VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

Uber ou 99: veja qual é melhor para você?

A dúvida sobre o “qual é o melhor, Uber ou 99?” talvez seja a mais recorrente nos tempos atuais. Ela já passou pela sua cabeça?

De certa maneira, é muito fácil entender esse grande interesse pelas duas principais plataformas de serviços de mobilidade que atuam no Brasil. Pois, o número de passageiros dos serviços aumentam cada vez mais.

Da mesma forma que há grande procura dos passageiros, há também muita oportunidade para oferecer este serviço, uma vez que são ótimas alternativas para aumentar a renda ou iniciar uma nova carreira.

Assim, é dentro desse cenário que se consolida rapidamente  o questionamento sobre qual é a melhor escolha entre Uber ou 99.

Então, se você está com planos de iniciar uma carreira de motorista particular, mas ainda apresenta dúvidas sobre o qual aplicativo escolher, continue lendo, conheça os principais pontos de ambas as ferramentas, e defina de uma vez se a melhor alternativa é o Uber ou 99.

Pronto?

Uber ou 99: quais são as diferenças, vantagens e desvantagens?

Embora não sejam os únicos, o Uber e o 99 são os aplicativos de transporte mais famosos e mais utilizados no país. E, como vimos, há muita acessibilidade na aceitação de profissionais para trabalhar nessas plataformas – aumentando a probabilidade de dúvidas na hora da escolha.

Por isso, comparamos alguns aspectos dos dois aplicativos, entendendo suas diferenças, vantagens e desvantagens. Dá uma olhadinha:

Cadastro e funcionamento do aplicativo


As opções de apps de mobilidade são várias, dentre elas, uber ou 99, que possuem diferenças, vantagens e também desvantagens. Por isso, saiba mais sobre elas e opte com a certeza do seu sucesso profissional.

Tanto o aplicativo do Uber quanto do 99 apresentam facilidade na realização do cadastro para novos motoristas. 

Para ser bem-sucedido, além de seguir alguns critérios importantes, o candidato precisa enviar cópias de documentos, como CNH, CPF e documentação do veículo para aprovação inicial.

Em geral, seja Uber ou 99, o software é bastante prático e leve. Além de ocupar pouco espaço nos celulares, é compatível com os principais sistemas de smartphone – Android e IOS. 

A configuração também é muito intuitiva, o que facilita muito, né? Permitindo que mesmo pessoas com pouco conhecimento tecnológico consigam manusear a ferramenta. Sendo assim, quanto ao cadastramento e funcionamento do aplicativo, escolher entre a Uber ou a 99 soa igualmente vantajoso.

Tarifas e valores 

Há pouco tempo, as tarifas cobradas pelos aplicativos em relação aos motoristas correspondiam a valores fixos – com as do Uber sendo de 25% na categoria X e 20% na categoria Black, e a 99 cobrando 12,99% em cada corrida. Ou seja, a 99 é tida como a opção mais vantajosa para o motorista.

Essa situação se alterou em alguns detalhes, pois agora, seja Uber ou 99, a tarifa paga pelos profissionais varia de acordo com a corrida e com a cidade em questão. 

Sendo assim, um motorista no Rio de Janeiro pode ter ganhos financeiros completamente diferentes de um colega que trabalha em Recife, por exemplo.

Por mais que o valor se altere em relação às cidades, a 99 continua possuindo taxas menores para o motorista.

Capacitação dos motoristas

As duas empresas prezam bastante pela qualidade do serviço oferecido e pela segurança dos usuários. 

Por isso, para se tornar um motorista dos aplicativos, o profissional precisa apresentar carteira de habilitação atualizada e documentação regularizada do carro. Quanto a sua habilitação, ele deve contar com a categoria EAR (exerce atividade remunerada).

Fique tranquilo, não é difícil se incluir nessa categoria! 

No entanto, há uma diferença na questão de capacitação dos motoristas: enquanto a 99 oferece cursos e workshops de aperfeiçoamento gratuitos e opcionais, a Uber solicita, de maneira obrigatória, que todos os aspirantes realizem um curso de capacitação online após a conclusão do cadastro.

Só com a aprovação no curso em questão é o que o motorista estará apto a trabalhar normalmente pelo aplicativo.

Neste caso, varia de perfil para perfil, qual a melhor opção para você?

Veículos para trabalhar

Quando surgiu, o Uber exigia um padrão de carro mais luxuoso para os motoristas que queriam trabalhar com o aplicativo. Embora em alguns países ainda haja esse critério, na maior parte dos lugares, incluindo o Brasil, esse quesito não é mais obrigatório.

Agora, tanto a Uber quanto a 99 são bastante flexíveis na escolha dos veículos para o serviço diário. Claro que alguns parâmetros ainda precisam ser seguidos, principalmente no que diz respeito ao ano de fabricação dos veículos.

No Uber, nenhum automóvel acima de uma década de fabricação é aceito. Já no 99, o critério varia de cidade para cidade, por exemplo: 

Mas então: uber ou 99, qual é o melhor?

O 99 apresenta uma ligeira vantagem em relação ao ano de fabricação dos veículos permitidos e também à respeito das taxas cobrados aos motoristas. Com uma abrangência maior, o aplicativo permite, por exemplo, que você invista em carros seminovos ou usados para conseguir aumentar a sua renda. 

Porém, o importante é sempre considerar o seu perfil profissional e optar pela empresa que melhor se adequa a isso. 

Com boas possibilidades de faturamento em ambas, a sua definição deve pender para aquela que lhe proporcione melhor atendimento e suporte no dia a dia.

Quem pode ser motorista do Uber ou 99?

Seja pela Uber ou 99, a ampla oportunidade e facilidade para se registrar nas plataformas já é uma marca. 

Não importa se for um aluno de faculdade, motorista de caminhão aposentado ou simplesmente um pai de família: todos têm as mesmas condições para trabalhar como motorista de aplicativo.

Por isso, para responder a sua pergunta de forma rápida e fácil: todo mundo pode ser motorista do uber ou 99, contanto que:

Calma, não desanime! São coisas muito fáceis de se resolver, não é verdade?

Quando se tornar um motorista do Uber ou 99?

A Uber ou 99 são duas opções de apps de mobilidade, ambas apresentam uma série de vantagens e características, e uma delas, pode combinar mais com o seu perfil de motorista.

A Uber ou 99 são duas opções de apps de mobilidade, ambas apresentam uma série de vantagens e características, e uma delas, pode combinar mais com o seu perfil de motorista.

Outro grande questionamento que envolve o Uber ou 99 é o momento ideal para se tornar um motorista de aplicativo. Pode até parecer estranho, mas algumas pessoas ainda apresentam dúvidas ou receios antes de dar o passo definitivo.

Mas e você, quer saber qual o melhor momento para trabalhar no Uber ou 99? Confira as nossas dicas e entenda quando iniciar nessa atividade.

Recolocação no mercado profissional após uma demissão

Conseguir uma recolocação ou se manter ativo no mercado profissional após uma demissão é um dos principais motivos para que diferentes pessoas iniciem uma trajetória como motorista do Uber ou 99.

A alternativa é excelente, tendo em vista o crescimento de usuários desse tipo de serviço. Além disso, utilizar o carro ou adquirir um seminovo para garantir uma renda extra  é uma forma de manter a motivação mesmo depois de uma situação não muito boa.

Não obstante, não são poucas as histórias de pessoas que entram no serviço de transporte com um planejamento de curto período, mas que acabam construindo uma carreira de sucesso e sem prazo de validade.

Aumento da renda 

Mais um ótimo momento para escolher entre Uber ou 99 é quando você busca a ampliação da renda fixa. Nesse caso, especificamente, você já tem um emprego e um salário mensal, mas precisa complementar os ganhos para alcançar novos objetivos.

Como o serviço oferece toda flexibilidade de horário para o desenvolvimento do trabalho, profissionais de diferentes áreas utilizam o tempo livre para impulsionar o seu capital. Bom, né?

A melhor parte de trabalhar nas plataformas, mesmo já tendo um emprego fixo, é a tranquilidade que o cenário propõe. Não há uma cobrança exagerada por metas, e tudo que você ganha entra como lucro.

Passatempo ou hobby 

Lembra-se quando falamos que mesmo motoristas aposentados de caminhões podem trabalhar para Uber ou 99? Foi um bom exemplo. Mas a verdade é que qualquer profissional aposentado ou que busca novas experiências pode começar a trabalhar para os aplicativos.

Ainda que pareça um pouco diferente à primeira vista, não é incomum encontrar pessoas que iniciam essa carreira apenas como passatempo – um hobby, de fato. Para esses profissionais, dirigir é um prazer, e se puderem ganhar dinheiro fazendo isso, melhor ainda.

Enfim, se você estava com alguma dúvida sobre escolher o Uber ou 99, esperamos que este texto tenha ajudado a trazer a melhor resposta. O fato é que esses aplicativos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, resultando em um número grande de clientes. 

Então, seja para aumentar a sua renda ou para iniciar uma nova trajetória profissional, escolha a plataforma ideal e não perca mais tempo.

Gostou desse conteúdo? Confira também o quanto pode ganhar um motorista de app e como esses ganhos podem continuar aumentando.

Deixe aqui seu comentário e não se esqueça de compartilhar essas informações com os seus amigos! 

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio