Manutenção preventiva: 5 dicas para motorista de app

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

Compartilhe nas redes sociais clicando nos ícones abaixo

A manutenção preventiva é aquela que você faz periodicamente no seu carro, mesmo que não apresente nenhum problema. O objetivo é prevenir e corrigir defeitos ou falhas de equipamentos e componentes do seu veículo, evitando ser pego de surpresa e acidentes por falha de manutenção.

Se você quer fazer a manutenção preventiva do jeito certo, sem prejudicar o seu lucro como motorista de app e obter os melhores resultados, veio ao lugar certo! 

Continue a leitura e confira as nossas cinco dicas!.

Qual a importância da manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é importante para evitar prejuízos financeiros decorrentes de falhas mais severas em peças do seu veículo, já que este tipo de manutenção de carro costuma ser mais barata que a manutenção corretiva.

Lembre-se de que essa prática ajuda reduzir as probabilidades de acidentes causados por falta de manutenção e desgastes naturais das peças do seu carro, que colocam a sua segurança e a de seus passageiros em risco. 

1. Respeitar a periodicidade ideal

Uma das características do tipo de manutenção preventiva de carro é que ela precisa ser feita regularmente, de tempos em tempos. Mas você saberia dizer qual é o intervalo ideal?

Na realidade, cada modelo tem um tempo específico para a realização das manutenções. Entretanto, em termos gerais, o ideal é fazer uma checagem a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados, ou o que acontecer primeiro.

Além disso, leve em consideração o tipo de pista em que você costuma rodar. Um carro que enfrenta ruas em mau estado e estradas de terra no dia a dia tende a sofrer mais. Por isso, faz sentido que as suas manutenções sejam feitas em um intervalo menor.

2. Identificar os itens a serem revisados

Existem alguns itens que precisam estar na lista da manutenção preventiva. São aqueles que apresentam maior probabilidade de desgaste e que você deve sempre ficar de olho para identificar problemas. Podemos destacar:

  • Freios;
  • Alinhamento;
  • Sistema elétrico;
  • Fluido de transmissão;
  • Fluido da direção hidráulica;
  • Líquido de arrefecimento;
  • Óleo do motor;
  • Estado dos pneus;
  • Pressão dos pneus;
  • Filtro de ar;
  • Filtro do ar-condicionado;
  • Funcionamento dos vidros e travas.

Esses são os principais, mas você pode incluir outros itens na manutenção preventiva se tiver observado algo diferente no funcionamento do carro.

Mãos masculinas mexendo em um aparelho de manutenção preventiva.
A manutenção preventiva é o melhor jeito de evitar gastos mais caros.

3. Poupar dinheiro para pagar a manutenção preventiva de carro

Infelizmente qualquer tipo de manutenção, inclusive a manutenção preventiva, não sairá de graça. Você tem que estar pronto para desembolsar um certo valor periodicamente para manter seu veículo em perfeito estado. Mas esse gasto não precisa ser um peso para o seu orçamento, basta se planejar.

Sabendo que este tipo de manutenção deve ser feita a cada seis meses e considerando o custo médio (pergunte ao mecânico), basta distribuir o valor em “parcelas” que podem ser guardadas mensalmente. 

Assim, na hora de fazer a manutenção preventiva, o dinheiro já vai estar na mão. E, pagando à vista, ainda é possível conseguir um desconto!

Essa dica não vale apenas para este tipo de manutenção, mas também para todos os custos relativos ao carro. Poupar mensalmente gera um impacto bem menor do que tirar o valor de uma vez do seu orçamento. 

Então, você pode estimar todos os seus gastos anuais com o carro — impostos, documentação, manutenções — e transformar esse número em pequenas parcelas, juntando um pouco todo mês.

 

4. Escolher o mecânico certo para o serviço

Você não deve fazer a manutenção preventiva do seu carro em qualquer mecânico, afinal o automóvel é o seu instrumento de trabalho, a sua empresa!

Em primeiro lugar, você pode perder a garantia do veículo se fizer reparos fora da rede autorizada da marca. Ela também pode parar de valer se as revisões obrigatórias não forem feitas conforme programado.

Em segundo lugar, mesmo após o final do período de garantia, o uso da rede autorizada continua sendo a opção ideal, sabe por quê? O motivo é simples: você sabe que eles sempre vão usar peças originais no seu carro. Não dá para ter a mesma certeza em uma mecânica comum.

A manutenção de carro não pode ser na rede autorizada e terá que encontrar um novo mecânico? Não precisa se desesperar!  A melhor maneira de ter segurança nessa escolha, é buscar um profissional com boas referências, portanto converse com amigos, parentes e outras pessoas que também trabalham como motorista de app e peça indicações.

E a principal dica é: quando encontrar aquele mecânico que faz um bom serviço, seja um cliente fiel! Existem dois motivos para essa recomendação:

  • Trocar de mecânico é sempre um risco. Quem garante que o outro será mais competente?
  • Com o tempo, o profissional entende cada vez melhor as particularidades do seu carro, e isso faz toda a diferença.

Então, se for possível, tente fazer a manutenção preventiva no mesmo lugar.

Na imagem há um homem caucasiano vestindo um macacão azul, olhando a parte inferior de um carro suspenso em uma oficina, enquanto segura uma ferramenta na mão direita.
Na hora de realizar a manutenção de carro, escolher um bom mecânico faz toda a diferença.

5. (Re)planejar sua agenda de trabalho

O tempo que seu carro vai ficar parado na oficina varia bastante. Mesmo que ele esteja em perfeitas condições, pode acabar demorando alguns dias. Imagine que o mecânico já tenha uma carga de trabalho muito grande naquela semana, por exemplo.

Já que você é um motorista de app, precisa levar esse tempo em consideração, pois são dias em que não vai conseguir trabalhar. Mas isso não significa que seus ganhos vão ser prejudicados.

Você pode organizar maneiras de compensar a perda, aproveitando a flexibilidade da atividade. Que tal resolver o problema esticando um pouquinho seu horário de trabalho no restante do mês?

Outra alternativa é programar com antecedência as manutenções, deixando seu mecânico avisado, para que elas não atrapalhem sua agenda. Por exemplo, se você normalmente não trabalha às segundas-feiras, encaixe o procedimento sempre nesse dia.

Para terminar, enquanto seu carro está na manutenção, você pode aproveitar para fazer outras coisas importantes. Alguns exemplos são: organizar suas finanças; pensar em maneiras de aprimorar o seu atendimento ao passageiro; abastecer o estoque de água, balas e jornais para oferecer como cortesia, transformando esse tempo em algo produtivo.

Agora que você já conhece as nossas cinco dicas essenciais para realizar a manutenção preventiva de carro, o resto é com você! 

Para quem está aprendendo como ser motorista de app, fica uma lição: deixar as manutenções preventivas de lado é um mau negócio, o barato pode sair caro! Então, antes que seu carro comece a apresentar problemas e te deixe na mão, que tal começar a cuidar dele com mais carinho?

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão interessante para a manutenção preventiva de carro? Deixe seu comentário abaixo!