VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

Posso trabalhar na 99 com CNH provisória? Saiba já!

Com a ascensão do transporte por aplicativos no Brasil, muitas pessoas, que antes não dirigiam, e sequer tinham carteira de motorista, viram uma oportunidade de trabalho para obter renda extra ou uma nova profissão. 

Mas aí surge a dúvida comum entre os novatos, posso trabalhar na 99 com CNH provisória? Neste artigo vamos te explicar como funciona!  

O que é CNH provisória? 

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem como molde um único formato em todo o país. Todo cidadão brasileiro tem o direito de tirar a CNH, entretanto, ao se habilitar pela primeira vez, irá receber uma permissão para dirigir, que é popularmente chamado de PPD

Essa permissão para dirigir nada mais é do que uma carteira de motorista provisória com algumas restrições, em comparação à carteira definitiva, para os recém-habilitados. 

Quais são as diferenças da CNH provisória para a definitiva? 

Além da carta definitiva, é preciso ter a observação EAR na CNH para ser motorista de aplicativo.

Por ser um documento transitório para a CNH definitiva, a PPD tem validade de apenas um ano. Dentro desse período, o condutor só pode ter uma multa leve e uma média. 

Ou seja, o recém-habilitado precisa ter mais cautela no trânsito para conseguir avançar ao estágio de carteira definitiva. Isso funciona como um teste para os novos condutores. 

Posso trabalhar na 99 com CNH provisória? 

A resposta é não. Não é possível trabalhar na 99 com a CNH provisória, a empresa aceita apenas parceiros que possuem Carteira Nacional de Habilitação definitiva e que tenha a permissão para exercícios de atividade remunerada (EAR) em sua CNH. 

Caso o motorista parceiro da 99 seja pego usando uma CNH provisória, o seu acesso ao serviço da empresa poderá ser bloqueado e ele será banido, a exclusivo critério da plataforma. 

Todas essas informações encontra-se nos termos de uso motorista, ou seja, não tem desculpas. Os termos de uso estão disponíveis no site da 99 e, também, é mostrada ao parceiro no momento de seu cadastro. 

A CNH provisória é considerada apenas uma permissão para dirigir, sendo assim, isso não quer dizer que você tenha uma carteira de motorista. É por isso que a resposta da pergunta ‘posso trabalhar na 99 com cnh provisória’ é não, uma vez que muitos lugares que necessitam de motoristas para as suas empresas não aceitam PPD. 

Um ponto chave é que para ser motorista de aplicativo é necessário ter o EAR para se cadastrar na plataforma, que no caso, só é válida para quem tem carteira de motorista definitiva. 

Como consigo tirar a carta definitiva? 

Para ter a CNH definitiva basta cumprir as regras da habilitação provisória durante os 12 meses vigentes já que o período de CNH provisória serve como um tempo de experiência ao novo condutor. 

Dirija com cautela e evite ao máximo as infrações, visto que caso cometa uma multa grave ou uma multa gravíssima, sua carteira provisória será cassada. Passado os 12 meses, você deverá seguir 3 passos para pegar sua carteira de motorista definitiva, veja: 

‘Posso trabalhar na 99 com cnh provisória’ é uma pergunta muito comum, agora que você sabe que não há como trabalhar na 99 com ela, confira o que mais você precisa para se regularizar! 

Por que preciso do EAR na minha CNH? 

Grande parte dos aplicativos de transporte com motoristas exigem que os parceiros tenham em suas carteiras o EAR, que seria o exercício de atividade remunerada. 

Todo motorista que utiliza sua habilitação para usar como forma de trabalho deve ter a observação EAR na CNH. O condutor pode pedir a inclusão da sigla a qualquer momento em sua carteira e, para isso, é necessário acessar o site do Detran do seu estado e escolher a opção de renovar o seu documento.

Após isso, pague as taxas e agende os exames necessários em locais credenciados com o Detran.  Com as taxas pagas e exames aprovados, é preciso levar até o Detran os documentos, junto com a sua CNH definitiva atual, sendo a original e uma cópia. 

É importante ressaltar que todas as categorias (A a E), podem solicitar a habilitação nacional com o EAR. 

Agora que você já sabe a resposta para a pergunta ‘posso trabalhar na 99 com CNH provisória?’, que tal já organizar os documentos para a definitiva? 

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio