VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

O carro não quer ligar? Veja o que pode estar acontecendo!

Você está pronto pra sair de casa e começar mais um dia de trabalho. Tudo parece estar em ordem: as chaves do carro estão nas mãos, o celular está com a bateria cheia, pronto pra ligar o aplicativo pra motoristas, você já se arrumou e agora é só virar a chave e seguir. Nessa hora, o seu veículo, companheiro de todos os dias, engasga e não liga.

Essa é uma das piores situações que podem acontecer pra quem trabalha como motorista, não é mesmo? A primeira imagem que vem à cabeça é a de chegar ao final do dia com aquele furo no orçamento. Mas é preciso ter calma. Quando o carro não liga, alguns problemas são de fácil solução.

Você sabe o que deve checar antes de se desesperar e ligar pro seu mecânico de confiança? Há algumas situações simples que você mesmo pode resolver antes de sair de casa e, assim, não deixar que isso atrapalhe a sua rotina.

Pra ajudar você a identificar as principais causas pra que o motor do seu carro não ligue, separamos os problemas mais comuns que podem estar ocorrendo. Confira e saiba o que fazer nesses casos!

Entenda por que o carro não liga

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o funcionamento básico do seu veículo. Pra começar, o que é preciso pra que o seu automóvel acione o motor e comece a andar? A resposta é simples: combustível, ar e centelha. Se ele não funcionar ao girar a chave, muito provavelmente um desses três itens está em falta — ou em menor quantidade do que a necessária pra que ocorra a combustão.

Saiba que o painel do seu carro é um bom conselheiro nessas horas. Isso porque a maioria dos problemas que fazem com que o carro não ligue pode estar indicada nas luzes que ficam à sua frente. Verifique se há alguma luz vermelha ou amarela acesa e confira, no manual do veículo, o que ela significa. Lembre-se de que, se houver sinal vermelho no painel, o ideal é não tentar dirigir e consultar um mecânico imediatamente.

Saiba quais são as principais causas para o carro não pegar

Carro sem combustível

Calma! Nós sabemos que você não é nenhum amador e não andaria por aí sem combustível no seu veículo! Mas em alguns casos, a boia que mede a quantidade do produto no tanque pode falhar por alguma razão. Se isso ocorre, ela emperra e o indicador no painel não acusa a falta de álcool ou de gasolina.

Isso pode acontecer por consequência do uso de combustível adulterado ou em carros que são abastecidos com álcool por muito tempo, seguidamente. Outro possível problema é a falta de gasolina nos reservatórios de partida a frio, que existem em alguns veículos. Se o carro não ligar, verifique se ele está vazio ou se a gasolina não está estragada.

Alarmes ou travas

Muitas vezes, uma manutenção mal feita ou a instalação feita por um profissional com pouca experiência pode fazer com que sistemas de alarme, travas ou bloqueadores prejudiquem o módulo de injeção. Nesse caso, a sua alimentação é interrompida e o carro não pega.

Falta de ar

Se o filtro de ar do seu carro estiver entupido, pode ter certeza: você não vai conseguir ligar o carro ou ele vai falhar em alguns momentos, dependendo da extensão do problema. Lembra-se do que falamos antes? O ar é um dos elementos básicos para que ocorra a combustão. Outra situação que pode impedir a entrada de ar é se você estiver em um alagamento. Além disso, escapamento entupido pode provocar o mesmo tipo de falha.

Problemas na bomba de combustível

Quando o carro não liga e você sabe que há combustível suficiente no tanque e que verificou recentemente o filtro de ar, a causa pode estar na bomba. Na maioria dos veículos, ela fica na parte de baixo do banco traseiro. Para checar se é esse o entrave, levante o banco e encoste o ouvido na tampa.

Peça para alguém virar a chave da ignição, ligando e desligando em seguida. Se você não ouvir o barulho da bomba trabalhando, ela pode estar com baixa pressão e, assim, não fará com que o motor funcione.

Falha no reconhecimento do combustível

Esse é um problema comum para quem tem carros com motor flex. Se você abastece sempre com gasolina e decide trocar para álcool, mas não circula por, pelo menos, dez minutos com ele no tanque antes de estacionar, pode haver falha na programação do motor flex.

Isso deve ser feito para que o sistema de injeção eletrônica receba a informação sobre qual produto foi usado para o abastecimento. Caso você esteja passando por essa situação, será preciso chamar o mecânico com o scanner para resetar o chip que identifica o tipo de combustível que está no tanque.

Combustível adulterado

Ainda falando sobre isso, é recorrente que haja falhas na hora de ligar o carro quando você abastece muitas vezes em um posto que ofereça um produto adulterado. Isso ocorre, principalmente, quando o tanque está prestes a ficar vazio, pois as impurezas, como solventes, água, poeira, entre outras, ficam acumuladas no fundo e não permitem a queima no motor.

Falha na bateria

Aquele som típico de quando o carro está com problemas de bateria você já deve reconhecer: é como um engasgo ao virar a chave. Ela pode ter descarregado durante a noite, por exemplo, se alguma das luzes ou o som do veículo ficou aceso. Normalmente, essa peça deve durar cerca de quatro anos, mas pode ser danificada por alguma razão.

Peça para alguém ajudar, fazendo uma chupeta para dar uma carga até que você possa levar o carro a uma oficina.

Ignição com problema

A ignição pertence ao sistema de partida do seu veículo e, muitas vezes, pode queimar. Como identificar isso? Verifique se há um ruído quando você gira a chave para ligar o motor. Se ela ficar em silêncio, é sinal de que o interruptor queimou. Outra situação é o entupimento das velas de ignição, que pode impedir o sistema de funcionar. Se for esse o caso, é só fazer uma limpeza simples.

Chip da chave quebrado

Muitos dos carros mais modernos têm a chave com um chip que analisa o veículo toda vez que você o liga. O sistema é inteligente, mas pode ser frágil, se você não tiver cuidado. Uma queda com força no chão, por exemplo, pode fazer com que o chip se rompa e, nesse caso, o carro não liga. O jeito é pegar a chave reserva.

Como vimos, há muitas situações que podem fazer com que o carro não ligue. A maioria delas tem solução fácil. Mas o melhor, mesmo, é que você consiga evitá-las, fazendo a manutenção preventiva no seu veículo — em especial se trabalha como motorista profissional.

Quer saber mais sobre isso e conferir o que deve estar na lista de revisão do seu carro? Leia tudo neste artigo!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio