VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

CNH EAR: o que é e como obter a sua?

A CNH EAR é uma das principais obrigações de quem se interessa ou trabalha como motorista de aplicativo ou fornece outros serviços que envolvam transporte de pessoas ou cargas.

A CNH com EAR tem como objetivo tornar o trânsito mais seguro. E, para adquirir a sua é muito simples e você pode fazer sem sair de casa.

Caso essa tenha sido a primeira vez em que ouviu falar nesse termo e, portanto, não tem ideia do que de fato essa categoria significa em sua carteira de motorista, não se preocupe, pois neste post vamos falar sobre o que é e  como obter a carteira de habilitação com EAR. 

Ficou interessado em esclarecer as suas dúvidas? Então, continue com a leitura.

O que é a CNH EAR?

A CNH EAR (Exerce atividade remunerada) é uma declaração de que o motorista está apto a dirigir e exercer uma atividade remunerada.

Quem trabalha com aplicativos como o 99, Cabify ou Uber, por exemplo, já deve ter se perguntado o que é EAR na CNH e se é obrigatória.

A resposta é sim. Com ela você tem uma atenção especial do Detran, pois recebe avaliações psicológicas e toxicológicas com mais frequência. 

Se você tem interesse em renovar a sua CNH e então começar a trabalhar como motorista parceiro, será necessário participar de cursos especializados e também tirar a sua carteira de habilitação com EAR. 

A norma é para todos que recebem por transportar passageiros ou cargas, ou seja:

Andar segundo a lei é de extrema importância, principalmente se o desejo é se tornar um motorista parceiro. Por isso, contar com a CNH EAR é o mais indicado a se fazer.

Por que a CNH EAR é importante?

Em primeiro lugar, ela é importante para cumprir a determinação do Código de Trânsito Brasileiro que exige que você tenha EAR na CNH.

Além disso, é bom lembrar que a CNH EAR permite que o trabalho do motorista de aplicativo seja realizado de forma legal. Isso poderá livrar o motorista de multas e de problemas relacionados à sua atividade profissional.

Ou seja, você poderá circular tranquilamente pelas ruas da cidade ou até mesmo em rodovias. 

Atualmente, muitos empregos relacionados à condução de veículos exigem que os candidatos tenham a CNH EAR. 

Outra importância de ter a observação de que você exerce atividade remunerada é que você tornará o trânsito mais seguro, já que passará mais tempo nele. Aqueles que possuem EAR, passam por mais avaliações e, portanto, são capacitados para exercer a profissão de motorista de app, por exemplo.

Como alterar a CNH normal para EAR? 

Para alterar a CNH normal para EAR não será necessário lidar com processos estressantes. Para isso, antecipe a renovação da sua CNH ou realize uma alteração de categoria. 

O procedimento pode ser realizado pela Internet, no site do Departamento de Trânsito do seu Estado.

Depois de ter a sua inscrição aprovada, apresente os seus documentos na clínica, no dia marcado para o exame. O agendamento deve ser realizado apenas pelo condutor. 

Esse exame consiste em uma avaliação psicológica que é prevista pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Caso realmente queira exercer a atividade remunerada na CNH com o seu veículo, você precisará realizar novamente o curso para a renovação da carteira nacional de habilitação. 

CNH EAR: passo a passo para alterar

1º Passo – Agende o seu exame

  1. Acesse o site do Detran do seu Estado para solicitar o serviço;
  2. Clique na opção Serviços Mais Solicitados e em Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Definitiva do Detran;
  3. Observe as opções na tela do computador e clique em Alteração de Dados;
  4. Inclua a Expressão Exerce Atividade Remunerada;
  5. Escolha o modelo com ou sem fotografia;
  6. Indique se precisará realizar Exame Médico na Validade ou Exame Médico Vencido;
  7. Ao indicar o município que você reside ou aquele que você está registrado, marque o seu exame de avaliação.

2º Passo – Compareça ao local de avaliação do exame

  1. Compareça ao local de avaliação do exame no dia e horários indicados;
  2. Leve com você a sua CNH ou o seu RG + CPF (original e cópia) e seu comprovante de residência;
  3. Depois que apresentar o seu protocolo de agendamento com o documento, realize um cadastro e pague a taxa pelo serviço;
  4. Faça o cadastro e seja encaminhado para uma clínica credenciada para realizar o exame psicotécnico.

3º Passo – Receba o documento

Cadastro aprovado. 

