VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Carro falhando? Saiba o que pode ser!

O carro falhando talvez seja o problema que todo proprietário já passou pelo menos uma vez. E no caso dos motoristas de aplicativos, que utilizam o veículo por horas, as chances desse tipo de falha acontecer são ainda maiores.

Porém, não é porque se trata de algo comum que precisa ser recorrente na sua vida. Até porque, ter o carro falhando pode atrapalhar e muito a sua rotina, tanto profissional quanto pessoal. 

O ideal é manter a manutenção em dia, e conhecer algumas das razões que deixam o seu carro falhando na hora que você mais precisa pode fazer toda diferença. Ficou interessado? Continue lendo e confira!

Boa leitura!

O que pode deixar o seu carro falhando? 

Como um veículo é composto por diferentes sistemas, o mesmo problema pode ter diferentes origens. Então, confira, abaixo, as principais razões que podem deixar o seu carro falhando.

1. Combustível de má qualidade

Combustíveis de má qualidade podem trazer diversas complicações, inclusive deixar o seu carro engasgando. Entenda mais sobre este ponto.

Como identificar o problema?

Veículo perdendo potência ou engasgando na saída são sinais de combustível ruim. Por isso, é muito importante buscar sempre postos de confiança para abastecer o carro, ainda mais se ele é seu instrumento de trabalho.

O que um combustível ruim pode gerar ao veículo?

Abastecer o veículo com combustíveis de má qualidade pode gerar problemas no motor e nas peças dentro do próprio tanque de combustível, deixando o carro falhando.

Quais partes do carro são afetadas?

As partes mais afetadas por esse problema são:

Assim, é importante ficar de olho e atento aos sinais do automóvel.

Como solucionar o problema?

Bom, de fato esse é um problema que pode gerar uma certa dor de cabeça, mas algumas dicas podem ajudar a solucionar e evitar que aconteça novamente.

Como citado anteriormente, abasteça sempre em postos de confiança e com selo de qualidade. E duvide sempre de “promoções” muito atraentes. O combustível é o que move o carro e precisa ser escolhido com cuidado.

2. Bomba de combustível

Seguindo, outro fator que pode deixar o seu carro engasgando é justamente a queima da bomba de combustível. Porém, o combustível ruim não é a única razão para que a peça se danifique rapidamente. Você costuma andar com o carro na reserva? Então confira o que pode acontecer. 

Como identificar o problema?

Veículos que andam sempre na reserva têm maiores chances de queimar a bomba de combustível rapidamente. Neste cenário, o carro falhando pode ser justamente a perda da bomba. 

O que uma bomba de combustível ruim pode gerar ao veículo?

Neste caso, as consequências seriam a perda da bomba e a impossibilidade de utilizar o veículo até que o problema seja resolvido, o que significaria um grande prejuízo para motoristas de aplicativo.

Quais partes do carro são afetadas?

Assim como o carro falhando por culpa do combustível de má qualidade, um problema na bomba de combustível também impactaria:

Como solucionar o problema?

Para evitar isso, não ande com o veículo sempre na reserva, pois internamente a bomba utiliza o próprio combustível para fazer o resfriamento. Caso necessário, realize a troca da peça.

3. Velas de ignição

As velas de ignição já fogem um pouco da questão do combustível, mas também podem deixar o seu carro falhando. As peças funcionam dentro do sistema de ignição, sendo crucial na partida do veículo. 

Como identificar o problema?

O carro falhando justamente na hora de dar a partida pode ser sinal de problemas nas velas de ignição. Fique de olho!

O que os problemas nas velas podem gerar ao veículo?

Alguns dos problemas mais comuns gerados por causa das velas são: dificuldades para ligar o carro ou desligamentos repentinos.

Quais partes do carro são afetadas

Como as velas fazem parte do sistema de ignição, ele acaba sendo o mais afetado nesse caso, e até mesmo a bateria pode sofrer danos em razão da insistência do motorista na hora de ligar o veículo.

Como solucionar o problema?

Para isso, é preciso levar o veículo até o mecânico a fim de confirmar a causa do problema e realizar a troca das peças. E lembre-se, ao identificar possíveis problemas nas velas, não force muito o veículo, somente se necessário.

Muitas coisas podem deixar o carro falhando, e como ele é o principal instrumento de trabalho para motoristas de aplicativo, é importante saber identificar os sinais para poder solucionar os problemas o quanto antes.

4. Cabos da vela

Nosso próximo ponto são os cabos da vela, mas não confunda. Os cabos das velas são outras peças dentro do sistema de ignição, responsáveis por levar a energia gerada da bateria até as velas de fato. 

Como identificar o problema?

O carro engasgando ou perdendo força durante o trajeto são sinais de desgaste ou mau encaixe dos cabos das velas.

O que os cabos da vela podem gerar ao veículo?

Com os cabos em mau funcionamento, tanto o sistema de ignição quanto a bateria são forçados além do limite, impactando diretamente o funcionamento do carro.

Quais partes do carro são afetadas?

Nesse caso, todo o sistema de ignição, bateria e o próprio motor do veículo podem ser afetados por problemas nos cabos das velas.

Como solucionar o problema?

Para isso, você pode analisar se os cabos estão bem encaixados e/ou fazer um teste para verificar se a corrente elétrica está passando utilizando o multímetro. 

Caso o problema não se resolva, é necessário levar ao mecânico para realizar a troca das peças.

5. Bateria do veículo

Por fim, como não poderia ser diferente, a bateria também pode deixar o seu carro falhando. Embora ela nem sempre seja a maior culpada, como normalmente se pensa, ela pode sim ser a principal causadora do problema. 

Como identificar o problema?

Carro engasgando, perdendo força ou painel piscando na hora de dar a partida são sinais de falha na bateria.

O que ela pode gerar ao veículo?

Problemas na bateria do carro podem ser sinônimos de dificuldades para ligar de forma normal, perda de dispositivos elétricos como rádio, dvd, multimídia etc.

Quais partes do carro são afetadas?

No geral, as partes mais afetadas são: sistema de ignição e as partes elétricas do veículo.

Como solucionar o problema?

Ao identificar problemas na bateria, certifique-se que ela está dentro do tempo de “validade” determinado pelo fabricante e faça o teste para avaliar a geração de energia. Se o problema persistir, é preciso levar ao especialista e realizar a troca da peça.

Qual a importância da manutenção?

Ficar atento a todos os detalhes apresentados é importante para evitar que o seu carro fique engasgando, porém é ainda mais fundamental não descuidar da manutenção.

Como dito, o veículo é um conjunto de sistemas que precisa ser vistoriado continuamente. Certificar-se que todas as peças estão dentro da vida útil e correspondendo como esperado também é seu dever como motorista.  

O carro é seu instrumento de trabalho, e para realizar suas corridas com segurança é preciso estar seguro em relação ao funcionamento do veículo, pelo seu bem e dos passageiros.

Então, analise as nossas dicas e não seja mais pego de surpresa com o seu carro falhando. Tenha em mente que o melhor remédio é sempre a prevenção.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e confira outros conteúdos como esse no nosso blog!

Te esperamos lá, boa corrida =)

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio