VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

No stress! Saiba como aliviar as tensões do trânsito

Quem mora ou trabalha em uma metrópole sabe que o trânsito pode ser um problema. E até mesmo nas cidades menores, algumas situações são capazes de transformar uma viagem curta de carro em uma verdadeira novela. A situação é ainda pior para o motorista particular, que passa muitas horas por dia atrás do volante.

Acidentes, lentidão e engarrafamento, obras na pista… tudo isso atrapalha os planos do motorista e pode deixá-lo parado por bastante tempo. Mas o verdadeiro perigo é o efeito psicológico dessa situação: a tensão, o nervosismo.

Para não perder o controle, é preciso aprender a reduzir o estresse no trânsito. Nós temos nove ótimas sugestões! Confira cada uma delas a seguir.

Fazer pausas regulares

Um erro que costuma prejudicar seu bem-estar é dirigir durante muitas horas seguidas, sem nenhuma pausa. O fato de passar muito tempo sem comer ou forçando a vista pode aumentar seu nível de estresse no trânsito.

Por isso, sempre que precisar, faça uma parada. Pode ser para tomar um café ou apenas fechar os olhos e relaxar por um instante. Lembre-se de que ninguém vai questionar seus horários — e essa flexibilidade é justamente uma das maiores vantagens de trabalhar com aplicativos para motoristas!

Ouvir músicas relaxantes

A música é uma forma simples de distração, que pode fazer o tempo passar mais rápido e ajudá-lo a manter a calma diante do estresse no trânsito.

Mas fique atento para escolher a sintonia adequada: mesmo que você goste de um rock bem pesado, prefira músicas suaves e tranquilas. Cuidado também com o volume do rádio. Se você abusar e ouvir batidas muito altas o dia todo, vai chegar em casa com uma bela enxaqueca.

Conversar com o passageiro

Manter conversas agradáveis também é uma forma de controlar o estresse. Aproveite a companhia dos passageiros! Cada um deles certamente terá algo interessante para falar. Aliás, muitos podem até contribuir com ideias e sugestões úteis para você prestar um serviço ainda melhor.

Isso sem contar que esta dica traz um bônus: ser cordial e simpático é essencial para conquistar avaliações altas. Quando você presta um bom atendimento e aumenta seu ranking de estrelas, poderá fazer cada vez mais corridas e aumentar ganhos proporcionalmente.

Observar a paisagem

Trabalhando como motorista, você tem a oportunidade única de ver lugares diferentes todos os dias. É algo que nunca seria possível trabalhando dentro de uma sala fechada, em um escritório. Use isso a seu favor para reduzir o estresse no dia a dia.

Observe a paisagem com um olhar de curiosidade. Você pode acabar descobrindo coisas que não sabia sobre a sua própria cidade, como um novo restaurante ou um belo prédio histórico que você não tinha visto antes.

Só não deixe esse hábito tirar sua atenção da via e dos outros automóveis, é claro! Aproveite os momentos de tráfego lento ou os sinais vermelhos.

Fechar os vidros

Essa é uma medida simples, mas que pode fazer toda a diferença. Na cidade, estamos expostos ao barulho, à poluição, até mesmo ao sol. Tudo isso tem um impacto físico que, no final, é somado ao estresse no trânsito. Ao fechar os vidros, você se protege contra essas interferências externas.

O único detalhe é que não é bom deixar os vidros fechados o tempo todo. A circulação de ar também é importante, mesmo que o ar-condicionado esteja ligado. Você pode abrir os vidros do carro quando estiver em um local tranquilo, ou nos horários em que o sol for mais brando.

Aproveitando a dica, não se esqueça também de passar protetor solar, usar óculos de sol e manter uma garrafinha de água fresca por perto. Esses pequenos cuidados são indispensáveis para trabalhar sem prejudicar sua saúde e manter o seu próprio bem-estar.

Ajustar adequadamente o banco

Na mesma linha da sugestão anterior, o ajuste de altura e distância do banco pode aumentar seu nível de estresse, pois coloca pressão inadequada na coluna e pescoço, causando dores e tensão muscular. Felizmente, esse é um problema fácil de resolver: basta colocar o banco na posição ergonômica ideal, de acordo com a sua altura.

Além disso, uma ideia boa é investir em um acessório para carro que ajude a deixar o banco mais confortável — afinal, você vai passar horas por dia sentado nele. Um exemplo é o assento anatômico.

Buscar rotas alternativas

Quem está aprendendo como ser motorista rapidamente descobre o grande poder de uma mudança de rota. Escolher o trajeto certo costuma ser a diferença entre ficar uma hora parado no trânsito e chegar ao destino em alguns minutos com o caminho livre.

Para isso, é importante que você conheça bem as ruas e o movimento nas regiões em que normalmente atende. O GPS é uma excelente ferramenta, mas não substitui a experiência do motorista. Você precisa saber, por exemplo, que a região próxima a uma escola será mais movimentada no horário de almoço ou no final da tarde, quando as aulas acabam. Por isso, não é a melhor rota para levar um passageiro com pressa.

Fazer o controle da respiração

A respiração tem ligação com todo o funcionamento do seu corpo. Ao controlar a respiração, você consegue até mesmo desacelerar seu ritmo cardíaco. Além disso, ela permite redirecionar a atenção, deixando de lado os pensamentos que estão causando estresse.

Essa é uma dica particularmente útil para aqueles momentos em que a gente leva uma cortada ou buzinada. Em vez de replicar no calor do momento, controle sua respiração e deixe que o encrenqueiro vá causar confusão em outro lugar. Afinal, você é responsável não apenas pela sua própria segurança, mas também pela do seu passageiro!

Manter uma perspectiva positiva

Quando se está em um ambiente com muitas pessoas estressadas, acontece de esse estado de espírito contaminar você também. O trânsito é um dos melhores exemplos desse efeito dominó em ação.

Mas lembre-se de que, mesmo que os outros motoristas estejam atrasados, irritados, avançando semáforos e “costurando” na pista, você não precisa entrar nessa mesma sintonia. Concentre-se em sua realidade: não está atrasado para chegar a lugar algum e está ali por escolha própria, já que dirigir é o seu trabalho.

Então, esqueça o estresse no trânsito e busque aproveitar esse momento com tranquilidade. Lembre-se de todas as vantagens de trabalhar como motorista!

Além destas dicas, leia também como manter hábitos saudáveis na sua rotina como motorista!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (6)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio
  • Corridas curtas X corridas longas: o que é melhor? - Vida de Motorista

    […] é bom procurar uma corrida mais longa: pegar, por exemplo, um bom trecho de estrada, pode ser mais relaxante e é um jeito mais fácil de fazer o tempo […]

    Responder

  • Valdemiro mendes xavier

    Gostei dos comentários tirei dúvidas é bem esclarecedora

    Responder

  • Valdemiro mendes xavier

    Gostei é muito importante esclarecedor sanei minhas dúvidas bem legal

    Responder

  • João junior

    Foi muito boa a atualização! Mais acho que deveria voltar com o incentivo ! Obrigado a 99POP

    Responder

  • Edelson Pereira trindade

    Gostei das dicas para os motoristas muito bom

    Responder

  • KLEIDYSON RODRIGUES DE MENEZES

    Acho fundamental seguir essas dicas, acredito que podemos fazer o nosso melhor

    Responder