VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Dicas

Aplicativos para motoristas: 13 que não podem faltar no celular

A tecnologia é uma grande facilitadora do trabalho de qualquer motorista. Foi-se o tempo em que ele precisava parar para pedir informações ou saber como chegar em algum lugar — hoje tem tudo disponível com facilidade na palma das mãos. Ainda assim, muitas vezes alguns deles ficam sem saber quais são os principais aplicativos para motoristas (e, por consequência, sem os benefícios que eles podem trazer).

Se você está no time de quem quer turbinar o celular e contar com uma ajudinha, então está no lugar certo. Criamos um guia completo com os melhores aplicativos do mercado, mas não estamos apenas listando cada um deles. Aqui vamos falar sobre funcionamento, vantagens e em que tipo de situações serão mais úteis nas suas jornadas. Ficou curioso? Então vamos nessa!

1. Waze

Qualquer motorista antenado já ouviu falar do Waze. Prova disso é que o comentário de que esse aplicativo é um verdadeiro sucesso é geral. Para quem ainda não sabe, ele é um dos mais populares navegadores de GPS.

Ainda assim, engana-se quem pensa que ele faz só isso. Seu grande diferencial é ser um aplicativo colaborativo em que todos os usuários podem sinalizar congestionamentos, problemas na pista, acidentes, buracos, vias fechadas e várias outras dicas quentes sobre o que está rolando no trânsito.

Ao traçar sua rota, o app logo mostra se o trajeto está congestionado, qual seria a opção mais rápida (ou mais curta) e vários outros detalhes. Tudo isso com base nos dados compartilhados e nas informações do próprio GPS!

Ele ainda sinaliza lugares que sejam do seu interesse, como postos de gasolina, restaurantes, museus e vários outros previamente estabelecidos. Legal, né?

Simplesmente fantástico, não é? É por isso que o Waze se tornou uma das plataformas mais completas e com o maior número de acessos quando o assunto é trânsito.

Com ele, é possível prever o tempo que vai gastar de deslocamento, o período de uma viagem e muito mais. O melhor de tudo é que ele é gratuito e está disponível para Android e e iOS.

2. Google Maps

Seguindo a linha dos aplicativos com funcionalidade GPS não poderíamos deixar de falar do Google Maps. Afinal de contas, com o seu grande volume de informação, a gigante Google não poderia ficaria pra trás, certo?

O aplicativo traça rotas para quem precisa se locomover — apontando qual seria o percurso e a estimativa de tempo de chegada se o usuário está a pé, de carro, ônibus ou bicicleta. Convenhamos: essa é uma ótima forma de se programar.

O Google Maps segue aperfeiçoando seu modelo e funcionamento. Se você não acredita, então fique sabendo que ele já utiliza dados disponibilizados pelo Waze para compartilhar detalhes de trânsito e outros incidentes (isso tudo porque o Waze foi comprado pela Google ainda em 2013).

Um diferencial importante é que é possível observar lugares do mapa com visão satélite ou, caso prefira, até mesmo a vista real da rua (tudo isso explorando o recurso Street View). Essa é uma forma interessante de já visualizar o lugar que está indo e reconhecer com mais facilidade — principalmente se está indo pela primeira vez.

O aplicativo também tem uso gratuito e está disponível para Android e iOS. Os aparelhos Android costumam já vir com o Google Maps, mas, caso você ainda não tenha, pode instalar sem grandes dificuldades aqui.

3. Drive Awake

Quer coisa pior do que dirigir quando bate aquele sono? Apesar disso estar longe de ser uma prática recomendada, ainda acontece com mais frequência do que gostaríamos. Se você não acredita, então basta fazer uma pesquisa para entender a quantidade de acidentes que são resultado de o motorista ter dormido (e tente não se assustar).

É justamente aí que entra o papel do Drive Awake. O aplicativo é muito inteligente e tem como objetivo manter os motoristas acordados. A ideia é tão criativa que nasceu de uma rede tailandesa de café.

É claro que a ideia aqui não é “empurrar” café o tempo inteiro, mas a cafeína tem uma relação direta com a capacidade de ficar ligado. Sendo assim, a funcionalidade do aplicativo é analisar e detectar se os olhos do motorista estão se fechando por causa do sono.

Quando isso acontece, o Drive Awake emite um alerta sonoro com o objetivo de manter o condutor acordado. Não entendeu como isso acontece? Pois bem, é aí que a tecnologia entra: o aplicativo analisa em tempo real o olhar do motorista por meio da câmera do próprio aparelho e reconhece qualquer alteração que aconteça.

Detectado algo que remeta ao sono, a ideia é fazer com que o motorista pare um pouco para tomar um café. É nessa hora que abre um mapa direcionando para o Café Amazon (afinal de contas, ninguém tem uma ideia dessas para não explorar seu negócio, certo?).

A ideia pode não funcionar 100% aqui, devido à localização. Mas você pode aproveitar parte do aplicativo e usar como forma de alerta. Se você costuma pegar a estrada a noite, por exemplo, essa pode ser uma ótima alternativa para se ligar quando deve ir até a parada mais próxima! Há versões para Android e iOS.

4. Accufuel

Como você pode perceber, o que não falta são boas opções de aplicativos para motoristas. O Accufuel é outro bom exemplo, mas conta com um limitador: é disponível apenas para quem tem sistema iOS.

A ideia aqui é mostrar como o veículo tem consumido combustível — uma maneira inteligente de demonstrar uma informação que qualquer pessoa quer saber (ainda mais quem trabalha dirigindo).

O motorista precisa ser engajado e contribuir com informações para o aplicativo, mas colhe muitos benefícios com isso. Ele deve cadastrar dados de quilometragem, quantidade de combustível abastecido e o preço que pagou por litro. Com isso, o aplicativo faz todo o resto! Ele gera gráficos completos sobre o uso de combustível e que ajudam muito a economizar.

Se você quer ser mais consciente e garantir um desempenho ainda melhor para o seu veículo, então não pode deixar de contar com essa ajuda!

5. Aqui Alaga

Basta ouvir o nome desse aplicativo para ter ideia do que se trata, não é mesmo? Só tem uma coisa: os beneficiados dessa indicação são apenas os moradores da cidade de São Paulo. Por enquanto o serviço acontece de forma exclusiva.

Convenhamos: a capital paulista sofre mesmo com muitos casos de enchentes e alagamentos quando há chuvas, então é bom se preparar. Para você ter noção, o período “mais molhado do ano” pode ir de novembro a março — uma parcela de tempo um tanto quanto considerável.

Tudo fica mais fácil se você conta com a ajuda do Aqui Alaga. Ele dispara informações sobre regiões que estão lidando e sofrendo com um grande acúmulo de água. Essa é uma maneira de desviar sua rota e evitar danos ao seu veículo.

E tem mais: ele também compartilha as vias que estão parciais ou totalmente bloqueadas (tudo isso com informações diretas do Centro de Gerenciamento de Emergências — CGE). O aplicativo sinaliza todas as ocorrências que foram registradas no órgão e ainda as que foram relatadas espontaneamente por outros usuários no próprio aplicativo, que também é colaborativo.

Se você começar a usar, por exemplo, pode sinalizar locais com enchentes e também localizações livres desse transtorno. E o melhor: tudo acontece em tempo real, o que facilita muito o deslocamento.

A funcionalidade já está disponível para Android e iOS, o que significa que você só não conta com a ajuda dele se não quiser. 😉

6. Fuelio

Enquanto o Accufuel é disponível apenas para iOS, o Fuelio está somente para Android. Se você pode contar com a ajuda dele, então pode comemorar!

Para quem não sabe, o Fuelio é um aplicativo que ajuda nos cuidados do carro. Por meio dele fica bem mais fácil gerenciar tudo relacionado ao seu veículo, como consumo de combustível, gastos com manutenção, pagamentos de seguro etc.

Para isso é fundamental ter uma atitude proativa. O usuário deve inserir quilometragem rodada, valor pago pelo combustível e quanto o carro consumiu. O aplicativo, por sua vez, calcula tudo e vai fazendo um histórico de abastecimento.

Todos os dados podem ser acessados com grande facilidade e o melhor de tudo é que podem ser analisados por vários formatos diferentes, dependendo da sua preferência. Você pode escolher entre relatórios escritos, gráficos, estatísticas e várias outras coisas.

Em alguns casos, as informações podem até vir linkadas em um mapa. Assim fica mais fácil perceber onde está valendo mais a pena abastecer e quais são seus postos preferidos. Muito bom, não é?

Para completar a tarefa de um controle eficiente, você ainda pode colocar outras despesas. Alguns exemplos são: troca de óleo, substituição de filtros ou outras peças e muito mais.

Se você quer melhorar o cuidado com o seu carro, pode contar com a ajuda desse app.

7. Car Dashdroid

Esse é outro modelo disponível apenas para Android. O mundo já está superconectado e isso faz com que a gente sinta uma necessidade de também estar o máximo possível. A onda é tão forte que sugere até uma ideia de urgência. Não acredita? Prova disso é quando ficamos algum tempo sem o celular por perto ou sem conexão à Internet: pode até bater aquele leve desespero…

Estamos usando celular em várias tarefas durante o dia, muitas vezes enquanto dirigimos. Paramos no sinal, mandamos mensagens e as vezes atendemos com o carro em pleno movimento. Além de ser ilegal e representar uma infração de trânsito, a medida também é perigosa para quem está ao redor (passageiros, outros motoristas e pedestres).

O Car Dashdroid foi criado para te ajudar com isso: faz com que o aparelho fique similar às centrais de multimídia que alguns carros têm. Os botões ficam grandes e apenas algumas funções específicas passam a funcionar.

O usuário pode personalizar tudo segundo seu gosto e necessidade pessoal, mas sempre dando prioridade para o que faz mais sentido para um motorista que está dirigindo. Nesse caso, o mais comum é conseguir acessar hora, clima, local, data, músicas e navegação por GPS. Ou seja: funções importantes para o trabalho e que não comprometam a atenção.

Pra fechar, os comandos de voz por celular também podem ser ativados. Isso parece bobagem, mas deixa suas mãos livres, tirando a necessidade de tocar no próprio aparelho. Todos esses benefícios são para você dirigir com mais segurança.

8. Read It To Me

O Read It To Me é outro aplicativo disponível apenas para Android. Em tradução literal, seu nome significa “Leia isto para mim”, dando uma ideia de qual seria sua funcionalidade: transformar os textos existentes no celular em áudio.

Essa é uma forma eficiente de fazer com que você continue concentrado no trânsito e, ao mesmo tempo, não perca alguma coisa importante. Assim você não precisa pegar o aparelho e ler as mensagens de texto, seja SMS, WhatsApp, e-mail ou qualquer outra forma de comunicação escrita.

O melhor de tudo é que vale qualquer idioma, o que facilita a vida de várias pessoas ao redor do mundo.

A versão paga do aplicativo oferece um upgrade: a possibilidade de responder em mensagens de voz e tudo ser redigido em formato texto. Essa é uma ótima forma de agilizar a vida sem nem precisar olhar para o celular. Impressionante, não é?

Se você ficou interessado e quer contar com essa ajuda, então não pode perder mais tempo. Baixe o Read It to Me para o seu Android e explore todos esses recursos.

9. Carrorama

Esse é mais um exemplo de bom aplicativo para controlar os gastos com seu veículo. Você pode inserir suas mais diversas despesas, desde a manutenção até o abastecimento de combustível, e contar com gráficos de todos os tipos.

O Carrorama conta com um diferencial dos outros aplicativos desse mesmo modelo: ele é mais completo. Os relatórios com gráficos percentuais, por exemplo, podem explorar o gasto de combustível, financiamento, impostos, seguro e até algo que seja mais comum, como lavagem do veículo, pedágios e gastos com estacionamento.

E não é só isso: você ainda pode colocar troca de óleo, balanceamento, freios, troca de pneus e vários outros detalhes que considerar pertinentes. Ou seja: completíssimo e com um panorama que não deixa faltar nada!

Como uma verdadeira agenda interativa, ele ainda ajuda você a se organizar de forma mais eficiente (o que precisamos muitas vezes). É isso mesmo: o motorista pode configurar alertas para datas de pagamentos importantes (como a parcela do financiamento ou a renovação da Carteira Nacional de Habilitação — CNH), ter acesso a telefones úteis e até mesmo entender quanto o veículo consome de gasolina, etanol e diesel. Assim fica mais fácil saber como abastecer e economizar.

10. Nos trinques

Ter um carro próprio e rodar muito pelas ruas acelera a necessidade de manter em dia a manutenção do veículo. É claro que muitos motoristas não gostam de falar disso, pois pode representar muitos gastos, mas essa é a melhor maneira de trafegar com segurança.

Pense bem: andar frequentemente com o carro e enfrentar problemas de trânsito pode acabar danificando algumas funções e provocar avarias. As vezes esquecemos disso e não procuramos um mecânico, mas essa atitude pode ser ainda pior.

É exatamente aí que o Nos Trinques entra. Por meio dele existe a possibilidade de contratar serviços de mecânica que atenda em domicílio, oferecendo todo o conforto e comodidade que você precisa depois de trabalhar muito.

Para desfrutar das vantagens, tudo que tem que fazer é baixar o aplicativo disponível para Android e se cadastrar. Algumas informações como modelo do carro e endereço permitem que você chame um mecânico profissional que vá até o local que você sinalizar.

Chegando ao endereço, o mecânico consegue perceber as condições do veículo e fazer um orçamento dos cuidados que precisam ser tomados.

Alguns serviços mais comuns e básicos, como troca de óleo, possuem valor fixo e pode ser conferida no próprio painel do aplicativo. Já outros serviços, como é de costume, podem ter os preços variáveis dependendo do estado do carro.

11. Onde parar

Se você vive nos grandes centros então sabe que a tarefa de achar um lugar para parar é bem difícil. Esse é um desafio que muitos motoristas enfrentam e faz com que sejam forçados a dar voltas no quarteirão até encontrar um lugar apropriado — o que representa gasto de combustível e estresse.

A boa notícia é que tudo isso pode ser otimizado com o aplicativo Onde Parar, já que ele sinaliza os estacionamentos mais próximos, preços, horário de funcionamento e as formas de pagamento (para que você não passe nenhum aperto). Motoristas com necessidades especiais também podem encontrar estacionamentos que atendam a necessidade de seus veículos.

Depois de escolher qual deles quer, o aplicativo cria uma rota com o melhor caminho existente, garantindo o acesso de forma facilitada e rápida.

Para facilitar a vida de outros usuários, você ainda pode dar sua opinião sobre as condições do estabelecimento e o tipo de serviço. O motorista pode até mesmo sugerir outros estacionamentos concorrentes, pois a ideia aqui é fazer com que todos consigam um bom serviço.

12. Onde parei?

Colocamos esses aplicativos para motoristas juntos para que você perceba que, embora os nomes sejam bem parecidos, eles têm funcionalidades diferentes. O primeiro é para encontrar o estacionamento ideal e esse é para localizar seu veículo.

Se você é do tipo de pessoa esquecida que para o carro e depois não sabe onde ele está, então vai adorar o Onde Parei. Com a ajuda do GPS ele marca o local onde você estacionou e sinaliza o caminho de volta para o carro.

Tudo o que você tem que fazer é ativar o localizador do aparelho assim que estacionar para que o aplicativo guarde o lugar correto.

Para um serviço ainda mais completo, você pode acionar um alarme que te lembre o limite de tempo permitido para aquela vaga (caso ela seja do rotativo). Essa é uma forma de se preparar e não levar preju por pagar uma multa…

13. 99POP

A 99 é o maior aplicativo de transporte do Brasil. Foi fundada em 2012, mas passou por muitas mudanças e melhorias de lá pra cá. Nesse tempo o aplicativo surgiu como uma alternativa para chamar táxis, sendo a pioneira no país a fazer isso.

Depois de um tempo, com todas as alterações e novidades de mercado, a categoria 99POP chegou e hoje é um aplicativo de motorista particular. Uma coisa é fato: em todo esse tempo, a 99 está ligada mesmo em oferecer soluções de mobilidade para melhorar as cidades.

Com um painel fácil de usar, ele funciona de forma simples: o  passageiro solicita uma viagem e o aplicativo busca o motorista mais próximo para ir até ele. Essa é uma ótima maneira de tornar os deslocamentos ainda mais lucrativos, pois o 99POP cobra a menor taxa de desconto do mercado.

Além disso, o pagamento é feito em até 20 minutos — bem diferente de outros aplicativos que costumam pagar apenas uma vez por semana.

O cadastramento é muito simples e feito pela própria internet, tornando o negócio ainda mais atrativo e proporcionando o aumento de ganhos.

Agora que você conhece os principais aplicativos para motoristas, não deixe de testar e descobrir quais devem fazer parte da sua rotina e estilo de vida. Facilitar o dia a dia é um dos maiores ganhos que podemos ter nesses tempos corridos — sem contar que é uma forma de oferecer mais conforto, segurança e praticidade para o seu passageiro.

Portanto, não perca tempo! Aproveite e baixe o 99POP agora mesmo. Essa é a melhor maneira de se familiarizar com o uso e ainda aumentar ganhos como motorista!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (2)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio
  • marcio

    parabéns pela iniciativa

    Responder

  • Pedro Alex

    Top as dicas muuta aprendizagem e ruma a melhoria e crescimento sempre.

    Responder