VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

O que é longarina? Saiba como avaliar!

Neste artigo vamos explicar o que é longarina e como avaliar essa importante parte do veículo para garantir uma boa vida útil ao carro.

Se você está pensando em adquirir um automóvel seminovo, entender o que é a longarina do carro é uma etapa essencial do processo. 

Confira o nosso artigo completo e saiba o que é longarina. Boa Leitura!

O que é longarina do carro e para que ela serve? 

A longarina é uma estrutura de perfil de aço que dá resistência à carroceria de um carro. Ela requer uma atenção especial, pois protege o veículo de batidas e colisões e, consequentemente, protege seus ocupantes.

Criada para proteger a carroceria, a estrutura de um carro e, principalmente, a vida de seus ocupantes, a longarina precisa estar em perfeito estado.

Em casos de carros que sofreram batidas de forte impacto, a estrutura aparece soldada, deixando o automóvel instável e podendo desgastar os pneus.

Para exemplificar melhor, carros feitos com longarinas têm um chassi fixo, com cabine e o restante é acoplado depois. Entretanto, a longarina pode ser longitudinal (que vai da frente até a traseira) ou transversal, dependendo do veículo escolhido. 

Qual é a importância de avaliar a longarina?

Por proteger a carroceria, que é a estrutura que envolve o veículo e que, geralmente, dá a sua forma, é fundamental fazer uma boa avaliação da longarina, ainda mais se estiver pensando em adquirir um carro seminovo ou usado.

O indicado é fazer uma vistoria cautelar para ter um raio X completo. Chassi, motor, caixa de câmbio, vidros e etiquetas de identificação também são avaliados durante a vistoria. O serviço também inclui verificação nos documentos do carro, como eventuais sinistros, se já foi leiloado, sofreu com enchentes, histórico financeiro, pendências jurídicas entre outros.

A longarina é uma parte muito importante do carro, portanto, uma boa avaliação pode prevenir acidentes, problemas futuros no veículo e gastos inesperados.

É possível fazer reparos na longarina do carro? 

O mais indicado quando a longarina está danificada, é que ela seja substituída por uma nova peça, já que arrumá-la pode não oferecer a mesma segurança e desempenho do que uma nova.

Entretanto, há oficinas que propõem uma solução mais simples e barata, como aquecer a peça onde foi danificada e forçá-la de volta. 

A priori, o resultado fica bom, mas o perfil de aço perde a resistência original, podendo comprometer a solidez da carroceria e atrapalhar no funcionamento da longarina, colocando em risco a segurança do motorista e dos passageiros.

Quanto custa o reparo da longarina? 

O reparo dessa peça costuma ser demorado e caro. O custo fica em torno de R$ 3.000. 

No entanto, se você souber o que é longarina, como cuidar dessa peça tão importante e se atentar aos sinais que o carro te dá, é possível economizar com futuros gastos inesperados.

Cuidados importantes para preservar a longarina do carro

Separamos algumas dicas de como preservar a peça, evitando que você tenha um gasto extra desnecessário: 

Como evitar comprar um carro com a longarina danificada? 

Além de saber o que é longarina, é importante saber como avaliá-la. Separamos algumas dicas para você.

Como citado, uma vistoria cautelar é a melhor forma para analisar a longarina de carro, já que ao final da avaliação é fornecido um laudo técnico completo sobre ele. Através dessa vistoria, são verificados pontos estruturais, de identificação e itens de segurança.

Segundo testes feitos pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), no Brasil, pelo menos 15% dos carros já passaram por reparos estruturais, sendo 70% deles realizados fora do padrão das fábricas.

Destes, cerca de 13% dos veículos foram reprovados em vistorias  apresentando adulterações em seus pontos de identificação. 

Vale lembrar que, veículos com reparos realizados em sua estrutura, como a longarina, são mais propícios a maiores estragos quando colidem, inutilizando a função da peça que é proteger os seus ocupantes. 

Por isso, ao optar pela vistoria, escolha uma empresa especializada para te ajudar nesse tipo de serviço.

Agora você já sabe o que é longarina do carro, qual sua importância  e também, vamos sempre enfatizar, que a sua não avaliação pode fazer com que o barato saia caro.

Além disso, a vistoria dá uma segurança de que o carro não foi adulterado e de que você não está sendo enganado na compra do seu seminovo. Portanto, seja consciente.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e acompanhe mais artigos no nosso blog!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio