Você sabe o que é e qual a função do sensor de rotação? Assim como qualquer outro componente do veículo, é essencial manter o cuidado e a manutenção em dia do seu carro.
E para quem trabalha como motorista de aplicativo, esse cuidado é ainda mais importante. Isto é, para quem tem o veículo como principal instrumento de trabalho, os cuidados com a manutenção não podem ser deixados de lado.
Tendo em vista a segurança dos passageiros, e do próprio motorista, é fundamental se atentar para manutenções preventivas. E isso inclui saber o que é o sensor de rotação, como ele funciona e como prevenir ou identificar possíveis problemas com o componente.
Pensando nisso, trouxemos um artigo completo para você entender tudo sobre o sensor de rotação do seu veículo e ficar por dentro da Vida de Motorista.
Boa leitura!
O que é o sensor de rotação?
O sensor de rotação é um gerador de pulsos, que envia sinais digitais para a unidade de comando do motor do seu carro. Esses sinais são informações que auxiliam a unidade de comando a realizar a injeção de combustível.
A peça é um componente essencial do sistema de injeção eletrônica e, consequentemente, do automóvel como um todo.
Como o sensor de rotação funciona?
Muito bem, mas como o sensor de rotação funciona? Como destacamos, o componente encaminha algumas informações para a unidade de comando eletrônica. Dentre essas informações estão: rotação e posição do virabrequim.
Assim, o sensor de rotação calcula o momento exato para que a injeção eletrônica seja feita. Para isso, a peça é constituída de um ímã permanente, além de uma bobina, colocada em torno do ímã.
A junção dos componentes compõem o indutor do sensor de rotação.
Possíveis problemas no sensor de rotação
Devido a sua importância, é comum que alguns problemas decorram de defeitos do sensor de rotação. Assim como qualquer outro componente, o sensor está sujeito a falhas.
Algumas das possíveis falhas são:
Falha de memória
Essa falha acontece quando há um código de falha gravado na memória do componente.
Defeito no sensor do motor
Em alguns casos, a peça pode parar de funcionar abruptamente. Nesse caso, há uma falha no momento em que a injeção eletrônica deve acontecer.
Nessa situação, é comum que o motor comece a falhar em baixa rotação devido a quantidade de combustível necessário para o motor funcionar.
Identificando defeitos no sensor
Como deu para notar, o sensor de rotação possui uma importante função para todo o funcionamento do seu carro. Possíveis defeitos no sensor podem ocasionar o mau funcionamento de todo o veículo, especialmente do motor.
Sendo assim, é essencial saber não só quais são os possíveis defeitos no componente, mas também como identificá-los.
Resistência elétrica
Uma das formas de identificar defeitos no sensor de rotação é testando a resistência elétrica. Com um multímetro conectado aos terminais do sensor, é possível avaliar as condições dos fios da peça.
Apesar de prática, o teste não é totalmente conclusivo, e deve ser complementado com outras avaliações.
Osciloscópio
Para complementar o tópico anterior, temos o teste com o osciloscópio. O instrumento avalia a amplitude e demais características do sinal, mostrando resultados do circuito do sensor.
Assim o mecânico e motorista podem ter um resultado mais conclusivo, identificando com mais facilidade possíveis defeitos no componente.
Da mesma forma, também vale fazer uso do scanner, além de se manter atento para a rotação, velocidade do automóvel e a velocidade da roda
Tensão da corrente alternada
Por fim, outro teste que pode auxiliar na avaliação das condições do sensor de rotação é o da tensão da corrente alternada.
O teste também faz uso do multímetro, que é usado para avaliar a tensão da corrente alternada. Com isso, conectando-se aos terminais, é possível analisar se o sensor está enviando qualquer sinal para a unidade de comando.
Manutenção preventiva
Agora que você já sabe o que é o sensor de rotação, como ele funciona e como identificar defeitos na peça, vale destacar a importância da manutenção preventiva desse componente.
Assim como todo o veículo, o sensor necessita de cuidados constantes. E para isso, a manutenção preventiva é fundamental. Afinal, é com ela que você vai descobrir com antecedência se existe um defeito no sensor, evitando ficar sem rodar.
Quanto custa um sensor?
Após identificar o problema, o ideal é encaminhar o veículo para a devida revisão e manutenção. Em geral, o sensor tem um preço médio de R$ 80,00.
O valor é bem acessível, já que a peça tem uma longa duração. Além disso, a mão de obra para a substituição do componente também não sai caro. Mas lembre-se de buscar sempre um especialista para realizar a troca.
Gostou do conteúdo? Agora você está preparado e já sabe como identificar e resolver possíveis problemas no sensor de rotação, não é mesmo?
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