VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Carro automático ou manual: Saiba qual escolher!

Uma das maiores dúvidas de quem deseja trabalhar com aplicativo de mobilidade é escolher entre o carro automático ou carro manual. Assim, para não errar na sua escolha, é importante analisar e entender o seu perfil de motorista. 

Neste post, você vai conhecer as vantagens e desvantagens do carro automático ou manual, qual é o melhor carregador veicular, quais os modelos de carros são mais indicados para trabalhar como motorista de aplicativo e também qual o melhor carregador veicular encontrado nos automóveis. 

E aí, quer conferir as vantagens entre carro automático ou manual ? Continue acompanhando e tire todas as suas dúvidas! 

Carro automático ou manual: qual a diferença?

Carro automático ou carro manual? Eis a questão. Essa pode parecer uma decisão impossível, mas analisando os pontos importantes com cuidado podemos chegar na melhor conclusão.

Para fazer a sua escolha, você deve considerar as diferenças nos câmbios dos automóveis, pois no demais, se trata de uma questões mais estéticas e de gosto pessoal, como no caso do motorista possuir mais segurança conduzindo um automóvel manual, ou mais conforto e comodidade em um carro automático.

Vantagens e desvantagens: 5 tópicos importantes

Para auxiliar na sua escolha, listamos 5 pontos vantajosos ou não sobre cada modelo. Considere as opções abaixo e tome uma decisão consciente entre carro automático ou manual, segundo aquela que mais combina com o seu perfil :

1. O consumo

No caso dos automóveis manuais, você consegue controlar o consumo, já que a maneira como o motorista dirige também interfere em quanto ele gasta com o combustível.

No entanto, se você acelerar demais ou não souber trocar a marcha no tempo certo, você poderá sair com um certo prejuízo no seu bolso.  

2. Facilidade e praticidade

Outro item que deve ser observado na hora de escolher entre o carro automático ou manual é a facilidade para andar com o automóvel. No modelo automático, você não tem essa preocupação. Sobra mais tempo para curtir a direção.

Para dar a partida, basta colocar a alavanca na posição “P”, pisar no freio e liberar o engate. Em seguida, mudar para a posição “D” (dirigir), soltar o freio de mão e pronto! A sua única preocupação durante o trajeto será em acelerar o automóvel e frear. 

No entanto, você não pode confundir os comandos do câmbio. Alguns motoristas, ao invés de engatar o Drive (D) para andar para frente, engatam a ré (R) e pisam fundo no acelerador, provocando acidentes. Então, muito cuidado nessa hora.

3. Mais conforto

Seguindo, o câmbio automático é para quem não dispensa o conforto. Com ele você deixa o pé esquerdo livre e não se preocupa na hora de trocar as marchas.

Isso é uma grande vantagem se você pretende dirigir em uma cidade com o trânsito mais pesado. No entanto, a desvantagem é que você não escolhe a maneira de dirigir.

Já no carro manual, é você quem faz as regras. Ou seja, você controla o automóvel e adequa as marchas por cada situação. Ele pode ser usado em locais com muito congestionamento, porém, é mais cansativo, pois você precisa estar atento à troca de marchas. 

4. Sua segurança nas ruas

A segurança é um ponto importante. O câmbio do carro automático é seguro. No entanto, se você descuidar da revisão ele pode se tornar perigoso. Por isso, caso você opte pelo carro automático e compre um automóvel usado, faça a revisão do câmbio. Essa é a melhor maneira de evitar acidentes. 

Em relação ao câmbio manual, podemos dizer que também é seguro. Mas, a desvantagem é que se você não souber usá-lo, poderá quebrar a caixa de marchas ou forçar muito o motor do automóvel.

Então, se você tem alguma dificuldade para entender o câmbio manual, opte pelo automático. 

5. Falando de manutenção

Por fim, um detalhe que deve ser considerado é que o câmbio automático quebra menos. No entanto, a manutenção é mais cara.

Para você ter ideia, um reparo completo no cambio automático do Honda Civic (2005) custa em torno de R$ 4 mil. Portanto, se você deseja comprar um carro automático, prepare-se para gastar com a manutenção. 


Já o câmbio manual, a manutenção é mais barata. Mas, se você comprometer a embreagem terá que fazer a manutenção em menos tempo, o que pode ser um problema.

Saber quais são os modelos de carro automático ou manual mais indicados para app é essencial para você tomar uma boa decisão e conhecer um pouco mais das suas opções.

Modelos mais indicados para apps de transporte

Os modelos mais indicados para apps de transporte são aqueles que mais trazem conforto ao motorista e passageiro.

Carro automático

Vamos conferir quais são as melhores opções de carro automático para garantir um serviço de qualidade :

Etios Sedan

Nosso segundo modelo é Etios Sedã. Ele possui um porta malas com excelente capacidade e é um automóvel automático, com motor 1.5 16V de 107/102 cv. 

Mesmo sendo um dos principais carros com câmbio automático ele é considerado um dos carros baratos automáticos. Por isso é um dos melhores para você trabalhar com aplicativo. 

A caixa possui 4 marchas e por ser simples, garante o seu conforto na hora de dirigir. 

Volkswagen SpaceFox Trendline 1.6

Além do Volkswagen SpaceFox Trendline 1.6 ser um modelo automático e contar com um porta-malas de 440 litros de carga, ele possui um motor de 8 válvulas que faz de 0 a 100 km com apenas 11,2 segundos. Abastecido na gasolina, ele faz 10,3 km/l na cidade. 

O modelo vem equipado com:

É um dos melhores carros para você trabalhar como motorista parceiro.

Fiat Cronos HGT 1.8

O Fiat Cronos HGT 1.8 é mais uma opção para quem deseja trabalhar como motorista parceiro. Além do automóvel ter um design esportivo, ele oferece conforto por possuir o banco do motorista que se adapta à postura do condutor. Com o Fiat Cronos HGT 1.8 você pode curtir uma viagem mais confortável. 

Por dentro, o veículo tem um acabamento superior e o espaço entre os bancos deixa as viagens mais confortáveis. O carro também tem uma tecnologia que ilumina o chão quando você entra e sai do automóvel e um auxiliar de partida que ajuda nas subidas e descidas.

Nissan March

O Nissan March tem a mesma transmissão automática de sua última geração que está presente na Europa, Estados Unidos e outros países. Ele é compacto e atende a todas as demandas de desempenho do seu segmento. 

O automóvel é moderno, pois combina as marchas para permitir uma melhor utilização do motor em qualquer faixa de rotação. O Nissan March também conta com um sistema que proporciona acelerações com respostas mais rápidas, mas sem dar trancos.

Em relação a economia, é um dos principais carros automáticos econômicos de sua categoria. Já em relação a direção, ela é mais esportiva e tem maior torque na função overdrive.

Carro manual

Dentro dos modelos de veículos manuais, os mais indicados são :

Chevrolet Prisma Joy 1.0

O Chevrolet Prisma Joy 1.0 é a versão mais econômica da linha Prisma. Ele possui câmbio manual e com etanol faz 8,7 km/l na cidade e 10,9km/l na estrada. Já na gasolina, 12,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada. 

O sedã vem com os seguintes itens de série:

Fiat Grand Siena Attractive 1.0 Evo

Essa versão é a mais econômica e de menor custo do modelo Fiat Grand Siena. O modelo tem um porta-malas de 520 litros, além de câmbio manual.

O modelo conta com:

Renault Logan 1.0 Expression

O Renault Logan 1.0 com câmbio manual é outro automóvel indicado para você trabalhar. Na cidade, ele faz, com etanol, 9,4 km/l e na estrada 10,2 km/l. Já com a gasolina, o consumo é de 14km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. 

Ou seja, é bem econômico, não é mesmo? Este modelo da Renault ainda tem um porta-malas de 510 litros. 

Ford Ka +

O Ford Ka + tem transmissão manual. O automóvel sai de fábrica com: 

É econômico e sai de fábrica com pneus de baixa resistência ao rolamento, direção elétrica, ar condicionado, ventilador do motor com baixas perdas e alternador de rendimento. 

Chery QQ 2019

O Chery QQ 2019 tem as versões Smile, Look e ACT. As versões têm câmbio manual. O destaque vai para a versão Smile que possui:

Em relação ao consumo de combustível, no etanol, este compacto faz 8,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Já na gasolina é 12,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Bom para quem pensa em ser motorista parceiro, não é verdade?

Escolher entre carro automático ou manual pode ser uma decisão difícil para você, mas sabendo o que considerar na hora da compra, segundo o seu perfil de motorista, essa tarefa pode se tornar muito mais fácil.

Câmbios encontrados nos carros atuais

Além do carro automático e o carro manual, também há automóveis com outros modelos de câmbio. Veja :

Carros com câmbio automatizado

São veículos que têm uma transmissão que se parece com a automática, porém ela é mais em conta. O câmbio automatizado é comum em carros de porte médio e em modelos compactos.

Esse tipo de transmissão não aumenta o consumo do combustível e nem prejudica o desempenho do veículo. 

Se compararmos entre o carro automático e o carro manual, podemos dizer que o câmbio automatizado se parece mais com o manual. No entanto, você não precisa acionar a embreagem, pois ela tem acionamento eletrônico. Mas essa transmissão tem uma desvantagem, ela provoca trancos na troca de marchas.

Câmbio CVT

Nesse tipo de transmissão são utilizadas polias que ajudam uma troca de marchas mais sutil a ponto de ser imperceptível. Além disso, esse sistema aproveita melhor a potência do automóvel e é o mais avançado de todos. 

No entanto, tem a manutenção mais cara, pois necessita que você troque o óleo com mais frequência e regule os filtros. Porém, apesar de tudo isso, o câmbio CVT te oferece mais conforto e melhor desempenho.

Agora que você conhece a diferença entre carro automático ou manual será mais fácil escolher o seu, não é verdade? Avalie o seu perfil como motorista e veja qual é o modelo de automóvel que mais combina com você! 

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post e fique por dentro da Vida de Motorista. Te esperamos lá =)

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio