VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Dicas

Carros adaptados para deficientes: 3 dicas infalíveis

A questão da inclusão social de pessoas com deficiência é um assunto, felizmente, muito debatido nos dias de hoje. O tema está sendo trabalhado em diversas camadas da sociedade, e no ramo automobilístico ele pode ser notado com o crescimento da utilização de carros adaptados para deficientes.

As empresas de motoristas de aplicativo, como a 99 POP, Uber e Cabify, que são ótimos exemplos de democratização no serviço de transporte, também abraçam a causa e possibilitam que tanto os profissionais atrás do volante quanto os passageiros com deficiência se sintam contemplados.

Uma ótima notícia, não é mesmo?

As próprias medidas do governo a fim de facilitar a aquisição de carros adaptados para deficientes são relativamente recentes, assim como o conhecimento das demais pessoas em realizar adaptações em seus próprios veículos.

Mas e você, sabe quais montadoras investem em carros adaptados para deficientes? Conhece quais tipos de adaptação existem ou como realizar alguma no seu veículo? Entende como funciona a isenção para aquisição desse tipo de carro?

Para responder essas perguntas e mostrar como é possível você trabalhar ou utilizar serviços de aplicativo mesmo tendo alguma deficiência, preparamos este artigo com os principais pontos sobre os carros adaptados para deficientes

Continue com a gente e confira.

Boa leitura! 

Quais são os tipos de modificações de carros adaptados para deficientes?

Quando falamos em carros adaptados para deficientes, muitas pessoas associam somente aos cadeirantes. Ainda que seja compreensível, isso é um equívoco. Existem diferentes tipos de deficiência, e cada uma exige uma modificação específica no veículo.

A boa notícia é que além das próprias montadoras já fabricarem alguns modelos adaptados, utilizando as ferramentas corretas, você mesmo pode realizar certas modificações

Entenda mais! 

Volantes para pessoas com pouca mobilidade nos braços

Algumas pessoas apresentam dificuldade na mobilidade dos braços ou, especificamente, nos dedos das mãos. Para elas, uma modificação que faz toda a diferença são os volantes adaptados com pomos giratórios.

Com a inclusão dos pomos, elas conseguem realizar a rotação do volante com mais facilidade. E para fazer isso, você precisa prender de dois a três pinos no volante do carro, permitindo o encaixe do punho ou da mão durante a ação. 

Fácil, rápido e acessível. Não é tão difícil quanto você achava contar com carros adaptados para deficientes!

Veículos com comando para tetraplégicos

Assim como muitas profissões, ser motorista de app é uma ótima oportunidade para PCDs, basta apenas recorrer a carros adaptados para deficientes e pronto, você poderá contar com essa renda.

Assim como muitas profissões, ser motorista de app é uma ótima oportunidade para PCDs, basta apenas recorrer a carros adaptados para deficientes e pronto, você poderá contar com essa renda. 

Mesmo com grande dificuldade de locomoção, as pessoas tetraplégicas também podem ter autonomia na hora de dirigir.

Mas, para isso, é importante contar com um veículo de câmbio automático e com modificações elétricas.

No câmbio, é implementada uma alavanca que controla a aceleração do carro. O motorista só precisa revezar entre puxar e empurrar a alavanca para acelerar ou frear o automóvel.

O segundo ponto necessário em carros adaptados para deficientes tetraplégicos é a modificação parcial do volante. São adicionados botões nessa parte para que todos os comandos elétricos sejam acionados com rapidez e facilidade, por exemplo:

Acelerador adaptado para pessoas com pouca mobilidade na perna direita

Pessoas que não apresentam mobilidade total com a perna direita precisam contar com a inversão do pedal do acelerador, tornando seu carros adaptados para deficientes, neste caso, uma modificação bem específica. 

Ou seja, tanto o pedal do freio quanto o do acelerador passam para o lado esquerdo. Durante a adaptação nem é preciso remover o pedal original, basta empurrar para debaixo do painel do carro.

Outra melhoria que pode ser realizada nesse sentido é o prolongamento de ambos os pedais. Assim, pessoas com deficiência em relação a altura podem utilizar as funções do carro sem nenhuma dificuldade.

Carros adaptados para deficientes cadeirantes

O cadeirante pode aplicar as mesmas modificações citadas para pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade nas partes inferiores. No entanto, há adaptações que devem ser feitas em relação à utilização da cadeira de rodas.

Se o objetivo for usar a própria cadeira dentro do carro, é preciso retirar o banco original e instalar uma adaptação para o encaixe. 

Agora, se o motorista se sente mais confortável fora da cadeira, é recomendável a troca para bancos giratórios – capazes de sair do veículo e girar 90°, permitindo que o usuário entre e saia sempre sentado.

Como funciona a isenção de impostos para pessoas com deficiências?

Analisar boas opções de carros adaptados para deficientes, além de conhecer a isenção de impostos para PCDs, tornará a vida de muitos muito mais agradável. Por isso, fique por dentro!

Analisar boas opções de carros adaptados para deficientes, além de conhecer a isenção de impostos para PCDs, tornará a vida de muitos muito mais agradável. Por isso, fique por dentro!

Se você achou as modificações complicadas ou deseja primeiro adquirir um carro novo para depois realizar as adaptações, fique tranquilo, pois o governo oferece um programa de isenção de impostos para PCDs.

Como explicado na introdução, ainda que seja algo relativamente novo, o Estado vem desenvolvendo ideias para que as pessoas com deficiência consigam maior autonomia para trabalhar e se locomover no dia a dia.

O que é ótimo para o bom desenvolvimento da nossa sociedade, você não concorda?

Como funciona a isenção de imposto para PCDs?

A isenção de imposto para PCDs, funciona, basicamente, embasada numa lei que permite que PCDs tenham abatimento em impostos na aquisição de automóveis de até R$ 70 mil fabricados em território nacional ou em países do Mercosul

Alguns tributos que sofrem descontos são:

Mas é claro que há circunstâncias específicas para cada imposto. Por exemplo, o ICMS é descontado para autistas e pessoas com deficiência mental ou visual. O IPI também se encaixa nesse grupo, mas é válido apenas para carros até 2.0 flex e de passageiros.

Já o IOF pode ser abatido na aquisição de automóveis apenas fabricados no país e com o motor limite de 128cv.

Para veículos importados ou que estejam acima do limite de R$ 70 mil, há um abatimento de 11% apenas no IPI do valor total. Lembrando que o usuário precisa permanecer com o veículo pelo período mínimo de quatro anos.

Por isso, além de contar com carros adaptados para deficientes, é muito importante você conhecer a isenção de impostos para pessoas com deficiências, quando são válidos e quando não entram em funcionamento.

Quais montadoras estão investindo em carros adaptados para deficientes?

Não só as startups de serviços, como a 99, estão pensando na inclusão de pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção. As principais montadoras do mundo também passaram a investir forte em programas e carros adaptados para deficientes

Conheça algumas iniciativas e modelos de automóveis para PCD das principais montadoras:

Fiat

A Fiat, uma das empresas que mais vendem carros no Brasil, criou o Programa Autonomy. O projeto pega carona na iniciativa do governo e oferece uma série de isenções para PCDs na aquisição de alguns automóveis 0 km. 

Entre os modelos que se enquadram no programa, estão:

Neste caso não se trata de carros adaptados para deficientes, mas sim, tornar mais acessível essa aquisição, e futuramente, adaptação do automóvel.

Chevrolet

A Chevrolet também não fica atrás quando o assunto é desconto para pessoas com deficiência. A partir da sua iniciativa chamada Chevrolet Mobility, a empresa oferece abatimento de impostos em toda a sua linha de automóveis. 

Ou seja, toda a linha da empresa tem negociação especial dentro do programa Chevrolet Mobility. 

Como alguns dos carros mais utilizados por motoristas de aplicativos de mobilidade são da montadora, o profissional PCD tem a oportunidade de adquirir um ótimo modelo com grandes descontos, por exemplo:

Ford

A Ford não conta com um programa específico como as anteriores, mas também oferece descontos especiais em alguns dos seus automóveis. Aqui, já existe carros adaptados para deficientes. 

Destaque para o novo Direct SE 1.5 do Ecosport, com câmbio automático e voltado para o público PCD.

Além desses, modelos mais populares e bastante utilizados no dia a dia por motoristas e passageiros de aplicativos, como o novo KA Hatch e Sedan, também contam com isenção de impostos.

Citroën

Ainda que não apresente um programa de descontos, a montadora francesa é uma das que mais investem em carros adaptados para deficientes. A Citroën oferece carros com câmbio automático e outras modificações específicas para o público PCD.

Entre os principais modelos estão:

Nissan

Como era de se esperar, as montadoras orientais também contam com programas e modelos exclusivos para o público com alguma deficiência de locomoção. A Nissan é um ótimo exemplo, a empresa oferece o automóvel Kicks exclusivo para o público PCD.

Além desse, o Versa SL Direct conta com uma versão única para pessoas com deficiência, e ainda pode ser adquirido a partir das isenções de impostos.

Hyundai

A ideia de carros adaptados para deficientes veio para acrescentar muito mais inclusão social, autonomia e liberdade financeira, uma vez que trabalhar como motorista de app pode trazer uma renda extra ao motorista.

A ideia de carros adaptados para deficientes veio para acrescentar muito mais inclusão social, autonomia e liberdade financeira, uma vez que trabalhar como motorista de app pode trazer uma renda extra ao motorista.

A Hyundai conta com alguns dos carros mais vendidos no nosso país, e constantemente utilizados por motoristas de aplicativos, são eles:

Todos podem ser adquiridos com descontos utilizando a isenção do governo. No entanto, a montadora sul-coreana trouxe mais facilidade com o lançamento da versão Attitude do Creta, direcionada  exclusivamente para o público PCD

Honda

A Honda é outra montadora japonesa que apresenta o seu próprio programa voltado ao público PCD, o Honda Conduz. Todos os automóveis que se encaixam nessa iniciativa contam com abatimento de diferentes impostos, tendo como destaque os modelos City e Fit. 

Além disso, alguns modelos mais luxuosos podem ser adquiridos pelo público PCD com descontos no IPI, são eles:

Enfim, não há mais razão para se limitar. Certo?

Seja você um motorista ou um passageiro de aplicativo, hoje existem vários carros adaptados para deficientes. A sua rotina social ou profissional pode ser vivida com qualidade e segurança ao utilizar algum dos modelos disponíveis no mercado. 

Faça uso dos seus direitos permitidos pelo governos e aproveite o cenário positivo que as novas startups estão trazendo para o mercado.

O futuro se mostra bastante promissor quanto a essas acessibilidade, o que é ótimo. Graças a iniciativa de cidadãos e empresas, as pessoas com deficiência têm a chance de fazer parte do dia a dia da sociedade, dirigindo e utilizando serviços de transporte de maneira eficaz e com qualidade.

E ai? Gostou desse conteúdo sobre carros adaptados para deficientes? Conte pra gente alguma experiência positiva sobre ser motorista de app! Para mais conteúdos, acesse outros conteúdos do nosso blog e fique por dentro.

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio