VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Motor de carro: como funciona e quais são os tipos?

Com certeza você já ouviu falar que o motor de carro é como se fosse o coração do veículo. Embora seja uma forma meio romantizada de se referir, ela não está errada.

A energia gerada pela queima da combustão se torna a energia mecânica para colocar o carro em movimento. Ou seja, é como uma espécie de bombeamento, assim como nosso órgão.

Mas, você sabe quais são as peças que formam o motor? Ou quais são os tipos de motores existentes? Para entender um pouco mais sobre todos esses detalhes, continue com a gente!

Boa leitura!

Como funciona o motor de carro?

De maneira prática, o motor de carro funciona da seguinte forma: ele converte a energia de combustão em energia mecânica. Desse modo, a principal força para que as rodas do veículo se movimentem e empurrem o veículo para a direção desejada é gerada.

Quais são as peças de um motor de carro?

Você já sabe que, de forma geral, o motor de carro funciona gerando a principal energia para a movimentação do veículo. Porém, para entender o processo em detalhes é importante conhecer as peças que formam o motor por completo:

O motor de carro, além de ser uma peça fundamental para o veículo, é uma peça complexa e precisa que seus diferentes componentes funcionem bem, para que assim ele possa desempenhar seu papel corretamente.

Quais são as etapas do motor de carro?

Como explicado, o motor de carro funciona como um grande sistema transformador de energia para a movimentação do veículo. E como se trata de uma peça com diferentes componentes, o processo completo passa por diferentes etapas até que o resultado final aconteça.

Conheça e entenda mais sobre essas etapas:

1. Admissão e compressão

Esta etapa se dá quando acontecem a entrada de combustível e a compressão entre o líquido e o ar a partir do pistão do motor.

2. Combustão

É nesta etapa que a vela gera uma pequena fagulha para que haja a combustão, dando início ao funcionamento do motor.

3. Escape

Seguindo, a etapa de escape acontece através de fumaça, garantindo que o processo de combustão ocorra novamente sem impurezas;

Quais são os tipos de motor de carro?

Os tipos de motor de carro podem ser divididos em duas categorias:

Confira, abaixo, os principais tipos de acordo com essas classificações.

Tipos de motor de carro por cilindro

Os tipos de motor de carro por cilindro são:

Motor em linha

Este é o motor no qual os cilindros se apresentam em linha reta. Ele ocupa menos espaço e por isso é comum em veículos menores.

Motor boxer

Aqui os cilindros ficam na horizontal e oferecem maior potência para carro. É um motor muito comum em modelos esportivos;

Motor em “V”

Chamado assim, pois os cilindros são organizados em posição de “V”, formando um ângulo mais agudo entre eles;

Motor em “W”

Por fim, muito parecido com o motor anterior, o motor em “W” apresenta os cilindros em dobro. São modelos de alta potência e costumam aparecer em veículos mais caros.

Tipos de motor de carro por potência

Motor 1.0

Começando com o 1.0, esse é o motor mais fraco em termos de potência, porém o que utiliza menos combustível. Ideal para o motorista que usa o carro por longos períodos ao dia;

Motor 1.4

Em seguida, o motor 1.4 apresenta um equilíbrio maior entre potência e economia. Excelente para o motorista que gosta de andar com o ar condicionado ligado, mas ainda precisa economizar;

Motor 1.6

Já o motor 1.6 traz maior conforto na dirigibilidade, porém demanda mais consumo do que o motor 1.4;

Motor 1.8

Motor indicado para veículos mais pesados, que necessitam de força para o arranque e movimentação. Logicamente, o consumo acompanha a potência;

Motor 2.0

Este é o motor para quem busca desempenho acima de tudo. Assegura potência em ultrapassagens mesmo com outros aparelhos ligados no carro;

Motor Turbo

E, por fim, o motor turbo é aquele que traz maior potência sem precisar aumentar o tamanho da peça.

Pode ser adicionado até mesmo ao motor 1.0, lhe oferecendo potência semelhante ao de 1.6. Porém, é uma complementação que demanda custo.

Enfim, esses foram os principais pontos sobre o motor de carro. É sempre importante frisar que o bom funcionamento da peça depende dos cuidados do motorista, por isso, no dia a dia:

Quanto mais bem cuidado o seu motor, mais tempo você conseguirá rodar com o seu veículo em segurança. 

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos repletos de dicas no nosso blog! Esperamos lá, boa corrida =)

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio