VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Embreagem de carro: os 4 problemas mais recorrentes!

Embora muitas pessoas acreditem se tratar de uma única peça, a embreagem de carro na verdade é um grande sistema mecânico composto por diferentes partes, sendo essencial em automóveis manuais.

Ela garante que a troca de marchas aconteça de maneira suave, sem ruídos ou atritos para o condutor. Porém, mesmo conhecendo a peça por nome e por uso, muitos motoristas não entendem bem como funciona a embreagem, desconhecendo, principalmente, os tipos de defeito que ela pode apresentar.

Esse conhecimento limitado pode trazer riscos para o bolso e para a segurança do proprietário. Mas, não precisa se desesperar. No artigo de hoje explicaremos como funciona uma embreagem de carro e quais os problemas mais recorrentes apresentados por essa peça tão importante.

O que é uma embreagem de carro?

Como explicado na introdução, a embreagem de carro é um grande sistema mecânico composto por diferentes peças. São elas:

No entanto, de todas essas peças, o motorista só tem contato visual e direto com o pedal do sistema, dando a sensação de que a embreagem é apenas um item isolado – essa também é a principal razão para que os condutores demorem a associar determinados problemas à peça.

Entender como funciona a embreagem e como isso afeta o veículo é importante para evitar maiores problemas.

Quais os problemas mais recorrentes na embreagem de carro?

Após entender o que constitui a embreagem, você verá quais os problemas que acontecem no sistema em razão do uso constante. Conheça os mais recorrentes e fique atento.

Embreagem patinando

Um dos problemas mais comuns na embreagem de carro é a “patinação” do sistema mecânico. Quando o platô não consegue mais segurar o disco da embreagem, há uma sensação de que o carro está patinando, seguida de uma perda de controle do veículo.

Esse problema pode ser resultado do desgaste do kit de embreagem, ou até mesmo do excesso de óleo, graxa e outros produtos. A solução mais indicada aqui é dirigir-se até o mecânico e realizar a troca do kit completo.

Pedal da embreagem duro

Quando há um desgaste maior entre as molas do platô e o atuador, o pedal da embreagem pode apresentar maior rigidez e dificultar a ação do motorista na hora de mudar a marcha do veículo.

Esse é mais um problema que pode ser causado pelo tempo de uso da peça. Mas, neste caso, a boa notícia é que você pode solucionar com uma simples troca do cabo da embreagem.

Ruídos estranhos 

A embreagem de carro costuma ser uma peça silenciosa, porém, quando não está funcionando corretamente, pode apresentar alguns ruídos estranhos no câmbio. Um exemplo disso é quando você pressiona o pedal da embreagem até o fundo, tenta passar a marcha e escuta um som de ferro raspando.

Em geral, isso significa que o sistema de embreagem não está mais abrindo suficientemente. Para resolver o problema é preciso levar o carro ao mecânico e solicitar uma vistoria no sistema de embreagem.

Embreagem travando

Como você viu até aqui, a embreagem tem influência direta na troca de marchas do carro. Quando ela não está funcionando corretamente pode ocasionar o travamento da marcha, ou seja, o carro fica sem controle do câmbio. 

Além de ser incômodo, também é uma situação extremamente perigosa, pois em uma ocasião de emergência você não conseguirá controlar o veículo.

Aqui, não há tempo a perder: dirija-se o quanto antes para a oficina a fim de resolver o problema. Em situações de travamento total, a solução é guinchar o carro até o mecânico de sua confiança.

É importante manter a manutenção do veículo em dia, para sua segurança e dos demais.

Como funciona a embreagem de carro e como utilizá-la da maneira correta?

O conjunto da embreagem é ligado diretamente ao volante do carro, entrando em ação durante a troca de marchas no câmbio manual. Basicamente, a embreagem une dois eixos principais do automóvel: o que movimenta o motor e o que movimenta as rodas. 

Ao pisar no pedal da embreagem, você aciona o sistema que interrompe momentaneamente a conexão da caixa de câmbio com o volante do motor – por isso a sensação de que o “carro está andando sozinho”.

Em resumo, a função da embreagem é controlar a força que deve ser impressa em cada momento, garantindo que o motor funcione de acordo com a velocidade do veículo.

Para que a embreagem de carro não tenha o seu disco desgastado de forma prematura, é importante que o motorista siga algumas boas práticas no dia a dia, por exemplo:

Para evitar problemas mais graves e riscos para a sua segurança, o ideal é adotar a manutenção preventiva e verificar a situação da embreagem do carro regularmente.

Tenha em mente que todo sistema de embreagem precisa estar em boas condições para que você consiga rodar com o seu veículo tranquilamente.
Gostou das nossas dicas sobre embreagem de carro? Deixe o seu comentário e acesse o nosso blog para outras dicas!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio