VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

4 tipos de apps de mobilidade urbana no Brasil!

Os aplicativos de mobilidade urbana no Brasil surgiram como uma alternativa para facilitar o nosso dia a dia. Com o aumento na necessidade de transporte eles se tornaram uma ótima solução em meio aos problemas.

Isto é, com o grande crescimento populacional e urbano, a mobilidade no Brasil vem ganhando alguns obstáculos. Ruas e vias inaptas para grande circulação, assim como a falta de planejamento para o crescimento são alguns deles.

Mas, felizmente, os aplicativos podem ser uma boa saída para contornarmos esses obstáculos, não é mesmo?

Confira agora quais são os tipos de apps de mobilidade urbana no Brasil, quais são seus benefícios e entenda como eles podem se encaixar no seu dia e otimizar sua rotina.

Tipos de aplicativos de mobilidade urbana no Brasil

Com o objetivo de facilitar a rotina das pessoas, os apps de mobilidade urbana no Brasil vêm ganhando cada vez mais destaque.

As oportunidades são para aqueles que irão desfrutar dos serviços, mas também para quem busca um novo meio para se inserir no mercado de trabalho.

Assim, é possível notar também o surgimento de cada vez mais opções e alternativas no mercado. Além de mostrar quão ampla é a transformação digital do segmento, esse crescimento também oferece ao consumidor mais variedade. 

E isso se reflete no surgimento de vários tipos de aplicativos de mobilidade urbana. Mas você sabe quais são? Confira mais sobre cada um :

Aplicativos de corrida

Primeiramente temos os aplicativos de corrida. Mais conhecidos do público em geral, esses apps tem como princípio o transporte de passageiros, conectando passageiros e motoristas que atuam em cada plataforma.  

A grande vantagem aqui é que o consumidor conta com muito mais diversidade na hora de se deslocar entre muitos pontos da cidade. 

Em suma, o passageiro deve solicitar a sua corrida por meio do aplicativo, sendo cobrada uma taxa pelo transporte de acordo com a distância entre o ponto de partida e o destino.

Dentre as principais opções do segmento, é possível destacar:

Apps especializados

Ainda dentro da categoria de aplicativos de corrida e carona, é possível notar o surgimento de subcategorias, ou apps direcionados para alguns públicos.

O exemplo com maior destaque de um app especializado é o Lady Driver. Em resumo, ele surgiu como alternativa de transporte particular exclusivo para passageiras e motoristas mulheres. 

Assim, o app tem como objetivo proporcionar um transporte seguro para mulheres que precisam se locomover na cidade.

Aplicativos de compras e entregas

Em seguida, outra categoria de aplicativos de mobilidade urbana no Brasil são os aplicativos de compras.

O deslocamento das residências até o centro ainda é um problema para muitos. Com isso, os apps de compra e entregas surgem como uma solução para quem deseja comprar sem sair de casa.

Assim, de compras de mercado até pedidos de restaurantes, os apps de compras e entregas simplificam toda a logística de distribuição de itens e produtos. 

Dentre os principais exemplos nessa categoria, podemos citar:

Qual você costuma utilizar?

Aplicativos de carona 

Outra alternativa para mobilidade urbana no Brasil são os aplicativos de carona. Apesar de muitos confundirem estes aplicativos com os apps de corrida, o diferencial aqui é a possibilidade de compartilhar uma corrida.

Isto é, o objetivo da categoria é trazer uma opção de corrida mais barata, ou mesmo gratuita, compartilhando a corrida com outras pessoas. Exemplos de apps de carona são:

Os automóveis não são a única opção para locomoção quando falamos sobre mobilidade urbana no Brasil. Bicicletas e patinetes podem ser soluções mais saudáveis e sustentáveis.

Aplicativos de micromobilidade 

Por fim, outra categoria que surge como solução para a mobilidade urbana no Brasil são os apps de micromobilidade. Mas agora você deve estar se questionando: o que é micromobilidade?

Bom, diferente dos demais, aqui temos uma opção de transporte individual para o consumidor, como bicicletas e patinetes, por exemplo.

Solução para o trânsito intenso de muitas cidades, esses aplicativos ainda são uma alternativa para outro problema urbano: a sustentabilidade ambiental.

Dentre os apps de micromobilidade mais conhecidos, estão:

O impacto dos apps na mobilidade urbana no Brasil

Vimos até aqui que as opções quando falamos dos aplicativos de mobilidade urbana no Brasil são extensas. Mas qual é o impacto real que eles representam?

Apesar de surgirem como alternativa para os problemas do meio urbano, os aplicativos de mobilidade também são responsáveis por alguns impactos sociais, tanto positivos quanto negativos. 

A expansão dos apps e mobilidade urbana no Brasil influencia o mercado de transportes. Mas não só isso, eles também alteram relações de trabalho, e direito trabalhista, gerando a necessidade de adequação da legislação para abranger as novas categorias criadas pelos aplicativos.

Benefícios dos aplicativos de mobilidade urbana no Brasil

Mas podemos também destacar os benefícios que essa categoria de aplicativos e tecnologia carrega consigo. O desafio em melhorar a mobilidade urbana acaba gerando vantagens como

Isso sem contar a simplificação de muitos processos do dia a dia. Questões ligadas à burocracia, atualmente, estão sendo eliminadas por meio dos aplicativos de mobilidade urbana, o que se destaca como um dos pontos positivos na crescente demanda por essa tecnologia.

Agora você conhece a variedade de opções de apps de mobilidade urbana no Brasil e pode aproveitar e facilitar seu dia a dia, não é mesmo? Além disso, talvez atuar como motorista dentro de alguma dessas categorias possa ser uma boa também.

Confira outros artigos completos e repletos de dicas como esse no nosso blog. Não fique de fora, fique por dentro da Vida de Motorista e comece novas corridas.

Te esperamos lá, boa viagem!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio