VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Certificado de Segurança Veicular: o que é?

Quem trabalha como motorista de aplicativo sabe muito bem como é importante cuidar do seu automóvel, principalmente em relação aos documentos. Sendo assim, você precisa entender o que é o Certificado de Segurança Veicular.

O Detran exige o Certificado de Segurança Veicular sempre que o automóvel tem uma mudança que não é de fábrica. Afinal, andar por aí com responsabilidade é o dever de qualquer motorista, não é mesmo?

Portanto, se você deseja entender um pouco mais sobre o que é CSV, continue com a gente e confira outros detalhes neste artigo!

Boa Leitura!

O que é Certificado de Segurança Veicular? 

O Certificado de Segurança Veicular, também conhecido como CSV, é um documento emitido sempre que houver alguma mudança que não seja de fábrica no veículo. 

Além disso, o mesmo documento também é considerado um laudo do INMETRO. Ele autoriza o veículo a circular pelas ruas da cidade e informa que o carro é seguro. 

Segundo a Resolução 292/2008, essas são algumas das modificações permitidas:

Dessa forma, a mesma resolução detalha procedimentos, outras modificações permitidas e adequação às normas para a circulação do automóvel.

Qual é a finalidade e validade do CSV?

O Certificado de Segurança Veicular autoriza uma nova documentação do automóvel e reconhece as alterações realizadas.

Em outras palavras, você receberá um Certificado de Registro de Veículo (CRV), que terá todas as características do carro atualizadas.

De acordo com a validade, vale lembrar que geralmente o CSV vale por um ano. No entanto, caso você faça qualquer modificação permitida, é necessário ter um novo CSV.  

Qual é a importância do documento? 

Além de certificar que seu automóvel está em dia com a lei e com as modificações permitidas, o Certificado de Segurança Veicular serve para atestar a segurança.


Da mesma forma, é preciso ressaltar que o CSV valoriza o seu automóvel na hora venda, afinal, é uma prova de que você é um proprietário responsável.

Além de ser importante para o dia a dia, o Certificado de Segurança Veicular auxilia o motorista que pretende vender o veículo, comprovando a segurança e valorizando o mesmo.

Como tirar o seu certificado de segurança veicular? 

Confira o passo a passo necessário para emitir o seu CSV:

  1. Procure o Detran da sua cidade.
  2. Em seguida, vá ao órgão de inspeção de segurança veicular e verifique se as mudanças do seu automóvel estão amparadas pela lei. 
  3. Depois, você receberá a indicação de empresas credenciadas e especializadas em inspeção veicular. 

Quanto custa o CSV?

Sobre o custo do serviço, o valor dependerá da modificação realizada. Há processos que custam em torno de R$ 2 mil e outros que podem chegar a R$ 4 mil.

Quando o Certificado de Segurança Veicular é obrigatório? 

Quando você modifica as configurações de fábrica do automóvel

Como citado, caso você faça alguma alteração que seja autorizada pela lei, você terá que ter o Certificado de Segurança Veicular.

Quando você substitui o combustível por GNV

Após realizar a mudança para o Gás Natural Veicular, você deverá ter um CSV e passar por uma vistoria. No procedimento, será avaliado o prazo de validade do cilindro do gás e também o sistema que adapta o combustível. 

Quando você recupera um automóvel

Vamos imaginar que você tenha se envolvido em um acidente de trânsito e teve prejuízos como: vidros quebrados e lataria amassada. O seu documento será bloqueado pelo Detran até que você faça os reparos no carro, certo? 

Em seguida, você terá que levar o automóvel até a inspeção para que , dessa forma, possa ser emitido o CSV e o documento do veículo seja desbloqueado. Só após ter o CSV em mãos você poderá voltar a circular pela cidade. 

Quando você é deficiente físico

Se você é deficiente físico e precisa fazer adaptações em seu carro, você precisa do Certificado de Segurança Veicular. Isso também vale caso você tenha necessidade de transportar passageiros com o mesmo perfil. 

Além disso, você que é proprietário e pessoa com deficiência têm direito a emissão do CSV e a isenção do IPVA.

Você pode consultar o Certificado de Segurança Veicular através do Detran ou pelo documento do próprio veículo.

Como consultar o certificado de um veículo? 

Em suma, você tem duas opções: 

Pelo documento do automóvel

No campo “observações” você deverá procurar pela sigla CSV. Veja se existe uma sequência de números. Caso tenha, procure o Detran da sua cidade. 

Pelo site do Detran

Há alguns sites do Detran que disponibilizam essa consulta. No entanto, os portais não tem um padrão. 

Viu como é importante conhecer o Certificado de Segurança Veicular? Agora que você entende um pouco mais sobre o assunto, saberá o que fazer na hora de comprar o seu automóvel.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e confira outras dicas e artigos!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio