VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

O que é carro sinistrado? Veja se vale a pena comprar um!

O que é carro sinistrado? Essa é uma dúvida comum em pessoas que querem adquirir um veículo, mas não contam com muito conhecimento sobre termos e burocracias do mundo automotivo. Mas, ao longo deste texto, você verá que entender sobre o assunto é essencial.

Imagine que você esteja planejando iniciar uma trajetória como motorista de aplicativo e, ainda sem saber o que é carro sinistrado, começa a pesquisar sobre um veículo seminovo. De repente, aparece um automóvel custando 30% do valor original e você não pensa duas vezes para adquiri-lo. Será que é uma boa ideia?

Para ajudar você a não cair em armadilhas e iniciar um novo projeto como motorista profissional de forma mais segura, a seguir, explicaremos o que é um veículo sinistrado, o que a lei diz sobre isso e outros pontos relevantes sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é carro sinistrado?

Carro com sinistro é aquele que sofreu dano na sua estrutura, parcial ou total, ou que foi furtado ou roubado. Ou seja, a maioria dos fatores que resulta na cobertura da seguradora em relação ao veículo é classificada como sinistro.

Este é um termo comumente utilizado pelas seguradoras – é principalmente por causa delas que o assunto se torna altamente importante. Veja alguns possíveis fatores para classificação de um veículo sinistrado:

Os carros sinistrados são classificados em três categorias pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como a legislação classifica o que é carro sinistrado?

Embora seja um termo bastante utilizado pelas seguradoras, o “sinistro” também consta na resolução 297 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que divide o ocorrido em 3 categorias: pequena monta, média monta e grande monta. 

Pequena monta

A categoria “Pequena monta” não necessita de indicação no documento, pois as avarias constatadas são mínimas e não afetam diretamente a estrutura do carro. Um veículo nessa classificação pode rodar normalmente.

Média monta

Já o carro sinistrado classificado como “Média monta” precisa obrigatoriamente apresentar a seguinte observação no documento: “Sinistro/Recuperado”. Todavia, embora tenha sofrido grandes danos, ele pode voltar a rodar após passar por vistorias e receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Grande monta

Agora, se alguém lhe apresentar um carro sinistrado “Grande monta”, saiba que esse não é um bom investimento. Veículos nessa categoria são aqueles que sofreram mais de 75% de dano e não podem voltar a circular – popularmente conhecidos como “perda total”.

As classificações são definidas após o veículo passar por uma vistoria de peritos credenciados, que emitem o “Relatório de Avarias” e estabelecem a categoria.

É ilegal adquirir um veículo sinistrado?

Agora que você já sabe o que é carro sinistrado, pode estar se perguntando sobre as possibilidades de adquirir um. É legal adquirir um veículo nesse estado?

Como explicado no tópico anterior, o Contran não condena a comercialização e nem o uso de carro com sinistro, desde que sejam “Pequena monta” e “Média Monta”. A única exigência da lei é que veículos classificados como “Média monta” apresentem a observação “Sinistro/Recuperado” na documentação.

É claro que você pode ter dificuldades na hora de fechar um novo seguro, pagando uma taxa maior que a normal por causa do sinistro anterior.

Além disso, embora você já entenda o que é carro sinistrado, talvez não tenha a expertise necessária para descobrir se um veículo sofreu sinistro ou não. 

A maneira mais segura de fazer isso é levando o seu mecânico de confiança para avaliar o veículo em questão. Ele tem o conhecimento técnico para analisar incoerências na lataria e na estrutura do automóvel como um todo.

Carros sinistrados classificados como “Média monta” devem informar, por lei, “Sinistro/Recuperado” na documentação.

Quais as vantagens e desvantagens de adquirir um veículo com sinistro?

Digamos que depois de entender o que é carro sinistrado e considerar a opinião do seu mecânico de confiança, você optou por adquirir o veículo em oferta. Mas, quais são as vantagens e desvantagens dessa decisão?

Desvantagens

As desvantagens se concentram em dois pontos: desvalorização e insegurança. Um carro com sinistro sempre terá um preço abaixo da média em razão das avarias anteriores. Quando você for revendê-lo deve ter em mente que dificilmente conseguirá um retorno atrativo. 

Além disso, como já explicado, há uma dificuldade natural em fechar novos acordos com seguradoras. A tendência sempre será de um contrato mais oneroso.

A questão da insegurança é que, embora tenha sido recuperado, o carro com sinistro já sofreu algum tipo de dano. Por essa razão, é natural que você fique mais receoso em relação à parte mecânica no dia a dia. 

Vantagem

A principal, e provavelmente única, vantagem de comprar um carro sinistrado é o preço. Para quem precisa do automóvel como peça-chave e dispõe de pouco aporte financeiro, a aquisição de um veículo sinistrado pode ser uma boa opção.

Além disso, embora haja o receio em relação à parte mecânica, não são poucas as histórias de motoristas que adquiriram carros com sinistros e não tiveram sequer uma dor de cabeça. Então, dependendo da urgência, um veículo nessa situação pode sim ser vantajoso.

Enfim, esperamos que este artigo tenha sanado a sua dúvida sobre o que é carro sinistrado. Com essas informações você estará mais capacitado para tomar a melhor decisão, garantindo uma nova jornada de sucesso com muito mais tranquilidade.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário.

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio