VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Como escolher pneu para motorista de app? Confira!

O automóvel possui muitas peças de grande importância, entre elas o pneu. Ele deve ser bom para garantir a segurança do motorista e de seus passageiros em situações adversas que o condutor pode enfrentar. Mas como escolher um bom pneu para sua ferramenta de trabalho?

Neste post, vamos te ajudar a saber o que olhar, quais as medidas um pneu deve ter para te oferecer uma boa dirigibilidade, qual o melhor modelo usado e quando você deverá trocar este item considerado importante.

Além disso, você saberá quais os benefícios terá com um pneu regulado e de qualidade e quando você terá que fazer o balanceamento das rodas. E aí, quer aprender tudo sobre como escolher pneu? Então, siga com a leitura do artigo! 

Como escolher pneu? 

Para saber como escolher pneu, você deve avaliar os seguintes itens: 

Conforto e maciez 

Uma das coisas que você precisa olhar na hora de saber como escolher pneu é analisar o conforto e a maciez. Isso é ainda mais importante se você trabalha em uma cidade com paralelepídedos ou ruas cheias de buracos.

Neste caso, opte por pneus que priorizem a maciez. Muitas vezes, deixar o carro mais esportivo não irá trazer o conforto que você precisa.

Confira as medidas dos pneus

Outra dica de como escolher pneu é você conferir as medidas. Para isso, verifique o manual do proprietário do veículo e veja as orientações. No documento, você conseguirá descobrir tudo sobre a largura, a pressão e o tamanho do pneu ideal para o seu carro.

Não se esqueça que os pneus são projetados para aguentar até determinada força e por isso eles devem ser compatíveis com o seu veículo. 

Analise o modelo adequado 

Como já dissemos no tópico anterior, no manual do automóvel você encontra tudo sobre as medidas adequadas dos pneus. Você também deve pensar no modelo. Lembra do piloto de fórmula 1 quando vai para a pista de corrida? A equipe sempre se preocupa com os pneus de chuva, não é verdade? 

Apesar de você não ser um piloto, também deve se preocupar em escolher um pneu que seja bom tanto para andar nos dias de sol, quanto para dirigir em dias chuvosos. Priorize sempre a sua segurança na hora de saber como escolher pneu. 

Veja de que é feito o item

Os pneus mais macios não costumam durar muito. Por isso, para saber como escolher pneu, você deve observar a composição da borracha.

Também verifique se o item compõe uma categoria conhecida como highway terrain (HT) e se é considerado um pneu para carros populares. Esses duram mais do que os conhecidos por mud terrain (MT) e os de alto desempenho. 

Preste atenção ao tipo de pneu

Modelo, material, tamanho, medidas, instalação e manutenção são passos e características importantes para aproveitar ao máximo a confortabilidade de seu carro!

Há três tipos de pneus no mercado: on-road, misto e off-road. O primeiro é indicado para você que anda em estradas pavimentadas ou que têm paralelepípedos, como algumas cidades brasileiras.

Já o segundo, serve tanto para andar na cidade como nas estradas de terra. Portanto, se você quiser saber como escolher pneu, observe como são as ruas da sua cidade e qual o trajeto você terá que andar todos os dias. Já o terceiro, é exclusivo para estradas de terra ou lama.

Quando realizar a troca deste item?

Você também deve prestar atenção a marca TWI que fica na banda lateral do item. Também dê uma olhada na validade carimbada no lado de dentro do produto ou no termo de garantia.

Geralmente, os fabricantes de automóveis dão 5 anos de garantia a contar a partir da data de fabricação do pneu ou emissão da Nota Fiscal.

Quais os benefícios de se ter um pneu regulado e de qualidade? 

São muitos os benefícios de andar com o pneu calibrado e possuir um item de qualidade. Entre eles, podemos citar: 

Mais segurança 

Com o pneu de qualidade, você evita acidentes como derrapagens, principalmente em curvas.

Maior conforto

O pneu calibrado não pesa a direção do automóvel. Portanto, você anda com mais conforto. É importante calibrar os pneus sempre que puder, tanto para trabalhar como motorista de aplicativo, quanto para pegar a estrada a passeio. 

Melhor dirigibilidade 

Pneu de qualidade e calibrado oferece melhor dirigibilidade nas ruas e pistas. O automóvel não puxa para um lado da pista e você tem a certeza que o conduzirá bem durante todo o trajeto. 

Como você viu neste post, há várias maneiras de como escolher pneu. No entanto, após instalar esse item que é tão importante para o automóvel, não esqueça de fazer o balanceamento do veículo. Esse é um detalhe muito importante para você garantir a durabilidade dos pneus. 

Quer mais dicas automotivas? Acesse o nosso próximo post e confira 10 itens para incluir na lista de revisão do carro!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio