O filtro de ar do motor é uma peça chave para o bom funcionamento de qualquer carro. A peça funciona como uma barreira que capta as impurezas do ar, de maneira que ele chegue limpo para se misturar com o combustível e virar energia.
A peça mantém os outros componentes protegidos, impedindo que as impurezas, como grãos de areia e poeira, de pararem em lugares indevidos, tipo dentro do motor, pistões e cilindros. Não é atoa o apelido “pulmão do motor”!
Existem vários tipos e modelos de filtro do ar, podendo ser descartáveis ou de maior durabilidade. A aparência da peça é de uma sanfona, sendo bem característica. Portanto, mesmo de formas e matérias diferentes, é muito fácil identificá-la.
O filtro pode ser composto por um papel microporoso, fibras de algodão, espuma e malha de aço. As cores são sempre claras para que seja possível identificar rapidamente o nível de sujeira acumulada.
Quando você não faz a manutenção do filtro, seu veículo pode apresentar problemas como o alto consumo de combustível, desgaste de peças, barulhos e ruídos. Evite esses possíveis problemas lendo, nas linhas a seguir, tudo sobre a função do filtro de ar do carro, quando trocá-lo e muito mais!
Qual a função do filtro de ar?
A função do filtro de ar do carro é a de impedir que as impurezas cheguem até o motor do veículo. O ar poluído passa pelo coletor de admissão, vai para o filtro, onde retira-se as sujeiras, como pequenos resíduos ou poeira, e então segue para o sistema de energia.
O motor transforma o combustível em energia para fazer com que o carro se movimente. Esse processo acontece por meio da mistura entre o ar e o álcool ou gasolina no carburador ou na injeção eletrônica, que posteriormente vão passar pelo processo de combustão.
Se o ar estiver com impurezas, pode ser que as etapas não aconteçam corretamente, afetando a performance de todo o carro. Portanto, quanto menos detritos, mais eficiente será a queima.
Da mesma forma, as partículas podem prejudicar, e até mesmo danificar, outros elementos do motor, como as bielas e pistões, elementos móveis que participam de toda a queima e geração de energia.
O pistão é um êmbolo móvel de alumínio que se desloca para cima e comprime o composto químico. O gás se expande e leva a cabeça do pistão para baixo. Esse sobe e desce que move o veículo.
As bielas são um dos principais componentes do motor, por isso são feitas de aço. Elas conectam o pistão ao virabrequim, também participando do procedimento de movimento do carro.
Onde está localizado o filtro de ar?
A localização do filtro do ar varia de acordo com o modelo e ano de produção de cada veículo. Em carros mais antigos e com carburador, o filtro fica embaixo do capô, normalmente parafusado sobre o motor e envolto de uma cobertura de plástico ou metal.
Em modelos fabricados em anos mais recentes, o filtro de ar está dentro de uma caixa de formato quadrado posicionada no espaço entre o motor e a grelha frontal. Vale ressaltar que os formatos dos filtros e carcaças também são variáveis, mas podem ser retangulares, ovais, quadrados, cilíndricos ou mais arredondados.
Como saber quando trocar o filtro?
A principal função do filtro de ar é não permitir que a sujeira do ar se acumule no sistema de injeção dos veículos. Os filtros possuem um formato de sanfona composta por várias camadas de papel e fibras de algodão, formando uma barreira de proteção.
Retendo tantas impurezas, é impossível que o filtro de ar do motor se mantenha sempre limpo após realizar a sua função por determinado tempo ou local. Dessa forma, é preciso estar de olho em alguns fatores que indicam a hora de trocá-lo.
Quilometragem
Primeiro é preciso verificar a validade da peça, observando a data em que a última troca ocorreu e como ela foi realizada. Se tratando da quilometragem, o tempo de vida útil do filtro é de 10 mil quilômetros em regiões urbanas e 5 mil quilômetros se a circulação por estradas de terra for em períodos muito frequentes.
Sujeiras impregnadas
Em alguns casos é possível perceber um filtro de ar sujo apenas olhando para ele. A aparência de sujeira evidente mostra que a peça está saturada com as partículas captadas, não conseguindo trabalhar de maneira correta. Mantenha atenção na cor do filtro e na quantidade de fuligem ou poeira impregnada na sanfona.
As camadas do filtro de ar do motor podem armazenar uma grande quantidade de resquícios mas que, por serem muito pequenas, acabam passando meio despercebidas.
Por isso, fique sempre atento! A qualquer sinal de dúvidas, procure a ajuda de um profissional qualificado para a inspeção da peça.
Desgaste aparente
Assim como as sujeiras aparentes, é possível notar os sinais de desgastes só de olhar para a peça. Além dos resíduos, o papel e algodão que compõem o filtro ficam em formatos levemente irregulares por conta dos detritos entre os vãos.
A separação entre as camadas abrem espaço para que as impurezas passem tranquilamente, fazendo com que o filtro perca a sua função e prejudique o motor.
Consumo de combustível
O motor demonstra sinais quando não está operando corretamente e um dos principais é o aumento do consumo de combustível. Quando as sujeiras não são filtradas corretamente, acabam indo até o motor e participando do processo de combustão. Contudo, o ideal é que esse processo aconteça apenas com o ar puro e o combustível, sem a presença de outras partículas.
Dessa forma, elas atrapalham o desempenho e eficiência do sistema, fazendo com que o motor perca a sua potência e precise consumir mais combustível do que o usual para funcionar.
Chiados, ruídos e aquecimento anormal no sistema de energia também são alguns fatores que podem indicar o mau funcionamento do filtro de ar.
Com que frequência trocar?
As montadoras sugerem que a substituição aconteça nos períodos de revisão e avaliação do carro, mas a média é que ocorra a troca de acordo com a quilometragem de 5.000 para áreas rurais e 10.000 para locais urbanos.
Lembrando que a distâncias percorrida é apenas uma estipulação. A sujeira do filtro é diretamente proporcional à poluição do ar. Quanto mais o filtro exercer a sua função, mais rápido deverá ser trocado.
Pensando no tempo de uso do veículo, os manuais de fabricação sugerem que o filtro seja trocado dentro do período de um ano, mas a situação da peça pode indicar mais ou menos vida útil.
Mesmo com esses fatores sendo levados em conta, o período e situações para a mudança ainda são variáveis, podendo acontecer antes ou depois dos quilômetros e períodos sugeridos, dependendo muito da frequência em que o carro é usado.
Um veículo que passa mais tempo dentro da garagem do que na estrada vai ter um filtro de motor que dura muito mais do que a mesma peça em um carro usado várias vezes em um curto período de tempo.
O processo de como trocar o filtro de ar do motor é fácil, o próprio motorista pode realizar a substituição, desde que devidamente capacitado. O processo é bem fácil e simples, mas é bom contar com o auxílio de um mecânico ou profissional qualificado para verificar se tudo está correto.
A troca só pode ser feita depois que o carro ficar bastante tempo desligado. O filtro está ao lado do motor, que retém muito calor e chega a altas temperaturas. O contato direto com o sistema que ainda não foi resfriado pode causar queimaduras e outros tipos de ferimentos.
Portanto, mantenha sempre o cuidado e realize o procedimento com calma, lembrando de apertar bem os parafusos que fecham a tampa da peça.
E se não for trocado?
Não trocar o filtro de ar do carro pode trazer grandes complicações para o seu automóvel, principalmente se tratando da qualidade e performance do motor. Andar com a peça desgastada não atrapalha apenas na limpeza do ar captado.
Falhas na marcha, chiados, ruídos e perda de potência na hora de ganhar velocidade são apenas alguns dos fatores que podem acontecer.
Ao não trocar o filtro, a sujeira entra dentro do motor e começa a atrapalhar a combustão. Essas partículas fazem com que o propulsor precise de mais força para puxar o ar e funcionar, tendo que consumir mais combustível do que ele consumiria se o ar estivesse limpo.
Ao mesmo tempo, os resquícios que passam para o motor podem causar vazamentos, arranhões, rachaduras ou até mesmo quebrar as peças envolvidas no processo.
Com o passar do tempo, a sujeita também começa a se acumular nos pistões e cilindros, desgastando as peças. Essas situações diminuem a performance do veículo e ainda trazem um prejuízo para o seu bolso.
Não trocar o filtro de ar também causa um aumento nos gases produzidos pelo carro. A combinação dos combustíveis com o oxigênio que passa indevidamente pelo filtro do motor forma gases nocivos.
O conteúdo é liberado pelo escapamento, causando danos ao meio ambiente e aos seres vivos que respiram o ar contaminado.
Quanto custa trocar o filtro de ar?
Assim como a vida útil do filtro, o preço de troca também varia muito. Mas, de qualquer forma, se prevenir e ter que gastar com apenas essa peça é muito mais vantajoso e econômico do que precisar trocar o motor, por exemplo, apenas por falta de cuidados.
É muito importante se manter atento aos sinais dados pelo carro e trocar o filtro para evitar os problemas citados acima. Afinal, a vida útil do seu veículo depende muito do cuidado e tempo que você desprende para cuidar dele.
Quando o assunto é filtro de ar, tanto o do motor, como o de cabine, costumam ter um valor baixo se comparados com outras peças. Os preços podem ser desde R$7,00 para as peças de matérias e composições mais simples, até valores mais elevados.
As oficinas especializadas não costumam cobrar muito caro para a troca, pois é um processo simples.
Mas, para quem quiser fazer o procedimento por conta própria, basta levantar o capô, abrir a caixa preta fechada por parafusos e realizar a substituição. A ação é rápida e evita dor de cabeça futura!
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