros sinais “trincados”. Essas condições indicam que a peça ultrapassou seu limite de desgaste e precisa ser substituída.

3. Acionamento do freio

Já no veículo, ele aponta sinais no momento do acionamento do freio. Ao pisar no pedal, caso o freio demore a responder ou apresente barulhos metálicos, significa que a pastilha está no final da vida útil.

Na imagem há os pedais de um carro, sendo da esquerda para a direita o pedal da embreagem,  o pedal do freio e o pedal do acelerador respectivamente. A troca de pastilha de freio impacta diretamente na resposta do pedal de freio.
Se ao pisar no freio há uma demora de resposta, esse é um sinal que a troca de pastilha de freio precisa ser feita.

4. Luz no painel

Por fim, em alguns modelos mais modernos, uma luz amarela também aparece no painel do carro quando o desgaste da pastilha está abaixo do recomendado. Então, vale a pena ficar atento. 

Como conservar o sistema de freio do seu carro?

Como vimos, mesmo o desgaste da pastilha de freio e do disco de freio sendo algo natural, há formas de melhorar o seu uso e trazer maior segurança para você e seus passageiros, por exemplo: 

  • Faça a troca do fluido de freio no prazo correto: o fluido é responsável por transferir a pressão exercida sobre o pedal para a pastilha, deve ser trocado a cada 10.000km;
  • Evite o excesso de peso no carro: quanto maior o peso, mais difícil é o movimento para diminuir a velocidade e maior é o esforço do sistema de freio;
  • Use o freio motor: alivie o trabalho do sistema de freio diminuindo a velocidade gradativamente a partir das marchas do carro.

Enfim, além dessas dicas, é essencial que você realize revisões periódicas e manutenções preventiva, pois elas são responsáveis por apontar o momento correto para a troca de pastilha de freio, manutenção em dia é sinônimo de tranquilidade

Jamais postergue a compra de um novo componente, tenha em mente que isso pode trazer risco a segurança de todos no trânsito e  se você é motorista de aplicativo, isso pode atrapalhar seu rendimento e sair mais caro que o necessário.

Agora você já sabe qual a importância da troca de pastilha de freio e como identificar os sinais que o veículo te passa, não é mesmo? Confira outros conteúdos no nosso blog e fique por dentro da Vida de Motorista!

Boa viagem!