VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Dicas

Seguro passageiro e motorista: como funciona e quais são as vantagens?

Mais do que se locomover entre uma origem e um destino, trabalhar em serviços de transporte é assumir a responsabilidade por alguém, mesmo que durante um curto período de tempo. Por isso, o seguro passageiro e motorista é essencial.

Se você aderiu à economia compartilhada recentemente ou está pensando em utilizar o seu veículo para transportar pessoas por meio de aplicativos, este post está imperdível! Nele, vamos contar qual é a importância de garantir esse tipo de cobertura, como ela funciona e quais são as vantagens que o motorista pode ter com a sua contratação.

Acompanhe!

O que é o seguro passageiro e motorista

O objetivo de um seguro não é impedir que acidentes aconteçam, pois isso não é possível. No entanto, ele é capaz de minimizar bastante as consequências do problema para todas as pessoas envolvidas naquela situação.

Um acidente com passageiros pode gerar desde escoriações simples até problemas graves e sequelas permanentes. Os tratamentos de saúde necessários à recuperação geralmente são caros e prolongados.

Por isso, um Seguro para Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) é uma medida essencial para garantir o devido atendimento aos acidentados e a proteção do trabalhador envolvido no sinistro.

Segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), acidentes pessoais são eventos súbitos, que ocorrem em uma data específica, têm origem externa, são involuntários e violentos.

Eles provocam lesões físicas que podem gerar algumas consequências, como:

O Seguro APP existe justamente para disponibilizar uma cobertura em caso de danos corporais aos passageiros e motoristas.

Como funciona o seguro passageiro e motorista

Garantias

As principais garantias oferecidas pelo Seguro APP são por morte e invalidez permanente. No entanto, as indenizações para custear despesas médico-hospitalares também são muito úteis.

Coberturas

A cobertura para morte e invalidez prevê indenizações no valor mínimo de R$ 50 mil. É possível contratar outras opções, de acordo com a requisição do proprietário do automóvel. Por exemplo: o seguro gerenciado pela Marsh, utilizado pelos profissionais da 99, fornece até R$ 10 mil em despesas médicas, hospitalares e odontológicas.

Além disso, a indenização está prevista para todas as pessoas transportadas (passageiros e motorista) naquele momento e se aplica não só a acidentes, mas também a situações de violência.

Em alguns casos, as plataformas fazem parcerias com seguradoras para desenvolver produtos de acordo com a necessidade dos motoristas. Como elas costumam oferecer condições especiais muito interessantes, é importante verificar essas opções antes de contratar outras operadoras presentes no mercado.

Vale destacar que, em muitas seguradoras, a cobertura é válida a partir da hora em que o profissional atende a um chamado e começa seu trajeto para buscar o usuário. Já para o cliente, o início é no momento em que ele entra no veículo.

Obrigatoriedade

Nem todas as empresas exigem a contratação de um Seguro APP. No entanto, as mais sérias continuam mantendo essa obrigatoriedade com a finalidade de proteger os passageiros e motoristas.

Vale lembrar que o fato de que a plataforma requisita esse cuidado dos profissionais traz credibilidade ao aplicativo. O usuário se sente seguro e procura com mais frequência os serviços prestados pela empresa.

Tipos de seguros

Os Seguros APP são oferecidos em três modalidades:

Investimento

Esse tipo de seguro é mais caro porque o carro é utilizado com fins comerciais. Para a seguradora, isso significa que se trata de um veículo que corre riscos maiores, então o valor cobrado é proporcional ao perigo.

No entanto, esse gasto precisa ser visto como um investimento. Além de garantir uma segurança financeira para o motorista em caso de acidente, ele atrai os usuários de aplicativos, que se interessam pelos serviços que se responsabilizem pela assistência devida em situações de vulnerabilidade. Por isso a relação custo-benefício é muito favorável.

Como contratar

Se quiser esse tipo de seguro, o proprietário do veículo precisa comunicar à seguradora que ele será utilizado para fins comerciais e transporte de clientes. Com essa informação, ela vai endossar a apólice.

A omissão desse fato costuma causar a perda de direitos por parte do contratante. Se a empresa descobrir que o carro era utilizado com esse propósito, ela pode se recusar a pagar a indenização em caso de sinistro.

O proprietário precisa apresentar também o comprovante de que quitou o DPVAT correspondente ao ano corrente.

A contratação pode ser ainda mais simples quando o trabalho é feito em parceria com plataformas e aplicativos de mobilidade urbana. A 99, por exemplo, oferece o seguro de acidentes pessoais para seus motoristas e passageiros.

Nesse caso, a própria empresa decidiu arcar com os custos do seguro com o objetivo de proteger os motoristas e passageiros que trabalham e utilizam o 99POP. Assim, ela garante a segurança e estabelece um diferencial competitivo em relação a outros aplicativos.

O que não fazer

O motorista que decide trabalhar em parceria com aplicativos e transportes não deve fazer um seguro para táxi. Essas empresas se definem como serviços de tecnologia, por isso o tipo de cobertura não se aplica. A opção válida é o APP.

A importância do Seguro APP

Se você ainda não se convenceu de que ele é fundamental, fizemos um resumo dos motivos:

Enfim, a contratação do seguro passageiro e motorista é uma medida essencial para garantir a proteção e a devida assistência a todos os envolvidos na prestação de um serviço de transporte.

Embora a preocupação do motorista seja a segurança e o atendimento ao seu cliente, ele é o principal beneficiado com esse tipo de contratação.

Gostaria de entender ainda melhor como esse seguro funciona? Quer descobrir as vantagens para passageiros e motoristas? Então não perca tempo! Acesse nossa página agora mesmo e conheça a proposta de Seguro para Usuários 99. Aguardamos seu contato!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (3)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio
  • Como ser motorista? Leia e descubra o que é preciso! - Dicas para motoristas particulares e taxistas

    […] comprar e regularizar o seu veículo, é importante contratar um bom seguro. Aliás, em alguns aplicativos para motoristas isso é uma […]

    Responder

  • Como ser motorista? Veja o passo a passo para o sucesso - Vida de Motorista

    […] jaqueta de times, chinelos e calça esportiva ou moletom), comprovação de contratação do seguro contra acidentes de passageiros e do seguro obrigatório, inspeção anual em dia e […]

    Responder

  • 8 principais vantagens de trabalhar como motorista particular - Vida de Motorista

    […] é uma das oportunidades mais interessantes para quem quer ser motorista. Podendo determinar os próprios horários, você consegue administrar o seu tempo de acordo com as […]

    Responder