Vai transportar crianças no carro? Conheça os principais cuidados

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

Compartilhe nas redes sociais clicando nos ícones abaixo

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) criou regras claras e rígidas para transportar crianças no carro, como o mínimo de idade para andar no banco da frente. Esses cuidados são essenciais para garantir a segurança dos pequenos, que são mais vulneráveis às possíveis freadas bruscas ou colisões durante um trajeto. 

As normas são válidas para todas as pessoas em um automóvel, incluindo quem trabalha como motorista. Você sabia disso?

Quando o passageiro está acompanhado de uma criança, é preciso levá-la conforme manda a legislação brasileira. Mas o que fazer quando não temos a cadeirinha adequada para o transporte? Devo recusar a corrida? Quais são as alternativas?

Vamos responder a essas perguntas e desvendar tudo o que o CTB diz sobre esse assunto. Acompanhe a leitura e saiba que deve haver muito mais do que balas a serem oferecidas aos pequenos dentro do seu carro!

Legislação para transporte de crianças

A lei que obriga o uso de assentos pras crianças menores e regulamenta o mínimo de idade para andar no banco da frente do carro é importante para preservar a vida dos pequenos passageiros. Segundo dados da ONG Criança Segura, todos os dias, no Brasil, duas crianças morrem em acidentes de trânsito.

É importante, antes de conhecer a lei, que você mentalize esta informação: se estiver usando um assento adequado de segurança, a criança tem 71% mais possibilidades de sobreviver a um acidente de carro, ainda segundo os dados da mesma ONG.

Não vale a pena arriscar, certo? Então, vamos aos detalhes do CTB sobre o tema:

Qual é o mínimo de idade para andar no banco da frente?

Ao completar dez anos os pequenos já têm idade para andar no banco da frente e, claro, sempre com cinto de segurança.

Mas atenção! Há outro detalhe que deve ser verificado antes de deixar a criança sentar ao lado do motorista: ela deve ter altura suficiente para conseguir, com as costas totalmente encostadas no banco, alcançar as plantas dos pés no chão do carro.

Quais são as regras para os menores de dez anos?

Para aqueles que ainda não têm idade para andar no banco da frente, o banco traseiro é o local, sem exceções! Fora isso, as crianças devem estar sentadas em dispositivos próprios para cada idade e peso, conforme vamos descrever adiante.

Esses assentos são importantes para que os pequenos não sejam arremessados para fora do carro em casos de batida. Além disso, ajudam a desacelerar o corpo na hora da colisão, diminuindo a força do impacto e reduzindo as chances de haver problemas na cabeça e na coluna vertebral.

Qual é a idade necessária para andar apenas com o cinto de segurança?

Essa determinação não depende da idade para andar no banco da frente, mas da altura. Os dispositivos são fabricados usando a projeção de altura de uma pessoa com, no mínimo, 1,45m e, pelo menos, 36 quilos. Com menos do que isso, o passageiro não está protegido adequadamente, pois o cinto de segurança não vai conseguir reter o impacto e proteger a cabeça, o pescoço e a coluna.

Quais são as punições previstas para quem não cumprir essas regras?

Todos os motoristas que forem flagrados pela polícia ao transportar crianças no carro em desacordo com a legislação receberão falta gravíssima. A multa é de R$293,47, mais a perda de sete pontos na carteira de habilitação. 

Portanto, além de preservar a segurança dos pequenos, ao atender aos requisitos da lei, você preserva, também, o seu bolso!

Família de quatro pessoas dentro do carro.
A segurança, sua e dos seus passageiros, é um tópico que deve ser encarado como prioridade. Sendo assim, saber qual é o mínimo de idade para andar no banco da frente é fundamental para qualquer motorista.

Tipos de assento para crianças no carro

Para ajudar você a identificar os equipamentos adequados para cada criança, veja a lista que preparamos:

Bebê conforto

O bebê conforto serve para carregar os bebês de até um ano de idade ou com até 13 quilos. Ele deve ser colocado no carro sempre virado de costas para o motorista. De preferência, um adulto deve estar ao lado do bebê durante o transporte, no banco traseiro.

Cadeirinha de segurança

Criança de até quantos anos tem que usar cadeirinha? Para crianças de um a quatro anos, que ainda não possuem idade para andar no banco da frente, entre 9 e 18 quilos, você pode fazer o uso da cadeirinha, que já devem ser colocadas viradas para a frente do veículo. 

Esses assentos são presos ao cinto de segurança do carro, mas a criança usa o cinto do dispositivo.

Assento de elevação

Também chamados de booster, os assentos de elevação servem pras crianças maiores, que já têm entre 18 e 36 quilos. Em geral, eles são usados para os pequenos que têm entre quatro e dez anos, já que, após isso, ela terá idade para andar no banco da frente.

Alguns assentos de elevação vêm com encosto, que pode ser retirado depois que a criança atinge altura suficiente para usar o cinto de segurança, sem que ele fique próximo ao pescoço.

Veja como agir se não houver assentos especiais disponíveis

É importante que você saiba que a legislação não exige que o motorista de aplicativos particulares, como 99 ou Uber, ou táxi tenham os dispositivos de segurança para crianças em seu veículo. A recomendação é sempre pedir ao passageiro que traga o equipamento, caso o tenha.

Do contrário, os pequenos devem sempre usar o banco traseiro, com o cinco de segurança. Vale a lembrança: as crianças não devem ser levadas no colo dos adultos, usando o mesmo cinto de segurança, pois assim, nenhum dos dois está protegido!

Com toda a informação que passamos sobre a segurança que esses equipamentos propiciam, a decisão é do motorista: se você tem transportado muitos pequenos ultimamente, talvez seja interessante investir em uma cadeirinha e deixá-la no porta-malas.

Recomendações

Outras recomendações para que você evite problemas ao levar os pequenos no seu carro são:

  • Use a trava das portas traseiras que impede que elas sejam abertas por dentro;
  • Mantenha os vidros fechados no lado onde a criança estiver sentada;
  • Não deixe que os pequenos sejam levados no colo dos seus responsáveis;
  • Não leve crianças no porta-malas!

Lembre-se de que os equipamentos feitos para transportar crianças no carro devem ter certificação de segurança que garanta a sua qualidade.

E, agora que você já sabe qual é o mínimo de idade para andar no banco da frente, assim como os protocolos de segurança para transportar crianças no veículo, que tal compartilhar essa informação com os seus colegas nas redes sociais?


Confira também outros conteúdos completos como esse no nosso blog!