VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Significado das luzes do painel: guia definitivo!

Você sabe que qualquer nova luz acesa no painel do carro é motivo de atenção, certo? Mas, fora o led indicador do cinto de segurança, o significado das luzes do painel é um ponto que sempre levanta dúvidas em muitos condutores. 

É provável que até mesmo motoristas mais experientes já se confundiram com alguns símbolos no painel do carro. E isso não é nada fora do normal! 

O fato é que nenhuma luz acende no veículo de forma aleatória. Todas são alertas e servem para avisar sobre um algum perigo para o motorista ou para confirmar o acionamento de alguma função. Por isso, ter o conhecimento sobre o painel de carros e suas funções não é algo supérfluo, mas sim essencial.

Então, se você não quer ser pego de surpresa ou se sentir perdido quando aparecer alguns símbolos no painel do seu carro, continue com a gente e entenda o significado das luzes do painel. Boa leitura!

Qual a cor e o significado das luzes do painel dos carros?

Para entender o significado das luzes do painel do seu automóvel, primeiramente você deve saber quais os tipos de cores dos alertas e o nível de atenção de cada uma – um processo importante para facilitar a comunicação entre o veículo e o motorista.

Em geral, as luzes de alerta são divididas em três cores: azuis (ou verdes), amarelas e vermelhas. Entenda melhor cada uma logo abaixo.

Luzes verdes ou azuis

Podendo ser verdes ou azuis, dependendo da montadora ou do modelo do veículo, esses alertas são informativos – em geral. Eles servem para avisar ou confirmar que algum equipamento está em funcionamento, por exemplo:

Luzes amarelas

Os símbolos amarelos são realmente alertas e pedem atenção ao motorista. Elas avisam que alguma função ou peça não está funcionando corretamente, mas que não se trata de um fator muito grave – ou seja, algo que não demanda parada imediata.

Luzes vermelhas

Já as luzes vermelhas, como você pode pressupor, são os alertas emergenciais. Esse símbolo no painel do carro aparece quando há um problema grave, pedindo atenção máxima por parte do motorista e o desligamento do veículo.

Qual o significado das luzes do painel?

Agora que você já sabe o nível de alerta de cada cor, entenda em detalhes o significado das luzes do painel do seu carro.

Luz de abastecimento 

Representada, geralmente, por um desenho da bomba de combustível, a luz de abastecimento aparece quando o tanque do carro está ficando vazio – abaixo dos 10%. Sendo uma luz amarela, ela avisa que o motorista não precisa parar de imediato, mas que deve abastecer o quanto antes.

Luz da injeção eletrônica

O alerta da injeção eletrônica é um dos que mais aparecem em veículos novos, pois ele avisa que há algo errado em algum dos diferentes componentes do motor, por exemplo:

Por ser bastante abrangente, ele pode surgir várias vezes em um curto espaço de tempo. É uma luz amarela e, mesmo não sendo emergencial, indica que o carro precisa passar por uma revisão especializada.

Luz da bateria

Fonte: UOL, Imagem: Vitor Matsubara/UOL.

A bateria é a que tem o significado das luzes do painel mais claro, pois aponta um mau funcionamento exatamente na bateria do carro. Porém, ela também acende para indicar defeitos em outras peças do sistema elétrico, tais como:

Por ser uma luz vermelha, trata-se de uma emergência e demanda parada imediata do veículo. 

Caso o motorista insista em continuar rodando, o carro pode sofrer uma pane elétrica e colocar todos os ocupantes em uma situação de extremo perigo.

Luz do óleo 

A luz do óleo é uma das mais importantes entre os alertas do painel de um carro. Ela aponta simplesmente para um mau funcionamento no sistema de lubrificação do motor – o que pode causar o trancamento do “coração” do seu veículo.

É o significado das luzes do painel que você deve prestar mais atenção. Caso ela acenda, pare o veículo imediatamente e o leve guinchado para uma oficina.

Luz de temperatura 

Assim como a luz do óleo, esse é um dos símbolos no painel do carro mais importantes. Ela informa que a temperatura do motor está chegando a um ponto crítico, apontando para uma falha no sistema de refrigeração.

É mais um alerta de perigo extremo. Sendo assim, você deve desligar o veículo imediatamente e esperar a temperatura diminuir, levando-o para um profissional especializado logo em seguida.

Luzes indicadoras e farol alto

Para concluir a nossa lista com o significado das luzes do painel do seu carro, temos alguns exemplos de símbolos de cor verde ou azul. Primeiramente temos as setas indicadoras, que em geral são verdes e aparecem quando você aciona uma das setas.

Já o farol alto geralmente é azul. E, logicamente, aparece no seu painel quando você liga a luz mais forte do veículo.Enfim, conhecer o significado das luzes do painel do seu carro não é algo luxuoso e não supérfluo, mas sim essencial para a sua segurança

Se você utiliza o automóvel profissionalmente, como motorista de aplicativo, por exemplo, esse conhecimento é ainda mais importante, pois garante a sua tranquilidade e ainda ajuda nos rendimentos diários. Sendo assim, mantenha-se atualizado e dirija com segurança.

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio