]

Entenda o que é aquaplanagem e saiba como evitá-la!

Conhecer quais os fenômenos que podem dificultar o seus trabalhos como motoristas é muito importante para evitá-los, e a aquaplanagem pode ser um deles. Mas, você sabe o que é aquaplanagem?

Aquaplanagem é basicamente poças d’água formadas pela chuva, onde há vários processos necessários para lidar com o fenômeno, ou o seu automóvel pode acabar sendo danificado. Por isso é essencial que você saiba lidar com essa situação

Se você ficou curioso e deseja saber mais sobre o que é aquaplanagem, continue com a leitura. Abaixo, fizemos um guia de tudo o que você precisa saber sobre a aquaplanagem. O porquê desse fenômeno acontecer, como fazer para evitar e os modelos automotivos mais e menos propensos a derrapar em dias chuvosos.

Aproveite! 

O que é aquaplanagem?

Aquaplanagem é um fenômeno que pode fazer com que seu carro perca o controle, isso porque ele perde o atrito com o asfalto, devido a água presente na pista, por exemplo, uma vez que o carro “flutua”. 

Ou seja, a aquaplanagem acontece quando não há mais a resistência com o solo, porque a água tornou o asfalto muito mais liso do que o habitual, diminuindo consideravelmente a resistência entre as duas superfícies.

O mesmo fenômeno acontece quando o carro começa a derrapar sem que o solo esteja molhado. Esse fenômeno acontece normalmente porque o pneu está tão gasto que ele já não consegue produzir a resistência necessária entre o solo. 

Ou quando a aceleração é tão grande que o pneu cria uma resistência que acaba levantando um pouco do lugar, novamente impedindo a saída do solo.

Sendo assim, aquilo que você entendia por “o que é aquaplanagem” não estava 100% correto.

Agora você sabe que a aquaplanagem não acontece apenas em dias chuvosos, mas em situações na qual o pneu do carro não está em boas condições, não conseguindo realizar a força necessária para sair do lugar e fazer o carro se mover.

Os riscos de passar por uma aquaplanagem

Cone de trânsito
Os riscos ao se deparar com uma aquaplanagem fica muito menor quando você entende o que é aquaplanagem e quais as maneiras de evitá-la.

Agora que você já entendeu o que é aquaplanagem, entenda quais são os riscos que você, seus passageiros e o seu automóvel corre por passar por uma. 

Passar por uma situação de aquaplanagem é extremamente arriscado e pode gerar acidentes graves. E para isso independe a velocidade ou estado do veículo.

Numa alta velocidade, a aquaplanagem pode fazer o carro sair da estrada, fazendo o motorista perder o controle do veículo, podendo ocasionar capotamentos e batidas em outros veículos. 

Nas curvas, o fenômeno da aquaplanagem tem a mesma seriedade, pois também pode gerar um efeito violento no carro que o tira da rota da estrada.

Em baixas velocidades, o fenômeno da aquaplanagem faz com que o carro tenha dificuldades de sair do lugar. O motorista acelera, acelera e nada acontece. Isso fica sério quando uma enchente se aproxima ou quando a água começa a entrar no escapamento, gerando sérios danos ao veículo.

A grande recomendação ao passar por uma situação assim é primeiro prevenir com medidas simples, mas muito eficazes, e também sempre manter a prudência e diminuir a velocidade em situações de perigo.

Como evitar passar por uma aquaplanagem

Existem alguns cuidados que o motorista pode tomar, evitando a aquaplanagem de acontecer. É muito importante tomar as providências corretas, uma vez que esse descuido pode resultar em grandes riscos não apenas para o motorista, mas para todos que ele leva no carro.

Vamos à algumas dicas!

  • Pesquisar o trajeto

Em épocas de chuva, é preciso pesquisar muito bem o trajeto feito antes de sair de casa. Isso ajuda o motorista a verificar se não há ruas e avenidas alagadas, auxiliando a seguir com seu caminho natural e evitando lugares onde muitas poças d´água podem ocasionar a aquaplanagem. 

Normalmente, o entorno de uma grande enchente é cercado de poças de água que podem ser perigosas e fazem o carro não sair do lugar com uma possível enchente se aproximando.

E se você entendeu o que é aquaplanagem, sabe que é bem possível encontrar esse fenômeno em ruas mais desniveladas e com poucos ralos.

  • Verificar a condição do asfalto

Outro ponto do planejamento do trajeto é fazer com que o motorista verifique a condição do asfalto das ruas e avenidas de onde ele passará. Isso porque a aquaplanagem não é formada apenas pela simples presença da água no asfalto. 

O fenômeno da aquaplanagem acontece quando o asfalto está gasto demais e não consegue produzir a resistência. Normalmente, em vias na qual não há uma manutenção prévia e estão muito antigas, sem conservação, a aquaplanagem é mais frequente. 

Portanto, evitar essas estradas e ruas, preferindo as que que são mais confiáveis é um bom passo para não sofrer com a aquaplanagem.

  • Verificar a condição dos pneus
Pneu em bom estado para evitar o que é aquaplanagem
Estar atento às condições dos pneus do seu automóvel é uma ótima forma de evitar diversos desastres, entre eles, as consequências de lidar de errado com uma aquaplanagem.

Como explicado acima, entender o que é aquaplanagem é compreender que o estado os pneus são fatores importantíssimos para evitar esse fenômeno. 

O pneu é uma espécie de coadjuvante no automóvel, podendo auxiliar ou atrapalhar o bom funcionamento do mesmo.

Boa parte das soluções para a aquaplanagem está em manter os pneus sempre em boas condições. Afinal, um pneu careca e gasto significa um alto risco de aquaplanagem e terraplanagem também. 

Por isso, sempre verifique os pneus sempre que puder. Se eles não apresentarem cerdas, que são aqueles pequenos fios de borracha que saem pelo pneu inteiro, significa que é hora de trocar por um mais novo.

Outro fator é a largura do pneu. Não parece, mas quanto mais largo, pior. Isso porque a largura aumenta a área de contato entre pneu e superfície, aumentando a força necessária para provocar o atrito. Prefira pneus com um aro adequado para seu carro.

  • Calibrar periodicamente

A calibragem dos pneus não apenas ajuda a manter a performance do carro, mas ela faz com que seu pneu seja mais preservado e ande melhor em diversas condições, como na chuva. É recomendado calibrar todos os pneus ao menos quinzenalmente, seguindo as instruções sobre calibragem especificadas para seu pneu e seu carro.

  • Diminuir a velocidade em dias chuvosos

Um bom jeito de evitar a aquaplanagem é manter a velocidade bem reduzida em situações de grande perigo, como fortes chuvas. 

Dê preferência para marchas com maior potência, como a primeira ou a segunda. Isso porque a marcha lenta ajuda o pneu a ter uma força de atrito maior com o solo, evitando que a água em contato com os pneus cause a aquaplanagem. 

Outro ponto para evitar que o carro derrape é diminuir a velocidade e colocar ao menos na segunda marcha em situações de curva, que são as mais perigosas.

Modelos de carros que lidam melhor e pior com a  aquaplanagem

Carro passando por uma poça
É muito importante evitar passar por caminhos propensos a alagamentos e com grandes buracos, no entanto, existem alguns automóveis que lidam melhor com aquilo que entendemos por aquaplanagem. Saiba quais são eles e garanta o seu.

Em grandes cidades, as chuvas podem vir sem aviso e pegam os motoristas de surpresa, aumentando as chances de acontecer uma aquaplanagem. Por isso é importante pesquisar muito bem qual tipo de automóvel é mais ou menos propenso a passar por essa situação. 

A CESVI Brasil fez um estudo e classificou os carros mais seguros para as enchentes, com diversos critérios, incluindo a propensão a passar por uma aquaplanagem.

Dentre os carros mais bem avaliados estão:

  • Renault Fluence (Dynamique CVT);
  •  Sentra (versões S, SV e SL), da Nissan;
  • Peugeot 208 (Active e Allure) ;
  • Renault Duster high-flex 4×2 (Expression);
  • Chevrolet Cobalt (LTZ).

Para a CESVI, esses carros são leves e possuem uma grande potência e aerodinâmica, facilitando o trabalho dos pneus em adquirir atrito. Além disso, eles possuem vendagem e proteção para garantir que a água não invada os componentes durante uma situação de enchente. 

Já os avaliados com nota mais baixa estão:

  •  Fiat Palio Fire, o Fiat Siena;
  • Ford Fiesta;
  • o Volkswagen Fox;
  • Chevrolet Onix

A CESVI aponta que esses carros são extremamente leves e o motor não possui a potência necessária para uma situação no qual o atrito oferecido pelo solo é menor do que o ideal. 

Destaca-se que quatro desses cinco carros são populares, e o Fiat Palio Fire e o Volkswagen Fox estão entre os dez modelos mais vendidos no país. É algo para ficar de olho na compra de um novo ou de um carro usado.

Seja escolhendo com cuidado o modelo de carro, fazendo a manutenção, evitando situações de risco e seguindo as dicas, o importante é ter em mente que a aquaplanagem pode ser evitada com cuidados periódicos que o motorista precisa tomar. 

Não levar esses cuidados pode acarretar numa situação de grande perigo para o motorista e todos aqueles que estão no carro. Siga nossas dicas e se proteja contra os perigos das enchentes!

Agora que você já sabe o que é aquaplanagem e como evitá-la, aproveite para compartilhar com os seus amigos, assim, ninguém sofrerá com os possíveis danos, certo? 

Seja um Motorista
Compartilhe nas redes sociais:
Deixe um comentário