VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Segurança

Dirigir na chuva: guia rápido para uma direção segura!

Conduzir um veículo por si só já é um grande desafio, no entanto, há condições que deixam esta tarefa um pouco mais difícil. Neste artigo vamos dar dicas para ajudar os motoristas a conseguirem enfrentar uma das condições que podem causar grandes riscos caso não tenham uma atenção redobrada: dirigir na chuva.

Boa leitura!

Tomar cuidado ao dirigir na chuva 

É preciso estar sempre atento quando falamos da direção de um veículo, no entanto, ao dirigir na chuva a visibilidade do motorista, e dos pedestres também, tende a ficar reduzida, assim como os pneus perdem atrito com o solo.

Essas condições diminuem a capacidade do carro de frear, acelerar e fazer manobras de emergência. Ou seja, é preciso cuidado redobrado para evitar possíveis acidentes. 

O que conferir antes de dirigir na chuva?

Existem alguns itens que devem ser conferidos para que você possa dirigir com mais tranquilidade. Veja agora quais são as primeiras providências para tornar o carro mais seguro em dias de chuva: 

6 dicas para dirigir na chuva em segurança!

Bom, agora que já sabemos quais são os primeiros passos para deixar o carro apto a enfrentar uma chuva de forma adequada, vamos para a parte que exige um olhar humano. 

Vale sempre lembrar que o motorista deve ter muita atenção ao dirigir, seja com o asfalto molhado ou não. No entanto, em dias chuvosos, a cautela deve ser ainda maior, visto que, além de zelar pela própria vida, é necessário garantir que os demais passageiros do carro e pedestres tenham segurança também.

Confira dicas de como dirigir na chuva de forma mais segura: 

1. Dirija devagar

Em dias de chuva preze sempre dirigir em velocidade reduzida. Isso ajuda a ter mais domínio do carro em casos de aquaplanagem. Há casos também de buracos na via serem camuflados em poças de água. 

2. Distância segura

Mantenha uma distância ainda maior do veículo da frente, é importante prezar pela nossa segurança e por todos que estão na rua também. A dica é manter uma distância de cerca de 4 segundos. 

3. Acenda os faróis

Acenda os faróis na potência baixa, mesmo que seja de dia, para ajudar na sinalização para pedestres e outros motoristas – principalmente em casos de neblinas na pista.

Vale ressaltar que, de acordo com o artigo 250 do Código de Trânsito, não ligar as luzes de posição do carro sob chuva forte, neblina ou cerração é considerada uma infração média, visto que devido às condições climáticas, o automóvel pode se camuflar e ocasionar acidentes de trânsito. 

4. Aproveite o ar-condicionado

Use e abuse do ar-condicionado para desembaçar os vidros, afinal, ninguém merece dirigir sem visibilidade ampla da pista;

6. Atenção em dobro

Por fim, mantenha a atenção redobrada com os pedestres, visto que o comportamento deles pode mudar durante a chuva. 

5. Pense bem no seu trajeto

Se possível, evite vias alagadas. Opte por um trajeto que não tenha risco de inundações e enchentes, mesmo que isso altere o seu tempo de viagem. 

Em casos de enchente, evite ao máximo ultrapassar barreiras de águas com o carro, mesmo que sejam baixas. O excesso de água pode atingir o assoalho do veículo e causar danos irreversíveis ao automóvel.

Para dirigir na chuva, além da preocupação com a segurança de todos, dentro e fora do carro, o motorista deve considerar que essa situação pode ocasionar também problemas técnicos ao veículo.

Problemas que podem afetar o veículo

Como vimos anteriormente, além da segurança dos motoristas e dos passageiros, dirigir em áreas alagadas pode ocasionar muitos problemas para o veículo. Um dos mais conhecidos é a aquaplanagem.

O que é aquaplanagem?

A aquaplanagem ocorre quando um veículo, ao passar sobre qualquer tipo de camada de fluido, perde o atrito com o asfalto. Isso acontece devido à impossibilidade de ocorrer a drenagem dos sulcos dos pneus (fissuras, ranhuras, os buracos estreitos do pneu).  

Como evitar casos de aquaplanagem? 

É de suma importância evitar a aquaplanagem, visto que um deslizamento de veículos na pista molhada pode acarretar em vários tipos de acidente.

Para evitar o fenômeno, o motorista precisa ter consciência de macetes para conseguir controlar o carro nestes casos, como manter uma velocidade segura e pneus sempre adequados e de acordo com os regimentos.

O que fazer em casos de aquaplanagem? 

Tudo bem, você seguiu nossas dicas, mas ainda assim, infelizmente, não conseguiu evitar a aquaplanagem. O que fazer?

  1. Mantenha calma e segure firmemente o volante para manter as rodas retas; 
  2. Jamais freie bruscamente. Tire o pé do acelerador e espere velocidade diminuir sozinha; 

Dica extra: se o dia está chuvoso e você precisa sair de casa, antes de sair verifique se o seu local de destino corre riscos de alagamentos, isso ajuda a prevenir surpresas no caminho e te dá tempo de pensar em um possível trajeto alternativo. 

Conte pra gente, com essas dicas você se sente mais seguro para encarar um dia de chuva? Lembre-se sempre que a segurança vem em primeiro lugar. 


Confira mais conteúdos completos como esse no nosso blog! Te esperamos lá =)

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio