VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

Como baixar CNH digital: passo a passo!

Mesmo já tendo sido lançada há alguns anos, ainda é grande o número de pessoas que não conhecem, ou não sabem, como baixar CNH digital. O documento que, mesmo virtual, é considerado oficial pelos órgãos do governo e oferece praticidade aos motoristas.

Mas, a verdade é que podemos considerar a dúvida sobre como baixar CNH digital normal, tendo em vista que há um longo processo a ser seguido para adquirir o documento. Não que seja um passo a passo complexo, mas é preciso ficar atento.

Pensando nisso, criamos este artigo mostrando como você pode tirar sua CNH digital, além de explicar outros itens relevantes sobre o assunto. Confira!

Boa leitura!

O que é CNH digital

Antes de aprender como baixar CNH digital, precisamos entender o que é esse documento. Como dissemos, e como o próprio nome aponta, a CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira de Habilitação. Um modelo que possui o mesmo valor da CNH impressa, mas agora no seu aparelho celular.

O documento digital foi lançado em 2017, e a partir de 2018 já estava disponível para os motoristas de todo o país. Na prática, todos os DETRANs devem disponibilizar a versão, mas não é obrigatória a adesão por parte dos motoristas.

Aqueles que desejam ter a sua versão virtual precisam seguir um passo a passo antes de emiti-la.

Como baixar CNH digital?

O primeiro ponto que você deve se atentar antes de buscar como baixar CNH digital é se o seu documento impresso conta com a tecnologia QR Code.

Desde 2017, mesmo ano de lançamento da versão digital, os documentos de habilitação impressos contam com um código especial. Sem ele, é impossível que você tire seu modelo digital, sendo necessário renovar ou solicitar uma segunda via.

Com tudo certo em relação ao QR code, você precisa iniciar o processo de cadastramento no Portal de Serviços do Denatran.

No site oficial do órgão, você deve buscar pela opção “Cadastro”, preencher o formulário e enviar. Se estiver tudo certo, o Denatran enviará um código de confirmação para o seu e-mail.

Saber como baixar CNH digital é muito importante, principalmente para motoristas de aplicativo, já que, possuir o documento virtual, além de trazer mais praticidade, aumenta sua segurança.

Como ativar o código de validação?

O próximo passo do processo sobre como baixar CNH digital é, com o cadastro já realizado e o primeiro código gerado, fazer a validação dos dados no Detran do seu estado. Dependendo da localidade, é possível cumprir essa etapa toda pela internet – alguns exigem o certificado digital, outros não.

Se não for possível, é necessário se dirigir ao Detran ou a algum lugar especificado pelo órgão e realizar o procedimento legal. É importante lembrar que a cobrança ou não pela CNH Digital depende de cada Detran, então é interessante se informar previamente para não ser pego de surpresa.

Código de Ativação

Feita a confirmação dos dados, você deve voltar ao site do Denatran, acessar o Portal de Serviços e entrar na parte de “Código de Ativação”.

Em seguida, escolha a opção “Gerar código de ativação” e aguarde o número chegar ao seu e-mail.

Tenha em mente que esse código é muito importante, pois será usado para conectar o sistema da CNH Digital ao seu smartphone. Então, guarde com atenção.

Como baixar CNH digital?

Depois dos cadastros e das validações de códigos, chegou o momento de aprender de fato como baixar a CHN digital. Na verdade, você baixará o aplicativo no qual aparecerá a sua CNH virtual. 

A boa notícia é que o app está disponível tanto para o Android, na Play Store, quanto para o IOS, no APP Store.

Mesmo sendo plataformas diferentes, o procedimento geral é o mesmo. Siga o seguinte passo a passo:

  1. Entre na plataforma – Play Store ou APP Store;
  2. Procure por “CNH Digital Serpro”;
  3. Encontre o app “Carteira Digital de Trânsito” da Serpro;
  4. Clique em “Instalar”.

Com o download realizado, localize o ícone na área de trabalho do seu smartphone, acesse e realize a ativação final da sua CNH.

Como ativar a CNH digital?

Pronto, agora que você baixou o aplicativo da CNH Digital, basta realizar o último passo a passo para a ativação. Primeiramente é preciso:

  1. Abrir o app, ler as informações e continuar; 
  2. Cadastrar o CPF e clicar em “Continuar”;
  3. Digitar a mesma senha de acesso do portal do Denatran e seguir.

Ao fazer isso, você será direcionado para uma parte em que precisa inserir o último código de ativação enviado pelo Denatran – aquele último que pedimos para você guardar com atenção. 

Por fim, será preciso estabelecer uma senha de 4 dígitos, repetindo no campo abaixo e confirmando em “Salvar”.

Ao salvar a senha, você estará com a sua CNH digital pronta para ser utilizada. Sempre que desejar consultar, basta abrir o ícone na área de trabalho, digitar a senha de 4 dígitos e pronto, o documento aparecerá por completo na tela do seu celular.

Quantas CNHs posso cadastrar em um dispositivo?

Somente uma. O sistema de cadastro não permite, por uma questão de segurança, que mais de uma CNH seja cadastrada no mesmo aparelho celular. Desse modo, eles protegem sua autenticidade.

Benefícios da CNH digital

No geral, a CNH digital apresenta muitos benefícios ao motorista que se interessar.

Praticidade

O primeiro deles, naturalmente, é a praticidade. Assim como todo documento digital, a CNH virtual possibilita maior flexibilidade ao motorista, tanto na questão de possuir a carteira de habilitação na palma das mãos, como em casos de envio de cópia.

Segurança

Outro ponto que deve ser levado em consideração se você deseja aprender como baixar a CNH digital é a segurança. Com um documento virtual, o motorista tem uma maior segurança e proteção em relação a assinatura, criptografia de dados e autenticidade.

Enfim, esse foi o nosso passo a passo explicativo para você que tinha dúvida sobre como baixar CNH digital.

Mas, é essencial entender que, tão importante quanto saber como baixar a carteira de motorista digital, é manter o modelo impresso em dia. Só assim você conseguirá desfrutar da comodidade e da facilidade de contar com o documento no seu telefone.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre como baixar CNH digital? Deixe o seu comentário e confira outros conteúdos sobre Vida de Motorista no nosso blog!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio