VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

Saiba o que mudou no novo código de trânsito brasileiro!

Válido desde 12 de abril de 2021, o novo código de trânsito brasileiro trouxe alterações significativas para os motoristas e para a sociedade em geral, tornando as regras mais ajustadas ao dia a dia das grandes cidades brasileiras.

Conhecê-lo é o primeiro passo para adequar a sua rotina a essas novas formas de dirigir, melhorando seu desempenho tanto como motorista parceiro da 99 ou da Uber, quanto como cidadão responsável.

Pensando nisso, para te ajudar a adequar seu trabalho ao novo código de trânsito, vamos ver agora todas as principais alterações que a lei sofreu e construir assim um trânsito mais seguro para você e para a cidade toda.

O que mudou com o novo código de trânsito brasileiro?

Sejam lá quais forem as regras ou leis do novo código de trânsito brasileiro, uma direção segura depende da colaboração, atenção e, sobretudo, respeito de cada um. Seja um pedestre, um motorista ou qualquer outro agente que trafegue pelas ruas de uma cidade, estrada ou rodovia do país, você carrega um responsabilidade.

Uma das mudanças que mais chamam a atenção quando olhamos o novo código de trânsito brasileiro diz respeito à forma como é pontuada a Carteira Nacional de Habilitação.

Antes, a Carteira contava com 20 pontos, agora passa a contar com 40 pontos máximos para acúmulo de multas de trânsito até que se suspenda de fato o condutor.

Essas mudanças são estruturais e dizem respeito à forma como estamos presentes no trânsito. Confira, agora, quais as principais:

Até 40 pontos para a suspensão da licença para dirigir

Um dos principais tópicos do novo código de trânsito brasileiro trata do aumento do limite de pontos na carteira e, ainda, da quantidade de infrações gravíssimas cometidas em um ano para que então haja a suspensão da licença, que se dá da seguinte forma:

Desconto de 40% em multas

Ainda em relação a carteira, abre-se a possibilidade de pagamento com até 40% de desconto. Antes do novo código de trânsito, esse valor de desconto era de 20% em relação ao valor da multa.

Vale ressaltar que, o desconto de 40% vem através da utilização do app SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), por isso fique de olho caso alguma coisa aconteça.

Aumento no tempo de validade da CNH

Outro ponto que diz respeito à Carteira é que agora ela passa a contar com 10 anos de validade ao invés de 5, apenas.

CNH digital veio para ficar

Continuando nos tópicos referentes a CNH, outra mudança foi que agora o motorista não é mais obrigado a andar com a CNH física, podendo optar pela carteira em formato digital.


Nós explicamos neste conteúdo completo como emitir sua CNH digital, confira!

O mundo e a sociedade vem evoluindo cada vez mais em direção ao digital, e o novo código de trânsito não poderia ficar de fora. Agora o motorista pode optar por andar com a versão digital da sua CNH.

Alterações na forma de transportar crianças

O novo código de trânsito também determina que o transporte de crianças seja realizado com equipamentos obrigatórios para a retenção infantil, como as cadeirinhas ou assentos de elevação, para crianças de até:

Anteriormente a regra valia apenas para crianças até os 7 anos de idade ou que ainda não tivessem a mesma altura citada.

Quem não cumprir essa determinada regra pode levar multa gravíssima e a aplicação de 7 pontos na CNH do condutor. 

Algumas multas deixam de pontuar na carteira com o novo código de trânsito brasileiro

São oito os tipos de multas que deixam de gerar pontos na carteira, mas que continuam passíveis de pagamento:

  1. Não ter atualizado o cadastro do veículo ou de condutor;
  2. Deixar de fazer a transferência de um veículo por mais de 30 dias;
  3. As infrações que passageiros cometem em ônibus em rodovias;
  4. Uso de placa em forma irregular;
  5. Customizar um veículo sem constar no documento;
  6. Trafegar sem inscrição de tara – seja para ônibus, seja para caminhões;
  7. Não promover baixa de veículo com perda total;
  8. Trafegar sem documento – em formato digital ou em papel.

Qual a importância do novo código de trânsito?

Manter o respeito pelo outro é uma das formas mais eficientes de assegurar um trânsito mais justo, visto que por meio desse princípio e valor passamos a tratar quem está ao nosso redor como nós desejamos que nos tratem.

Assim, as regras de segurança mais básicas do trânsito são um excelente passo a dar para que a gente possa se adequar ao novo código de trânsito brasileiro sem grandes mudanças no dia a dia.

Seja passando o cinto logo ao entrar no carro ou, até mesmo, utilizando o celular apenas com o veículo desligado, essas são maneiras de preservarmos as vidas que estão ao nosso redor. E não precisamos mesmo de um novo código de trânsito que nos lembre disso, certo?

Portanto, independente da lei em vigência, esses mecanismos são essenciais para preservarmos um trânsito mais seguro para todos, sejam essas pessoas quais forem e, claro, para mantermos a nossa própria segurança enquanto motorista ou não.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com outros motoristas e confira outros artigos completos no nosso blog! Te esperamos lá =)

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio