VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

O que é vistoria cautelar? Entenda sua importância!

Você sabe o que é vistoria cautelar? Se você trabalha como motorista de aplicativo, é importante estar por dentro e compreender bem como funciona esse procedimento.

Basicamente, a vistoria serve para atestar a qualidade do veículo. Somente dessa forma você terá a certeza que o automóvel é realmente confiável para o seu dia a dia.

Mas o que é e como funciona, de fato, a vistoria cautelar? Isso é o que vamos explicar neste artigo. Acompanhe a leitura!

O que é vistoria cautelar? 

Como citado, a vistoria cautelar analisa o veículo em seus mínimos detalhes e emite um laudo cautelar que qualifica a parte estrutural do automóvel. Ela é de extrema importância, principalmente para quem trabalha como motorista de aplicativo.

Através da vistoria, feita no momento de compra ou venda, você tem conhecimento se o automóvel possui uma estrutura de qualidade, além de garantir uma documentação em dia.
Bom, agora que você entendeu o que é vistoria cautelar, veja qual é sua importância para o veículo e para a segurança do motorista e dos passageiros.

Se você já se perguntou o que é vistoria cautelar, saiba que é um procedimento importante e necessário para garantir a segurança do automóvel.

Qual é a importância da vistoria cautelar?

Para você, que quer entender tudo sobre vistoria cautelar, saiba que o procedimento evita fraudes na hora de adquirir qualquer carro.

Além disso, a vistoria cautelar também garante as perfeitas condições do veículo, certificado pelo laudo cautelar, para que você não tenha problemas na hora de contratar uma seguradora

Lembre-se que, para trabalhar como motorista de aplicativo, é necessário cumprir com tudo que as empresas determinam. Então, nada melhor do que ficar em dia com o seu carro, não é mesmo?

Como deve ser feita a vistoria cautelar?

Quem já se perguntou o que é vistoria cautelar, também deve ter se perguntado quem pode realizá-la. A resposta para isso é que o Detran é quem certifica as Empresas Credenciadas neste tipo de procedimento. São as chamadas ECV-s.

Os profissionais que realizam o trabalho são capacitados e avaliam cada detalhe do automóvel. Também são essas empresas que emitem o laudo da vistoria, atestando se o carro foi aprovado, reprovado ou aprovado com ressalvas.

O que é avaliado na vistoria cautelar? 

Até aqui você descobriu o que é vistoria cautelar e qual sua importância, veja agora quais são os pontos avaliados no procedimento:

Gravação do chassi

O número do chassi é conferido durante a avaliação.

Motor e câmbio

Na vistoria cautelar os números do motor e do câmbio são avaliados também.

Placa e lacre

Estes detalhes são avaliados para conferir se o automóvel é roubado ou não. 

Estrutura do carro

Analisado para conferir a integridade estrutural do veículo.

Originalidade

Será que todos os itens do veículo que você deseja adquirir são originais?

Histórico

O carro é de um único dono? Qual é o histórico do automóvel? 

Itens obrigatórios de segurança

Itens de segurança como triângulo, estepe e cinto de segurança são analisados na vistoria cautelar.

Documentação 

São verificadas pendências judiciais e débitos como multas ou IPVA.

Pesquisa de leilão

O carro vem de algum leilão? Na vistoria cautelar você se informa sobre isso.

Recall da montadora

Quantos recalls o carro já fez? Saiba que carro parado é sinônimo de prejuízo. 

Quilometragem

O automóvel tem quantos quilômetros rodados? Para quem trabalha como motorista de aplicativo e deseja trocar de carro, pegar um automóvel “rodado” não é um bom negócio.

Adulterações

Aqui você terá a certeza que vai adquirir um automóvel totalmente seguro.

Entenda o que é vistoria cautelar e lembre-se sempre de exigir o laudo cautelar, mantendo a documentação e certificação do veículo em dia.

O que é laudo cautelar? 

O laudo cautelar é um relatório que mostra o estado do automóvel. Em outras palavras, ele certifica que o carro pode andar nas ruas, pois não há pendências judiciais ou em relação aos documentos do veículo. 

O que é vistoria prévia e qual a diferença para vistoria cautelar? 

Para quem quer entender tudo sobre o que é vistoria cautelar, saiba que existe também a vistoria prévia. Cada uma delas apresenta suas especificidades e finalidades dentro da vistoria veicular. Confira: 

O que é vistoria prévia?

A vistoria prévia é indicada para quem deseja contratar o seguro veicular. Ela garante que o automóvel é livre de pendências judiciais e outros problemas, além de definir o estado de conservação do carro.

Agora, a vistoria cautelar é indicada para quem quer comprar um automóvel, evitando golpes e prejuízos na hora da compra.

Diferença entre vistoria cautelar?

A grande diferença entre as duas vistorias está em seu uso. A cautelar garante que o próximo proprietário do veículo terá um automóvel em perfeitas condições para ser usado em seu dia a dia. 

Já a vistoria prévia atesta se a seguradora terá algum tipo de problema em assegurar o veículo para o cliente. 

Aprendeu o que é vistoria cautelar? Agora que você entendeu tudo sobre o assunto, ficará mais alerta quando adquirir seu próximo automóvel, não é mesmo?

Gostou do artigo? Confira mais conteúdos como esse no nosso blog!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio