Geralmente, quando se escuta um barulho estranho no motor do carro, não costuma ser sinal de coisa boa. Esses sons podem aparecer ao dar partida no veículo, liberar o pedal da embreagem ou, até mesmo, ao passar em lombadas ou buracos e não devem ser ignorados.
Primeiramente, deve-se identificar se os barulhos vindos da parte dianteira do carro realmente estão surgindo do motor, pois pode ser também um problema na suspensão. Quando é esse o caso, os ruídos são mais descontínuos.
O motor de um automóvel é o seu componente principal, é o que faz dele um meio de transporte de fato. Sem ele, o carro seria apenas uma carcaça pesada e imóvel. Portanto, é de extrema importância que você cuide muito bem desse elemento vital. Pra isso, confira agora alguns problemas que esses barulhos podem indicar, e saiba o que fazer pra evitar maiores danos!
1. Tensão da correia dentada
Uma causa muito comum de barulho no motor é a perda de tensão da correia dentada. Sua função básica é manter em sincronia o virabrequim e o comando das válvulas e, quando há o travamento ou quebra de um tensor da correia, pode haver danos ao cabeçote e outras peças do motor — e esse tipo de conserto sempre custa caro.
Procure fazer uma inspeção visual nesse componente a cada 15 mil km pelo menos, atentando para a ocorrência de rachaduras ou trincas na correia — que podem ser sinais de ressecamento da borracha. Outro fator a se considerar é que carros que transitam em locais com muita poeira ou lama podem ter o desgaste acelerado, já que a sujeira fica impregnada no sistema.
Fique atento também a vazamentos de óleo, pois quando atinge a peça, ela pode ressecar e quebrar. Verifique as correias com o motor desligado e frio, pois, dessa forma, você evita possíveis queimaduras ou ferimentos.
2. Bomba d’água
A bomba d’água é um componente que atua no sistema de arrefecimento de motores à combustão interna, e é responsável pelo resfriamento do motor do carro — de forma a evitar o seu superaquecimento. Geralmente o barulho originado por essa peça aparece acompanhado de vazamento, e o seu conserto depende apenas da troca do componente.
3. Problema no cabeçote ou bronzinas
O barulho que surge no motor ao dar a partida a frio (após o carro passar uma noite parado, por exemplo) geralmente sugere problemas no cabeçote ou nas bronzinas. Nesse tipo de situação, é comum utilizar a expressão “o motor está batendo na partida”.
Nesse caso, é importante procurar imediatamente um mecânico qualificado e de confiança pra que seja realizado o correto diagnóstico do problema.
4. Embreagens mal ajustadas
Problemas referentes à embreagem costumam se manifestar por meio da emissão de ruídos ao liberar o pedal numa troca de marchas. Isso pode significar um desgaste do seu eixo ou rolamento, demandando a substituição dessas peças. Aproveite pra trocar também disco e platô nessa situação, pois o custo de mão de obra para esse serviço não é barato.
5. Falta de água no radiador
Esse é outro problema que pode resultar no aquecimento do motor — o que pode levar à sua fundição. Pra evitá-lo, basta checar o nível de água com regularidade e ficar atento ao termômetro no painel. Realize também a limpeza do sistema: retire o radiador e o reservatório de água do local e lave-os com os produtos específicos para esse fim.
6. Motor fundido
Com certeza é o pior dos problemas que você pode ter. A fundição do motor significa a completa inoperância da parte mais importante do seu veículo e, na maioria dos casos, é necessário fazer sua troca completa — que é um dos maiores gastos que você pode ter ao realizar um conserto.
Um forte indício de que o motor está fundido é quando se tenta dar partida e ele não trabalha, apenas faz barulhos de peças batendo umas nas outras. Caso não esteja conseguindo ligar, não insista: isso pode causar superaquecimento dos fios e fazer com que comecem a soltar fumaça.
Um dos principais motivos que causam a fundição é a falta de óleo, pois, se estiver em quantidade escassa, não será possível a lubrificação do motor e nem o auxílio na regulagem de temperatura.
7. Suporte do motor quebrado
Dependendo do modelo do seu carro, o motor pode possuir o suporte de três ou quatro coxins — espécie de “almofada” que tem a função de acomodá-lo e absorver suas vibrações. Passar por buracos ou lombadas em alta velocidade com frequência pode ocasionar a quebra desses suportes que, quando estão danificados, emitem um ruído grave.
A verificação do problema pode ser feita por inspeção visual, checando o motor, ou causando a torção do coxim ao puxar o freio de mão e tentar mover o carro nessa condição.
8. Bomba de direção hidráulica
O barulho no motor causado pela bomba de direção hidráulica pode variar de intensidade ao esterçar o volante e, geralmente, tem um aspecto semelhante a assobios agudos.
Alguns modelos de bombas permitem a troca de peças internas, mas, em outros, esse componente é selado e não é possível realizar nenhum tipo de reparo, sendo necessária a sua substituição.
Algumas vezes, simples funções podem se mostrar ser bastante desafiadoras — ser motorista, por exemplo. Devemos sempre procurar nos informar o máximo possível sobre o funcionamento do carro que dirigimos pra evitar ser pego de surpresa.
Um instrumento que pode ajudar muito na identificação da origem de um barulho vindo do motor é o estetoscópio mecânico: ele funciona de forma similar ao estetoscópio utilizado por médicos, porém tem a ponta no formato de agulha. Pra utilizá-lo, basta posicionar essa ponta na base da peça onde se deseja ouvir o ruído.
Isso não significa que não há necessidade de buscar o parecer de um mecânico — muito pelo contrário! É muito importante que, sempre que aparecer algum tipo barulho no motor do carro, procure-se um especialista pra que seja feito um diagnóstico definitivo e mais completo sobre a situação.
Quer ficar por dentro de outras dicas pra se tornar um motorista mais completo? Continue no blog e acesse nosso post sobre como economizar gasolina no dia a dia!