Agora chegou a hora de voltar ao local disponibilizado em seu Estado para você realizar o processo e pegar a sua CNH EAR. Você será informado sobre o dia que deverá pegar a sua carteira nacional de habilitação.  

Já em relação à taxa de pagamento para a carteira nacional de habilitação com EAR, saiba que o valor varia de acordo com o Estado e com a clínica que fará o psicotécnico exigido pelo Detran.

Qual é a penalidade por não possuir CNH EAR?

Não há no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) uma penalidade aplicada aos motoristas flagrados transportando carga ou passageiros sem apresentar a observação em sua CNH.

No entanto, o artigo 241 do CTB diz que deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo ou de habilitação do condutor é infração de natureza leve com a penalidade de multa. 

Portanto, se você transporta passageiros ou cargas pesadas deverá apresentar a carteira nacional de habilitação com EAR para não ser autuado pela autoridade de trânsito. 

Sendo assim, não basta ter a sua CNH em dia, você terá que realizar o curso obrigatório do Detran para estar capacitado para a atividade profissional de motorista de aplicativo.

Em relação a infração, como ela é de natureza leve, o condutor deverá pagar multa no valor de R$ 53,20 e perderá três pontos em sua carteira.

Você pode até achar pouca a penalidade e talvez pense que é possível correr este risco. No entanto, lembre-se que quanto mais pontos perder em sua CNH, mais riscos terá de ter a sua carteira nacional de habilitação suspensa.

A CNH EAR é um aliado do motorista parceiro, pois ele proporciona segurança e profissionalismo, tornando essa atividade e seus motoristas ainda mais valiosos.

Por que os aplicativos exigem a EAR para os motoristas? 

Para o condutor andar dentro da lei

Se você quer trabalhar como motorista de aplicativo, deve estar com toda a sua documentação em dia, por isso que o aplicativo 99, por exemplo, exige a EAR dos motoristas.

Só assim, condutores e passageiros terão a segurança de trafegarem pelas ruas da cidade. Afinal, não terão problemas com as autoridades ou algum tipo de imprevisto.

Para mostrar profissionalismo

Motorista profissional andam com a sua documentação e a do carro em dia. Portanto, ter a CNH EAR demonstra o quanto você trabalha com profissionalismo e por isso os aplicativos e empresas exigem essa alteração na CNH.

Vantagens de trabalhar como motorista de aplicativo 

Soluções de segurança

Alguns aplicativos de mobilidade, como a 99, possuem um serviço de inteligência que mapeia riscos nas regiões em que você trafega e conta com uma equipe focada em segurança 24 horas por dia. 

Proteção contra acidentes pessoais

Os usuários do aplicativo têm proteção contra acidentes pessoais. O valor pode variar conforme o aplicativo.  

Verificar o perfil dos usuários

Com a solicitação dos documentos dos passageiros e do monitoramento de perfis por inteligência artificial, os aplicativos garantem ao motorista uma corrida mais segura. Mostrando, por exemplo, qual a avaliação ou o nível de frequência que aquele usuário possui no aplicativo. 

Conhecer as diversas áreas da cidade

O mapeamento das corridas costumam ser feitos por tempo real. Assim, o app mapeia as áreas de risco, por exemplo. Isso é feito por meio do controle de estatísticas internas e externas. 

Além disso, alguns aplicativos, como a 99, oferecem a vantagem de alerta ao motorista para essas áreas de risco, pois assim, ao se aproximar de uma área de risco, o mapeamento artificial emitirá um alerta na chamada durante a corrida. 

Atendimento emergencial 24 horas

Para garantir a sua segurança e a dos passageiros, fica à disposição um canal de atendimento emergencial exclusivo para ocorrências de segurança com profissionais dedicados a prestar apoio emocional em caso de qualquer incidente. O atendimento desses aplicativos é gratuito e funciona 24 horas. 

Seus dados protegidos

Os números de contato dos motoristas e passageiros ficam sempre ocultos em ligações feitas pelo aplicativo. Isso acontece com o objetivo de preservar os dados e manter a privacidade. 

Transparência no pagamento 

Além de possuir uma renda extra, você terá a opção de receber na sua conta logo após finalizar uma corrida. Ou seja, você presta serviço e já recebe logo em seguida, sem muitas taxas e descontos.

Viu como é importante a CNH EAR? Agora que você entendeu tudo sobre o assunto, que tal pensar sobre exercer uma atividade remunerada como motorista de aplicativo? Pense nisso e invista em uma nova profissão! 

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso blog e confira algumas dicas!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio