VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

Como dirigir carro automático: 7 dicas

Se você é motorista de aplicativo, deve saber que é normal surgirem dúvidas de como dirigir carro automático, pois além de dirigir corretamente, seguindo as leis de trânsito, você precisa entender como prolongar a vida do automóvel, certo?

Sendo assim, se você já pensou na possibilidade de ter um veículo que oferece mais conforto, tanto na cidade quanto na estrada, mas ainda tem dúvidas, fique tranquilo!

Neste conteúdo falaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Ficou curioso? Venha conferir e saiba como dirigir carro automático.

Como dirigir carro automático? 

Grande parte dos motoristas já sabem como dirigir carros manuais, não é mesmo? Principalmente porque este é um dos modelos mais usados nas auto-escolas.

No caso do carro manual, você sabe que é preciso pisar na embreagem para acionar as marchas, o que acaba sendo diferente no automático, por exemplo. Isso porque o carro automático tem um conversor de torque que dá ao motor a força necessária para acionar as rodas.

E para entender mais sobre como dirigir carro automático, precisamos entender que as marchas funcionam de acordo com a velocidade e a rotação do veículo. É isso que dispensa o câmbio manual.

O primeiro passo para aprender como dirigir carro automático é conhecer o câmbio e entender como essa peça fundamental funciona.

Como funcionam os carros automáticos? 

Para entender como funcionam os carros automáticos basta seguir algumas dicas bem simples. Por isso, confira agora quais são essas dicas:

1. Entenda o câmbio automático do veículo

Antes de mais nada, entenda os comandos do automóvel. No automático, você tem as letras:

Também há os números 4-3-2-1 (L) que podem variar de modelo de automóvel. Essas marchas são utilizadas em situações extremas como um aclive (subida íngreme) ou quando veículo tem que trocar de marcha. 

Neste momento, você ficará no comando, limitando a troca de marchas até a desejada.

Alguns automóveis também podem vir com a opção S (sport). Entretanto, em automáticos mais antigos, essa opção é chamada de Snow, que significa neve. 

Atualmente, os modelos substituíram a função pelo controle de tração, que evita o deslizamento das rodas.

2. Fique ligado na hora de sair com o veículo

Para saber como dirigir carro automático, você precisa ter atenção aos comandos. A primeira dica é nunca engatar o R ou o P com o seu veículo em movimento. Isso prejudica o câmbio automático e desgasta a peça. 

3. Dando partida no carro

Ao dar a partida coloque a alavanca na posição P(estacionado), pise no freio e libere o engate. Mude o câmbio automático para a posição D (dirigir) e solte o freio de mão.

4. Preste atenção ao estacionar em morros 

Saiba que existem alguns cuidados que devem ser tomados ao dirigir um carro automático em cidades com muitos morros.

A primeira coisa que se deve fazer é acionar o freio de estacionamento, ou como também chamado, freio de mão. Em seguida, acione a alavanca na posição P. 

Já, para sair com o automóvel desta posição, você deverá acionar a alavanca D e depois soltar o freio de mão. Não se esqueça de prestar atenção neste detalhe, pois assim você evitará que o veículo trave na posição P.

5. Engate o N ao parar no sinal ou no engarrafamento 

Muitas pessoas que desejam saber como dirigir um carro automático tem essa dúvida. Será que eu devo engatar o N ao parar no sinal ou no engarrafamento? 

A resposta é sim! 

Inclusive, muitos automóveis já fazem isso e engatam o Drive ao pisar no acelerador.

Existem três diferentes tipos de câmbio que devem ser analisados se você quer aprender como dirigir carro automático: automático, automatizado e automático para PCDs.

Quais os tipos de carro com câmbio automático? 

Além dos carros automáticos, existem os automatizados e os carros automáticos para pessoas com deficiência (PCDs). Esses são chamados de carros automáticos para PCDs. 

Veja a diferença: 

Carros automáticos

Não possuem embreagem e sim conversor de torque. 

Carros automatizados

Possuem embreagem e tem um funcionamento parecido com o câmbio manual. 

Carros automáticos para PCDs

Os carros automáticos para PCDs (Pessoas com Deficiência) possuem câmbio CVT(Transmissão continuamente variável). É um câmbio mais confortável, pois o carro funciona suavemente, com uma economia de combustível superior a de um automático comum. 

Como cuidar do carro automático? 

Você já aprendeu como dirigir carro automático, agora é hora de saber como cuidar do veículo. Por isso separamos duas dicas preciosas para você, confira:

1. Leia o manual do automóvel

Leia o manual do proprietário do automóvel para saber como dirigir carro automático e assim evitar qualquer tipo de problema. 

2. Evite andar no neutro

Ao andar com o automóvel em modo neutro, você poderá prejudicar todo o sistema de direção do seu carro e ainda correrá riscos de acidentes.

Saber como dirigir carro automático é um dos primeiros passos para você decidir optar ou não por este tipo de automóvel. 

Além disso, se você deseja escolher um veículo automático para trabalhar como motorista de aplicativo, saiba que terá conforto, bem estar e facilidade tanto para você quanto para os passageiros. 

E aí, quer mais dicas sobre automóveis? Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos como esse!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio