A inspeção veicular Uber e 99 é um procedimento importante para que todos os veículos que oferecem o serviço de transporte particular tenham uniformidade e segurança em relação ao seu estado e condição de trafegar.
Dependendo da cidade em que você deseja trabalhar com um dos aplicativos de transporte particular, essa inspeção pode ser requerida pela prefeitura a fim de tornar legal o tráfego do veículo, podendo ter critérios diferentes para cada município.
Com base nas informações e avaliações feitas no momento da inspeção veicular Uber e 99, o poder público leva mais segurança para a população que utiliza os serviços destes aplicativos e para seus futuros clientes
Dessa forma, é possível garantir, também, um trânsito mais seguro, uma vez que os veículos inspecionados e autorizados para a circulação estão com seus equipamentos internos em bom estado.
Por que é tão importante fazer a inspeção veicular Uber e 99
A inspeção veicular Uber e 99 é uma espécie de vistoria do veículo cujo proprietário pretende utilizar para trabalhar com aplicativos de transporte individual.
Para a inspeção, um profissional com registro no CREA e habilitado para tal utiliza diversos equipamentos para aferir o funcionamento correto do veículo.
Durante a inspeção veicular Uber e 99, alguns itens essenciais do veículo são avaliados, sobretudo para verificar o seu correto funcionamento. São eles:
- Sistemas de sinalização luminosa;
- Buzina;
- Limpadores dianteiros e traseiros;
- Equipamentos de sinalização, como triângulo;
- Validade e integridade do extintor de incêndio;
- Funcionamento e integridade do velocímetro;
- Presença e integridade do estepe, bem como as ferramentas que são necessárias para que seja instalado;
- Funcionamento do freio de mão;
- Integridade dos cintos de segurança, bem como sua disponibilidade pronta e imediata para uso;
- Características da placa, bem como lacre;
- Grau de transparência dos vidros – se aplicadas películas para neutralização da luz solar.
Licenciamento veicular Uber e 99 em São Paulo: entenda o que pode e o que não pode
Em Abril de 2019, na cidade de São Paulo, a prefeitura publicou uma resolução obrigando os veículos utilizados para o transporte individual de passageiros a passar por inspeção veicular Uber e 99.
Em Setembro do mesmo ano, no entanto, a Uber conseguiu uma liminar, junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, desobrigando os motoristas a fazer a inspeção, até então obrigatória e passível de multa quando não realizada.
Embora não seja obrigatório que os motoristas submetam seus veículos à inspeção e tenha um relatório de inspeção uber e 99, é essencial afirmar que os carros devem ter, sempre, seus equipamentos de segurança em dia.
Nessa disputa de regulamentação que envolve a prefeitura e as plataformas, é essencial ressaltar que quem não pode sair perdendo é o nosso passageiro.
Veja quais são os itens comuns exigidos pela prefeitura da cidade de São Paulo para licenciar os automóveis que exercem o transporte individual.
Tempo de uso do veículo
Algumas plataformas definem, logo na integração do carro, a idade máxima para o veículo.
A 99, por exemplo, aceita veículos quatro portas, com idade máxima de oito anos, a partir da sua fabricação. O perfil do motorista é outro dado que deve ser levado em conta.
Impostos em dia
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deve ser renovado anualmente e só ocorre após o pagamento dos impostos veiculares, como DPVAT, IPVA e possíveis multas.
Com os impostos em dia, não há risco de ser multado, prejudicando seus rendimentos diários ou ainda tendo seu veículo apreendido. Dessa forma, você garante e leva mais segurança para o trânsito e também para seus passageiros.
Fique atento ao vencimento do licenciamento do carro a partir dos dígitos finais de sua placa. Confira com o Detran e com a prefeitura da cidade que você pretende fazer suas corridas para saber quais procedimento burocráticos são necessários para se regularizar, como o caso da inspeção veicular Uber e 99.